• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

American Wheat com cheiro de esmalte!

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

chefpellegrino

Active Member
Reaction score
1
Boa tarde!
Fermentei minha American Wheat com US05 por 7 dias a 19 graus.
Baixei para 10 graus por 3 dias. Quando abri o fermentador para transferir p maturador e fazer o DH, o primeiro cheiro que senti foi de esmalte e resina epóxi!
Isso é normal?
Obrigado
Abc

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Veja se o que livro do Palmer diz pode se aplicar ao seu processo.
"Solvente:
Este grupo de sabores é muito semelhante aos sabores de álcool e éster, mas são mais severos para a língua. Esses sabores geralmente resultam de uma combinação de altas temperaturas de fermentação e oxidação. Eles também podem ser extraidos a partir de equipamentos de fabricação de plástico barato ou se o tubo de PVC é usado como um material de colector de lautagem. Os solventes em alguns plásticos como PVC podem ser extraidos por altas temperaturas."
Abraço!

Boa!
Como não tenho problema com temperatura, são os baldes.
Valeu!
Abc

Descobri o problema!
Jogo água quente nos baldes, tanto fermentador como maturador, antes de usar. Só vou lavar e sanitizar.

Descobri o problema!
Jogo água quente nos baldes, tanto fermentador como maturador, antes de usar. Só vou lavar e sanitizar.

Um pouco de vanish branco para lavar e tirar resíduos, enxagua bem e sanitiza. Não terá problemas com off-flavour :)

Puts cara, sério? Bom saber...

O problema do off-flavor de solvente é o balde? Tem certeza que não ocorreu algum erro de temperatura de fermentação, underpitching ou qualquer outro grande stress para o fermento?

Sem problemas com temperatura.
Por precaução vou trocar a mangueira de circulação que não é de silicone.

Sem problemas com temperatura.
Por precaução vou trocar a mangueira de circulação que não é de silicone

Recomendo fortemente usar apenas plástico alimentício pra fabricar a cerveja. Isso vai além dos off-flavors, preocupa a saúde.

Dito isso, esse off-flavor quase sempre vem de fermentação. Não descarte tão rapidamente essa fonte, apenas por conseguir manter a temperatura. Qualidade/quantidade de fermento também são um fator importante. Quanto fermento vc usou?

Contaminação por levedura selvagem também é uma hipotese. Não é incomum uma infecção dessas causar esse off-flavor em grande quantidade. Observe por sinais secundários de uma possível contaminação, como formação de película sobre a cerveja e aumento progressivo da turbidez.

Abraço

Usei um sachê de levedura líquida levtech American ale
P 20litros

Então foi 1 sachê de US-05 hidratado em 1L mosto fervido

Afinal, o fermento foi o US-05 ou o LevTech American Ale ?

Sobre hidratar em Mosto, está incorreto colega. Deve seu em água, a 30~35ºC

Latest posts

Back