Ajuda para melhorar a qualidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

FredericoBittencourt

Well-Known Member
Joined
Apr 10, 2017
Messages
68
Reaction score
19
Fala Monges da Cerveja, blz?

Estou precisando melhorar o residual de leveduras nas garrafas. Sei que o fermentador cônico seria uma solução, mas nenhum caberia na geladeira que tenho hoje.
Utilizo dois baldes fermentadores, sendo um para fermentação e outro uso para maturação.
Uso gelatina, maturação a 0ºC e primming com açúcar invertido.
Como remover o o residual no fundo sem trocar o equipamento???
 
Acredito que com priming não tem jeito, uma vez que ocorre uma fermentação na garrafa.
Talvez com carbonatação forçada, mas, como não utilizo esse método, não seria a pessoa certa para confirmar.
Aguardar alguém se manifestar.
 
Acredito que com priming não tem jeito, uma vez que ocorre uma fermentação na garrafa.
Talvez com carbonatação forçada, mas, como não utilizo esse método, não seria a pessoa certa para confirmar.
Aguardar alguém se manifestar.

Obrigado.
 
Fermentador cônico não resolve isso.
Pode optar por filtragem, mas acho inviável para o home.
Ou envasar em garrafas menores -tipo 330 ml - e servir tudo de uma vez, sem agitar o fundo.
Fica bem límpida.
 
Como disse o @MLiborio, se você usa primming, tu terás no final levedura no fundo da garrafa. Mesmo uma cerveja cristalina (com dias de clarificação) ainda tem levedura em suspensão (mesmo que não se veja nenhuma turbidez). Ao adicionar açúcar para o primming pode ocorrer duplicação delas para conseguir dar conta do recado e isto vai se transformar em sedimento.
Para resolver isto somente com filtração e carbonatação forçada (e envase por contra-pressão).
Para diminuir, teste fermentar e maturar no mesmo balde, apostar em uma clarificação de 3 a 4 dias abaixo de 0ºC. Para o primming/envase trasfegue por sifonamento, coletando "alto" e desprezando ~2cm acima do bolo de fermento do fundo.
Recentemente fiz uma APA com Sorachi Ace que ficou de sexta a segunda na geladeira a -1.6ºC. Ficou muito limpa e cristalina quente (tem um pequeno chill haze). Demorou 2 semanas para carbonatar de forma aceitável com primming. Mas ainda tem uma fina camada de fermento no fundo da garrafa.

Meu conselho: melhorem um pouco o processo, mas não esquente muito com isto. Afinal é cerveja caseira/artesanal.
 
Fermentador cônico não resolve isso.
Pode optar por filtragem, mas acho inviável para o home.
Ou envasar em garrafas menores -tipo 330 ml - e servir tudo de uma vez, sem agitar o fundo.
Fica bem límpida.

nas long neck realmente não vão para o copo. o problema é sempre nas de 600ml.
 
nas long neck realmente não vão para o copo. o problema é sempre nas de 600ml.
E a dica de serviço: sempre gele a garrafa de pé e pelo menos por 24h. Na hora de servir, agite o mínimo possível e sirva toda a garrafa.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Fala Monges da Cerveja, blz?

Estou precisando melhorar o residual de leveduras nas garrafas. Sei que o fermentador cônico seria uma solução, mas nenhum caberia na geladeira que tenho hoje.
Utilizo dois baldes fermentadores, sendo um para fermentação e outro uso para maturação.
Uso gelatina, maturação a 0ºC e primming com açúcar invertido.
Como remover o o residual no fundo sem trocar o equipamento???

Para quase eliminar a lama, só com gelatina, maturações a frio mais longas e principalmente carbonatação forçada.

Do contrário, terá que ter cuidado ao servir...
 
@fredericoBittencourt esta é a APA que falei.

A long neck estava a temperatura ambiente. O copo, gelado.
e7ca4aa3c85be4143a68ce43832c8cd8.jpg
86ff218fa8d6f4ef5333988a7a970dea.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
@fredericoBittencourt esta é a APA que falei.

A long neck estava a temperatura ambiente. O copo, gelado.
a3333b6973788ef3ee7fd0cc1c06e0e1.jpg
bd2e673566e57df9554ca4995594aab8.jpg


Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Back
Top