• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aroma de Grama

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MarceloJr

Member
Reaction score
0
Boa tarde,
Estou fazendo minha primeira leva (Depois de muito ler sobre)
Depois de fazer todo o processo de fervura, adição de lúpulos e aquele processo todo coloquei no fermentador e adicionei fermento S04. Hoje Pela manhã fui verificar se estava fermentando e pela reação da Airlock conclui que estava ocorrendo tudo certo, porém, notei um cheiro muito forte que lembra grama no refrigerador qual está o fermentador... Isso é normal? ou devo começar me preocupar?

Abraços!
Bom Feriado!

Boa tarde,
Depois de fazer todo o processo de fervura, adição de lúpulos e aquele processo todo coloquei no fermentador e adicionei fermento S04. Hoje Pela manhã fui verificar se estava fermentando e pela reação da Airlock conclui que estava ocorrendo tudo certo, porém, notei um cheiro muito forte que lembra grama no refrigerador qual está o fermentador... Isso é normal? ou devo começar me preocupar?

Abraços!
Bom Feriado!

Oi Marcelo,

Calma... não se preocupe com off-flavors da fermentação, eles ocorrem... utilizando boa quantidade de fermento, fazendo boa sanitização e conduzindo a fermentação da forma correta, estará tudo certo, esses compostos serão reabsorvidos e transformados, ou irão embora.

Com o tempo vc irá adquirir conhecimento dos aromas da fermentação e das particularidades de cada fermento.

Abraço

Obrigado pelo calmante Tiago, já estava começando ficar preocupado. Agora resta esperar... Abraços e Boas brassagens!

Boa tarde,

Abraços!
Bom Feriado!
Cara, basicamente.... não leve em consideração o aroma da cerveja durante a fermentação. É nessa fase que tudo de ruim que possa ser gerado, ESTÁ sendo gerado.... ou seja, é algo que quase não dá pra levar em conta.

Fim da fermentação, Fiz a transferência para o balde maturador esperei uns 2 dias e o aroma continua... fico preocupado?

Fim da fermentação, Fiz a transferência para o balde maturador esperei uns 2 dias e o aroma continua... fico preocupado?

Pra que se preocupar amigo? Espera ela ficar pronta e depois avalie. Se achou ruim, tente identificar os erros, ou poste aqui seu processo para os colegas avaliarem e te passarem umas dicas, e bola pra frente.

Se você teve os cuidados mínimos de sanitização, estragada não vai estar.

Abraço!

Cara.... espera ela ficar pronta, totalmente, com semanas de garrafa já carbonatada... aí tu podes te preocupar, analisar resultados, etc.

Abraço,

Back