• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Ajuda - Adição única de lúpulo com 30 minutos de fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

pedrojoioso

Active Member
Reaction score
1
Boa noite, estou pensando em fazer uma cerveja do estilo Kölsch utilizando o metódo single hop, para conhecer um pouco dos diferentes tipos de lúpulo.

Conforme verificado no BJCP, é uma cerveja que não tem que ter aroma ou amargor de lúpulo. Ela tem que ser uma cerveja equilibrada.

Como é uma cerveja alemã eu pensei em utilizar o lúpulo hallertau magnun fazendo uma única adição de 30 minutos de fervura.

Minha2 duas dúvidas são:
1-) É um lúpulo que vai ficar bom ? é adequado para single hop ?
2-) Pensei em fazer uma única adição de 30 minutos para ter pouco amargor e pouco aroma, porém dessa forma vai funcionar ? ou é melhor adicionar uma quantia no inicio da fervura , um pouco no meio e um pouco no final ? ou vai de fazer teste ?

Obs: A adição está sendo feito com o calculo de BU:GU dentro do esperado para o estilo , se não me engano dentro dos 0,53.

Obrigado pela ajuda

Pergunta... pra ajudar a construir teu próprio raciocínio: pq pensou em fazer isso, e não simplesmente adicionar menos lúpulo no começo?

Esquece aroma em qualquer adição acima de 5 minutos. Nesse final de semana, no IV Congresso Técnico de Cervejeiros Caseiros de SC, o Stan Hieronymus foi mais radical ainda, falou que se quer aroma, é final.... 1.. zero, whirlpool.

Abraço,

Bom dia Guenther, tudo bom ? desde já muito obrigado pela resposta e atenção, então pensei dessa forma justamente para não possuir aroma e o amargor de lúpulo, que é o que o estilo pede.

Foi uma curiosidade, e uma dúvida. Não vai mudar nada (complexidade) eu adicionar só no começo ou só no meio a não ser a economia de lúpulo ?

E pra esse estilo (Kölsch ) vc faria de que forma as adições de lúpulo ? (adição única, 3 adições ... ?)

e vc como um ótimo entender, experiência que tem vc acha que com o lúpulo hallertau magnun ficaria legal nessa cerveja ? ou qual vc indicaria ?

Lembrando que será uma single hop (Para comecar a conhecer um pouco mais dos lúpulos)

Se for só pra amargor joga tudo nos 60' e economiza lúpulo.

Aos 30' vc só vai ter amargor também, mas vai precisar de maior quantidade pra atingir o mesmo IBU em relação à uma adição de 60'.

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Sempre tive uma dúvida parecida com a do Pedro e por isso nunca entendi bem a diferença entre adição de lúpulo pra sabor e pra aroma. Então, se adiciono o lúpulo a 20 minutos, ou 15, como o Guenther falou, não vai ter aroma . Mas essa adições não seriam o que a literatura chama de adição de sabor? @Guenther, se sim, o que ou qual parte do lúpulo é responsável por esse sabor se os oleos evaporam? E a experiência sensorial desse sabor é parecida com a do aroma (floral, terroso, etc)?

Este gráfico pode ajudar a entender melhor, apesar de ele não ser algo científico.

O aroma tende a evaporar quanto mais ferver, mas algo ainda fica até certo ponto.

O importante é lembrar que sabor tem muito de aroma na sua percepção.

Attachments

• hops47.jpg
    hops47.jpg
    26 KB
Lembrando que será uma single hop (Para comecar a conhecer um pouco mais dos lúpulos)

Pedro, só um comentário, se você vai fazer single hop para conhecer melhor os lúpulos, não seria o caso de fazer outro tipo de cerveja, uma APA ou IPA, por exemplo.

Se a característica deste tipo de cerveja é não ter praticamente nenhum amargor e nem aroma de lúpulo, não vai dar para conhecer muita coisa, eu acho.

Pedro, só um comentário, se você vai fazer single hop para conhecer melhor os lúpulos, não seria o caso de fazer outro tipo de cerveja, uma APA ou IPA, por exemplo.

Se a característica deste tipo de cerveja é não ter praticamente nenhum amargor e nem aroma de lúpulo, não vai dar para conhecer muita coisa, eu acho.

Muito bem observado Antonio Martins, é que a APA eu já vou fazer . receita já está tudo pronto e tudo certo é que pensei em fazer duas cerveja de uma vez para aproveitar a temperatura da fermentação e maturação juntas, pois tenho apenas uma geladeira e como eu queria duas cerveja com "estilos" diferentes eu pensei nessas duas e nem pensei no que vc observou. Não vou fazer mais, vou pensar em alguma outra legal para voltar a começar a fazer. e novamente muito obrigado pela observação e pela resposta.

Alguma dica ? para utilizar a mesma faixa de fermentação e maturação de uma cerveja que fica legal sendo single hop ?

Sempre tive uma dúvida parecida com a do Pedro e por isso nunca entendi bem a diferença entre adição de lúpulo pra sabor e pra aroma. Então, se adiciono o lúpulo a 20 minutos, ou 15, como o Guenther falou, não vai ter aroma . Mas essa adições não seriam o que a literatura chama de adição de sabor? @Guenther, se sim, o que ou qual parte do lúpulo é responsável por esse sabor se os oleos evaporam? E a experiência sensorial desse sabor é parecida com a do aroma (floral, terroso, etc)?

Cara, não tem uma resposta perfeita, nem um resultado totalmente previsível, mas de 15 minutos pra baixo, no geral, dá gosto...... e aroma dá mais bem pro final.

Back