• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Airlock

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jrrocha

Well-Known Member
Reaction score
6
Olá,

Fiz minha primeira brassagem no sábado, onde o mosto já se encontra no fermentador sob temperatura controlada. Coloquei álcool no airlock para controlar o processo de fermentação, com o passar dos dias, tenho notado que o álcool contido no airlock está diminuindo. Quero saber se este comportamento é normal, porque ele acontece e se posso ou devo adicionar mais álcool dentro do airlock para que o álcool não acabe.

O álcool no airlock está borbulhando de forma constante até o momento, então acredito que o processo está normal.

Desde já agradeço pela ajuda.

Isto é normal, o nível baixa por causa da evaporação, que ocorre mais intensamente quanto maior a atividade do airlock, pode ir completando para impedir que fique seco. Você está usando álcool 92°? Caso sim, misture um pouco de água para ficar aproximadamente 70°, isto vai reduzir um pouco a evaporação.

Aproveitando o tópico, alguém usa solução de iodofor no airlock?
Até onde sei é mais eficiente que o álcool como sanitizante, mas imagino que o iodo vai volatizar bem rápido.

Abraço

Isto é normal, o nível baixa por causa da evaporação, que ocorre mais intensamente quanto maior a atividade do airlock, pode ir completando para impedir que fique seco. Você está usando álcool 92°? Caso sim, misture um pouco de água para ficar aproximadamente 70°, isto vai reduzir um pouco a evaporação.

Aproveitando o tópico, alguém usa solução de iodofor no airlock?
Até onde sei é mais eficiente que o álcool como sanitizante, mas imagino que o iodo vai volatizar bem rápido.

Abraço

Eu uso solução de iodofor no airlock. Sim, ela vai volatizando com o tempo - inclusive dá pra notar que a cor passa de cobre a transparente e uns 2 ou 3 dias, mas não me preocupo muito com isso...

Quando usava airlock, ia de iodofor também.... hoje só uso tubo blowoff, imerso em iodofor.

Eu uso Iodofor + Álcool 70, mas só porque é o que uso de sanitizante também, então sempre tenho pronto. O importante é algo que mate bactérias caso alguma caia ali, e isso tanto álcool 70 quanto iodo (ou os dois) vão fazer.

Todos os dias eu dou uma olhada e completo caso o líquido tenha evaporado.

Abraço,

Back