• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

    Homebrewing Facebook Group

Apresentação e Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CarlosC

New Member
Joined
Nov 13, 2015
Messages
3
Reaction score
1
Boa tarde Cervejeiros,

Meu nome é Carlos este e o meu primeiro post no forum. Fiz minha primeira brassagem no sabado 28/11. Fiz essa receita para 20L que veio junto com o equipamento:

4Kg de Malte Pilsen,
500g de Malte Caraamber,
800g Malte Carabelge,
800g de malte Viena,
80g de Aveia em flocos,
8g de lúpulo herKules,
14g de lúpulo Tradition HVG,
10g de lúpulo HVG Hersbrucker
11g de Nottingham Lallemand Danstar)

Água
- 15 litros para a Brassagem
- 17 litros para o Complemento

OG 1,072
FG 1.015

É para ser uma Trapista Tripel, mas tenho minhas duvidas. Aguem sabe me dizer que estilo é?

Utilzei fundo falso com recirculação constante, junto com o controle automatico de temperatura.

A brassagem foi complicada no inicio. Tinha as rampas de temperatura, mas como nao consegui controlar direito, abandonei logo a ideia e tentei manter em 68°C por uma hora e meia, ja haviam se passado 15 minutos desde o incio, entao ficaria mais 1H 15min.
Mesmo assim não consegui manter a temperatura e oscilou entre 72°C e 64°C. Desligava no 68° subia ate o 72 e comeca a descer. Somente na meia hora final que aprendi a mexer no equipamento e controlar entre 66 e 68. Isso vai ter algum impacto?

A lavagem de graos foi tranquilo.

A fervura so deu BO no final. Fiquei tao preocupado em abaixar a temperatura rapido (chiller imersao) e ansioso em colocar para fermentar, que acabei esquecendo de fazer o whirpool. Todo o trub foi para o fermentador.

A OG ficou dentro do esperado, fazendo a correção da temperatura.

Hidratei a levedura e foi para a fermentação. Não consegui colocar na geladeira com controle de temperatura já de incio, somente depois de 15 horas. A temperatura ambiente estava em torno de 22° nesse periodo.
Depois coloquei na geladeira, e depois de fazer todo o isolamento do sensor, marcava 23°. Agora está a 18°, ou menos, pois na minha cidade esta em torno de 15° nessa epoca do ano. ( bem vindo ao sul do Brasil...hahaha)

Nos dois primeiros dias o airlock estava bombando e agora parou quase completamente, tipo uma borbulha a cada 5 minutos.
Estou pensando em medir a densidade amanha e outra no sabado.
Ao que tudo indica irá sair cerveja... hehehe

Bom essa ai foi a primeira brassagem. Espero o comentarios, sugestoes e opinioes de voces.

Ein Prosit
 
Cara,

Você vai ter cerveja no final. Talvez não vai ser a que você planejou, mas algumas coisa vai sair.
Acho que você poderia ter pego uma receita mais tranquila, sem rampas.
Pra entender o processo e aprender sobre as partes.

O importante no começo é você anotar tudo para você aprender as características de todos os equipamentos envolvidos no seu processo, por exemplo, essas variações de temperatura do fogão, que alias, segue uma dica, prepara a água na temperatura correta considerando a queda depois de ter colocado os grãos, mede a temperatura e se estiver tudo certo, desliga o fogão tampa e volta depois de 90 minutos ou 75, pra deixar os últimos 15 minutos para fazer o mash out em 78°C.

Aproveite pra ler o How to Brew do Palmer.
 
Na verdade coloquei a temperatura mais alta já, mas caiu uns 10 graus mais ou menos e foi a que o bicho pegou.
Quanto ao livro já estou lendo.
Valeu
 
Back
Top