• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

APA de lanço

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

lucasprox

Member
Reaction score
8
Lupulo Victoria, em flor. Uns 3g/l pra 18 litros de uma APA. Primeira vez com esse lupulo, me parece muito aromático. Está já com gelatina. As flores aos poucos afundaram. Vai ficar resíduo mas tiro o líquido com sifão. Me pareceu interessante ter diversas camadas de flores na bombona, ao menos a imagem que tenho para uma extração homogênea dos óleos, mas isso pode ser besteira.

Pode parecer assustador a bagunça que fica, usar algum bag e tal. Mas não, é tranquilo, é só largar de mão a torneira. E como faço BIAB, resíduo não é um problema, rsrsrs. Só pra comentar que fazer BIAB e não fazer lavagem me surpreendeu muito. É outro sabor de malte. Depois de 2 anos fazendo no sistema de 3 panelas escalonadas, filtração, lavagem , adição de água... fazer sem a lavagem foi estranho. Porém, muda o gosto, acreditem. Tem um tópico legal sobre isso da lavagem aqui no fórum.

Voltando ao lúpulo, foram 4 dias em 20 graus e logo 4 dias em 0 graus e gelatina, num total, desde o início da fermentação de 18 dias. Somente Viena e melano. Abs.

Lucas

Attachments

• 13835627_894943040609766_1364055003_o.jpg
    13835627_894943040609766_1364055003_o.jpg
    143.8 KB
Só pra comentar que fazer BIAB e não fazer lavagem me surpreendeu muito. É outro sabor de malte. Depois de 2 anos fazendo no sistema de 3 panelas escalonadas, filtração, lavagem , adição de água... fazer sem a lavagem foi estranho. Porém, muda o gosto, acreditem. Tem um tópico legal sobre isso da lavagem aqui no fórum.
Lucas

Faço também somente com BIAB usando toda a água na panela, algo como 5~6l/kg de malte. No máximo eu completo a água para ajustar a OG. O rendimento é um pouco melhor, mas até agora ninguém reclamou do sabor das cervejas.

Força de expressão. Quis dizer que o sabor do malte fica mais presente, mais claro no paladar no sentido de perceber mesmo as nuances que há entre os tipos de malte e as maltarias que os produzem. Posso estar ficando velho e com melhor paladar, mas nunca tinha me fixado nesse ponto e comecei a testar no biab e sem a lavagem dos grãos. Até os Pilsen meia-boca que temos marcam presença. Nas receitas com Cara, tive que diminuir a porcentagem para voltar a ser palatável para mim. Para os experientes cervejeiros que nunca fizeram, recomendo a experiência até pra ter parâmetro e ver se estou viajando intoxicado por algum fungo de malte. Abs.

Força de expressão. Quis dizer que o sabor do malte fica mais presente, mais claro no paladar no sentido de perceber mesmo as nuances que há entre os tipos de malte e as maltarias que os produzem. Posso estar ficando velho e com melhor paladar, mas nunca tinha me fixado nesse ponto e comecei a testar no biab e sem a lavagem dos grãos. Até os Pilsen meia-boca que temos marcam presença. Nas receitas com Cara, tive que diminuir a porcentagem para voltar a ser palatável para mim. Para os experientes cervejeiros que nunca fizeram, recomendo a experiência até pra ter parâmetro e ver se estou viajando intoxicado por algum fungo de malte. Abs.

Entendi. Na verdade me surpreendi pois é a primeira vez que escuto algo do tipo, e sinceramente aposto mais em uma mudança na sua percepção do que uma mudança no perfil da cerveja apenas por não se fazer a lavagem dos grãos.

Também entendo que lavagem com água em alta temperatura e PH longe do ideal contribuem para uma adstringência, mas não acho que foi esse o caso que você mencionou.

De qualquer maneira gostaria de ouvir também de outras pessoas se eles já perceberam o mesmo.

Boa brassagens!

Entendi. Na verdade me surpreendi pois é a primeira vez que escuto algo do tipo, e sinceramente aposto mais em uma mudança na sua percepção do que uma mudança no perfil da cerveja apenas por não se fazer a lavagem dos grãos.

Também entendo que lavagem com água em alta temperatura e PH longe do ideal contribuem para uma adstringência, mas não acho que foi esse o caso que você mencionou.

De qualquer maneira gostaria de ouvir também de outras pessoas se eles já perceberam o mesmo.

Boa brassagens!

duas boas leituras:

http://byo.com/malt/item/1375-skip-the-sparge - John Palmer
http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/

A técnica do no sparge brew não é algo tão nebuloso e ao que indica, realmente produz uma melhora nos sabores e aromas. Baixa um pouco a eficiência, mas normalmente o malte é a parte mais barata dos insumos, dá para aumentar um pouco para compensar esta menor eficiência.

Pessoalmente ainda não tive esta menor eficiência tão notada, acabo ficando sempre próximo dos 70%.

A do cervejarte é a historia que eu conhecia e me deu forças para não lavar os grãos. Minha eficiência anda na casa dos 65% mas não dou muita bola pra isso na real. Faço levas de 15 litros engarrafados e o custo é bem baixo.

duas boas leituras:

http://byo.com/malt/item/1375-skip-the-sparge - John Palmer
http://cervejarte.org/blog/2011/12/15/brassagem-sem-lavagem-eficiencia-versus-qualidade/

A técnica do no sparge brew não é algo tão nebuloso e ao que indica, realmente produz uma melhora nos sabores e aromas. Baixa um pouco a eficiência, mas normalmente o malte é a parte mais barata dos insumos, dá para aumentar um pouco para compensar esta menor eficiência.

Pessoalmente ainda não tive esta menor eficiência tão notada, acabo ficando sempre próximo dos 70%.

Valeu pelos links!

Com certeza irei ler e testar!

Latest posts

Back