• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda - Clone Braumeister - 1ª Brassagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mreduardo

Member
Reaction score
1
Pessoal,

Ontem fiz minha primeira brassagem, e não saiu exatamente como planejado :confused::mad:

Bem, em primeiro lugar eu optei por um clone Braumeister para 20L, porque não tenho espaço e fogão... enfim, pensei que "facilitaria" um pouco minha vida. São 2 panelas de alumínio, bomba, resistência e controlador Ardbir.

Eu tentei fazer uma receita da Cervejaria Monstro - Monstro do Lago Weiss - e segui os insumos e rampas deles:

2,4 Kg Trigo
2,2 Kg Pale Ale
0,3 Kg Munique II
30 g de Hallertauer Hersbruck (12,2 IBU) @ 60 min fervura
Fermento Mangroove M20

Rampas:

15 min @ 40ºC
15 min @ 45ºC
15 min @ 50ºC
45 min @ 67ºC
10 min @ 76ºC mash out

Comecei a brassagem com 25L de água. Como a panela não tem medição de nível, eu fiquei às cegas nesse ponto. Eu tinha previsto perder aprox. 4L de água nos grãos e + 4L de água na fervura. E terminaria com uma leva em torno de 17 Litros. Minha preocupação não era tanto com a eficiência, mas que o resultado ficasse dentro dos parametros (OG 1050 e FG 1010).

No Mash Out a OG estava em 1045, e achei que na fervura fosse subir aprox. 7 pontos. Não fiz sparge, lavagem, etc. A bomba ficou ligada direto até o Mash Out. Segui para a fervura de 60 minutos @ 100ºC. Fiz o resfriamento até uns 30ºC e medi a OG e para a minha surpresa... prox de 1063!! Outro problema é que a quantidade de lúpulo e fermento foram pensando em 20L, só que teminei com 12L de mosto.

Enfim, foram 1,5 pacote de M20 para 12 litros.

Coloquei tudo no freezer e está fermentando agora à 20ºC.

O que devo esperar dessa leva? Muito gosto de alcool? Foi muito lúpulo?

Enfim, se alguém puder me dar dicas, serão bem vindas! O que mais me deixou encucado foi que tudo correu muito bem até a pré-fervura... depois desandou tudo :(

Para a minha próxima leva, certamente vou começar com um volume maior de água (entre 30L e 35L).

Abraços pessoal!

Pessoal,

Ontem fiz minha primeira brassagem, e não saiu exatamente como planejado :confused::mad:

Bem, em primeiro lugar eu optei por um clone Braumeister para 20L, porque não tenho espaço e fogão... enfim, pensei que "facilitaria" um pouco minha vida. São 2 panelas de alumínio, bomba, resistência e controlador Ardbir.

Eu tentei fazer uma receita da Cervejaria Monstro - Monstro do Lago Weiss - e segui os insumos e rampas deles:

2,4 Kg Trigo

2,2 Kg Pale Ale

0,3 Kg Munique II

30 g de Hallertauer Hersbruck (12,2 IBU) @ 60 min fervura

Fermento Mangroove M20

Rampas:

15 min @ 40ºC

15 min @ 45ºC

15 min @ 50ºC

45 min @ 67ºC

10 min @ 76ºC mash out

Comecei a brassagem com 25L de água. Como a panela não tem medição de nível, eu fiquei às cegas nesse ponto. Eu tinha previsto perder aprox. 4L de água nos grãos e + 4L de água na fervura. E terminaria com uma leva em torno de 17 Litros. Minha preocupação não era tanto com a eficiência, mas que o resultado ficasse dentro dos parametros (OG 1050 e FG 1010).

No Mash Out a OG estava em 1045, e achei que na fervura fosse subir aprox. 7 pontos. Não fiz sparge, lavagem, etc. A bomba ficou ligada direto até o Mash Out. Segui para a fervura de 60 minutos @ 100ºC. Fiz o resfriamento até uns 30ºC e medi a OG e para a minha surpresa... prox de 1063!! Outro problema é que a quantidade de lúpulo e fermento foram pensando em 20L, só que teminei com 12L de mosto.

Enfim, foram 1,5 pacote de M20 para 12 litros.

Coloquei tudo no freezer e está fermentando agora à 20ºC.

O que devo esperar dessa leva? Muito gosto de alcool? Foi muito lúpulo?

Enfim, se alguém puder me dar dicas, serão bem vindas! O que mais me deixou encucado foi que tudo correu muito bem até a pré-fervura... depois desandou tudo :(

Para a minha próxima leva, certamente vou começar com um volume maior de água (entre 30L e 35L).

Abraços pessoal!

Brother, é com o tempo que vc vai conhecer sua panela. Tenho um clone da mecbier e até hj aprendo a cada brassagem. Importante, faça uma régua para medir seu volume. Ou pode marcar o volume direto na panela. Isso é importante pra saber a água inicial de mosturação. Essa água varia de panela pra panela. Na minha panela, o mínimo de água é 25L, pois menos que isso descobre a resistência e pode queimar. Procuro sempre usar esse mínimo de água pra sobrar alguma coisa pra lavagem, senão a eficiência fica abaixo dos 60%.
Quanto à evaporação, uma ideia aproximada é vc encher a panela, marcar o nível e ferver por 30 min. Depois meça novamente o nível pra saber a taxa de evaporação por hora. Com essa informação vc programa a quantidade de água no seu BeerSmith.
Procure acertar isso antes da próxima brassagem.
Mande fotos do seu equipamento pra sabermos como ele é. Abraço

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Valeu pelas dicas Felipe!!

Segue as fotos do equipamento!!

Attachments

• IMG_6786.jpg
    IMG_6786.jpg
    105.4 KB
  • IMG_6787.jpg
    IMG_6787.jpg
    192.2 KB
  • IMG_6788.jpg
    IMG_6788.jpg
    154.8 KB
Valeu pelas dicas Felipe!!

Segue as fotos do equipamento!!

Tesao de panela cara. Outra coisa que esqueci de mencionar, o ardbir tem como vc ajustar o pwm na saída. Ou seja, se vc estiver com uma resistência maior que deveria (meu caso), vc pode diminuir esse valor na fervura. Seguem as fotos da minha gambiarra:

0edc39f2577ef62c481cd9632485fcb9.jpg

8734e28ef68cfe193095ff1f736260d7.jpg

6b6c2fa543ce0ca04bb5492662c47fd1.jpg

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Latest posts

Back