• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda na minha primeira brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Reaction score
28
Ola pessoal,

Peço encarecidamente uma ajuda na minha primeira brassagem, ainda estou com algumas duvidas e gostaria muito de que pudessem responde-las pra mim, fazendo um mega super favor.

Vou passar a receita que veio e depois escrevo minhas duvidas

receita 20 litros tipo weiss

3 kg malte pilsen
2,5 kg malte de trigo

Fui orientado na minha primeira brassagem a usar menos trigo por nao ter experiencia e para nao deixar entupir

LUPULO : MITTELFRUH EM PELLET

FERMENTO : WB-06

1) Estou pensando em usar 13 litros de agua para brassagem e 20 litros para lavagem do mosto. ESTA CORRETO ASSIM?

2) em meu kit tem a bazooka e a grain bag, ainda nao tenho fundo falso, É MELHOR FAZER A BRASSAGEM EM UMA PANELA E DEPOIS TRANFERIR PARA A PANELA COM A BAZOOCA E A BAG OU PODE FAZER DIRETO NA PANELA COM A BAZOOKA E A BAG? O QUE É MAIS FACIL E MAIS GARANTIDO?

3) Quais rampa de temperatura eu devo usar para essa receita?

4) quantas gramas desse lupulo na fervura?

5) vou fazer o priming com açucar invertido uma a uma na garrafa de 600ml pra ter certeza rsrsrsrs; quanto de açucar devo colocar em cada garrafa?

meu fermentador é de 25 litros tipo conico, optei por esse pela praticidade e para correr menos risco na transfega para o maturador.
Estou pensando em fermentar a 21 graus por 7 dias (gosto do aroma de banana) e maturar por 10 dias

obrigado a todos e desculpem por tantas perguntas

Acho que a primeira resposta é uma pergunta, como você montou essa receita? Usou algum software? De onde tirou que essa quantidade de água está de acordo com a quantidade de malte?

Bom, agora vou tentar responder heheh

1) Sim, considerando que você tenha 70% de eficiência e perca 3L de água por evapuração durante a fervura a água está ok. Se a eficiência for menor ou evaporar menos água você pode usar menos água pra lavagem, senão vai ficar muito "fraca" a cerveja (em álcool). Por exemplo com 60% daria uns 4.2% de álcool... Como você vai saber a eficiência e taxa de evaporação? Fazendo uma vez, medindo o volume de água e densidade, em todas etapas, anotando tudo, e calculando depois, com bastante pesquisa e cálculo OU com um software ou ferramenta online. Depois na próxima vez você sabe os dados e calcula a receita com mais precisão!

2) Brassagem direto na que tem bazooka, com certeza! Vai facilitar a lavagem. Eu usaria a bag pra facilitar tirar todo malte depois. Uma dica é não moer o pilsen muito fino e adicionar ele antes e o de trigo por cima, pra não entupir nada... Você já planejou como vai fazer a lavagem? É bom pensar bem como vai aquecer a água, pra onde vai transferir o mosto, se vai fazer batch sparge ou fly sparge (se não me engano com bazooka é mais recomendado batch mesmo). Eu já esqueci disso e na hora me atrapalhei todo!

3) Você está começando, não tem porque fazer rampas. Usa uma ferramenta pra calcular a temperatura da água, de acordo com a temperatura e volume de malte. Aquece até essa temperatura, adiciona o malte, mexe bem, fecha a panela e esquece. Se quiser cobre com uma toalha ou cobertor. Até o termômetro pode enganar, pois demora pra estabilizar a temperatura, e você pode ficar tentado a querer corrigir o que na verdade nem está errado. Eu fiz bastante disso nas primeiras, agora deixo lá e sempre dá certo. Na dúvida deixa 90 minutos. Segue link pra ferramenta de cálculo:
http://www.brewersfriend.com/mash/

4) O lúpulo também a ferramenta vai calcular. Eu adicionei sua receita o BrewersFriend. Você pode salvar até cinco receitas gratuitamente (e não pode apagar nenhuma). Se gostar depois pode pagar pra ter mais receitas, dez dólares por ano... Ou usar um software, tem o brewmate que é gratuito, ou o beersmith que é referência e também não é caro.
Fazendo a receita fechou o IBU do estilo adicionando 30g aos 60min de fervura. A densidade da fervura e outros fatores podem afetar isso, então é legar usar um software mesmo. No caso da weizen acho que uma adição aos 60 só pro amargor está ok, mas não posso te afirmar isso com segurança.
http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/204508/receita-do-sergiobrid

5) Quer uma dica? Pra não errar não faz garrafa por garrafa... Tira do fermentador pra outro balde, mede o volume (pode ser por peso ou calculando pela altura do líquido) e calcula a quantidade de gramas por litro (pode usar uns 7g/L pra weiss). Aí ferve esse açúcar com água e despeja nesse balde, mexe bem com uma pá sanitizada, sem fazer redemoinho ou espuma pra não oxidar. Aí não vai ter erro. Se você quiser fazer por garrafa não vai saber exatamente o volume de líquido que vai conter a quantidade de açúcar que você quer, pois na hora de ferver o açúcar com água vai perder volume, aí vai mudar a concentração, vai ser uma bagunça...

Sobre a temperatura pro WB-06 também não sei te dizer. O pessoal não fala muito bem desse fermento. Estou com uma weizen com o Lallemand Munich no fermentador e está prometendo! Tem boas referências sobre esse fermento aqui no fórum. Se ainda der tempo de trocar, recomendo ;) Ah, e pra esse volume são dois envelopes hein!!

Espero ter ajudado mais que atrapalhado, qualquer coisa vai perguntando aí!

Abraço!

valtert,

Nossa, muito obrigado pelas dicas, valeu mesmo foi de muita ajuda, gostei da dica de colocar o malte pilsen embaxo e o trigo por cima, eu ia misturar tudo e colocar na panela rsrsrsrsrsrs gostei do programa que faz as receitas tbm, valeu mesmo

Mas ainda esto na duvida da qualtidade de agua que devo usar pra fazer a brassagem e a quantidade de agua para lavagem , o que acha que devo fazer?

Vou ver se troco de fermento amanha mesmo, vou usar esse que me indicou.

Tem mais alguma coisa que eu poderia fazer para minha cerveja ficar tipo uma paulaner? HAUAHUAHAUHAU será que da pra ficar pelo menos com um leve gostinho que lembre algo da paulaner ou da erdinger? rsrsrsrsrssrsr

Um grande abraço obrigado mesmo pela paciencia em responder e me ajudar

da mais uma força ai na questao da agua, será minha primeira brassagem e quero fazer tudo certinho

@sergiobrid estou ainda na 10a brassagem e é minha segunda de trigo, então não vou conseguir te ajudar a fazer uma Paulaner, mas vai com fé que sai coisa boa!

A água você está usando uns 2.5L/Kg pra mosturação, está bem na média, depois o restante pra lavar, beleza! Como falei, a quantidade pra lavar vai depender da eficiência e taxa de evaporação na fervura, não tem como acertar isso de primeira, você vai ter que ir conhecendo melhor seu equipamento e ir melhorando os cálculos. Nada substitui a experiência! E é bem divertido adquiri-la =)

A melhor dica que posso te dar quanto a água é você anotar tudo, volume antes e depois da fervura, e densidade. Com isso você vai pegar os parâmetros do equipamento pra acertar melhor o álcool na próxima.

Sou mega iniciante no processo e ainda estou me aventurando nas ales e estudando melhor os processos de fabricação e principalmente tentando entender o processo de fermentação e seus resultados bons e ruins.

Também não quero ser chato, mas...

1 - Eu colocaria um pouco de casca de arroz para dar uma reforçada na cama de grãos, para questões de entupimento. É o único conselho válido que *eu acredito* que vá ajudar um pouco.

2 - Com tantas dúvidas básicas, eu não faria uma cerveja de trigo na primeira brassagem, sem conhecer o equipamento e tal. Na primeira brassagem, eu iria em algo simples e certo, como uma American Pale Ale clássica ou uma Amber Ale com grãos caramelizados.

E faria apenas 10 litros, pra começar. Não há porque fazer um lote de 20 litros de cara, e se você errar, não perde tanto insumo.

3 - Não coloque seu foco em conseguir um clone paulaner/erdinger/ ou etc, mas foque em aprender e conhecer o processo de fabricação de cerveja.

4 - Ignore tudo o que eu disse e faça sua cerveja de trigo assim mesmo, e pesquise os outros tópicos. Seguindo as guias básicas de sanitização, controle de temperatura e fermentação, tenho certeza que vai sair coisa boa daí.

Tens controle de temperatura, certo?

Abraços,

Back