APA DO ITALIANO - RECEITA LAMAS (problemas)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cerbero

Member
Joined
Jun 22, 2017
Messages
15
Reaction score
1
Location
São Paulo / Mogi Mirim
Caros, bom dia!

Após algumas pesquisas aqui no fórum, não encontrei um tópico sobre esta receita do Lamas, a APA do Italiano.

Esta é a primeira vez que posto em algum fórum para tirar dúvidas.

Gostaria de saber se vocês já fizeram esta receita e se poderiam me ajudar com alguma informação.

Fizemos esta receita na nossa 2ª Brassagem: KIT 20 Litros

Maltes
Pilsen - 4 - kg
Caramalt - 1 kg

Lúpulos
Columbus - 20 Gramas
Cascade - 10 Gramas

Fermento US West Coast - Mangrove Jack - M44

PROCESSO TEMPO UNID. TEMPERATURA
Tempo de Brassagem 60 minutos 68
Tempo de Filtragem 15 minutos 68
Tempo de Fervura 60 minutos 100

1ª Adição de Lúpulo - Columbus 0 minuto 100
2ª Adição de Lúpulo - Cascade 55 minutos 100

OG 1.044
OF 1.011

07 dias fermantação e 10 dias maturação

- Nesta receita, acredito que tivemos algum problema com a levedura, pois o cheiro dela não era como das outras que conhecia, estava mais forte. Cheiro meio azedo, não sei explicar.

O sabor da cerveja ficou meio metalizado/sabão. Deu pra beber, mas ficou com este retrogrosso, estes "off flavors."

Repetimos a receita, agora com mais conhecimento e utilizamos rampa de brassagem, pois queríamos corrigir e continuar o aprendizado. Segue o método:

Brassagem nº 6

Malte Pilsen - 4 Quilos
Caramalt - 1 Quilos

Lúpulo Columbus %a.a. = 15,7 20 Gramas
Cascade - %a.a. = 5,9 10 Gramas

Levedura - US West Coast - Mangrove Jack - M44

RAMPA - 30/40/20 - 10 (pra inativar)

1ª Adição de Lúpulo - Columbus 20g 00:00 (Inicio da fervura)
2ª Adição de Lúpulo - Cascade 10g 00:55 (5 mim pro final)

OG 1.054
OF 1.011

07 dias fermantação e 10 dias maturação
Nesta segunda tentativa os off flavors são os mesmos (metalizado/sabão). Bebível.... mas não chega perto de uma APA tradicional.

Antes de repetir esta receita novamente (já estamos na 10ª Brassagem) gostaria de dicas. Pois, acredito que provavelmente algo está errado no processo e não nos atentamos ou os insumos realmente não são de qualidade.

Importante salientar que já fizemos Belgian Ale, Ipa, Bitter e ficaram bem melhores, bem gostosas.

Utilizamos Chiller contrafluxo de 15 metros para resfriamento e a fermentação e a maturação na mesma bombona, sem trocar.

Os primmings ficaram ótimos.

Agradeço desde já, amigos Cevejeiros!
 
olhe tem muita gente reclamando deste tal m-44 eu sou um que não compro mais use us-05 no lugar desse da mangroove jacks
 
Paulo, blz?

Boa idéia... desde o início fiquei preocupado com esta levedura. Estamos programando para terça (27/06) uma nova brassagem e esta será, com certeza, uma das alterações.

Obrigado a dica.
 
Sobre os insumos... malte e lupulo e o processo, alguem tem alguma dica? Sobre a qualidade dos produtos?

Abracos!

Essa receita foi a primeira que eu fiz,há mais de 2 anos atrás,e tive esse mesmo problema de que você descreveu "um sabor meio de sabão/metalizado".
Olhando retrospectivamente,creio que no meu caso possa ter havido dois principais fatores para isso:
1)Levei muito hot break(aquela lama que fica depois da fervura),que possui ácidos graxos e pode dar esse sabor de sabão.
2)A cerveja oxidou muito,porque trocamos de balde despejando-a.

Sobre a levedura,esse cheiro mais forte é típico das leveduras da mangrove.
Em específico quanto ao M44,eu também deixei de usar e prefiro o us-05,acho que aquela levedura deixa a cerveja sem muita percepção de malte,prefiro o equilíbrio do us-05.

Sobre o malte,o malte pilsen cargill(que é o que eles usam) não é dos melhores,mas não chega a ser ruim.O caramalt é da muntons,esse dispensa comentários.

Sugiro a você usar gelatina e sifonar sua cerveja,caso não faça.Isso pode ajudar a precipitar qualquer coisa do hot break pro fundo do balde e aí você coleta a cerveja límpida.
 
Sobre os insumos... malte e lupulo e o processo, alguem tem alguma dica? Sobre a qualidade dos produtos?

Abracos!

Faça um teste radical..... faco apas a mais de 2 anos e jamais tive problemas deste tipo...

Use 100% malte pale ale ou maris otter...de preferencia va na brewshop comprar e ver o que compras....malte mau acondicionado gera of-flavors como azeitona e ate as vezes sabao...

Levedura compre direto na brewhouse e nao a exponha ao calor...se ao abrir e ela tiver cheiro estranho é pq ela foi maltratada e tera poucas celulas viaveis.

Para 20 litros, use 2 pacotinhos para ate gravidade re-hidrate com agua a 33graus....

Sanitizacao deve ser impecavel...
 
Back
Top