Guenther
Administrador
- Reaction score
- 3,382
1 gota na fervura e pronto. 1 gota é absurdamente a mais que o necessário, mas não causa malefício, nem perda de espuma, nem anda. Já testei 1001 vezes.@paulopinho, obrigado pela dica, tá anotado aqui. De qualquer forma gostaria de adquirir experiência nas técnicas disponíveis para padronizar a minha, sendo assim tenho um interesse didático também.
Andei dando mais uma pesquisada e penso que a questão do azeite não ser tão puro, como disse, pode ser até positiva no que se refere ao homebrewing pois a quantidade necessária de óleo para um lote de cerveja de 20 litros, por exemplo, seria um milésimo de uma gota e isso é impossível medir em casa. Presumo que um azeite menos puro irá conter menos ácidos graxos insaturados. Vi dicas para mergulhar uma agulha ou então embeber uma linha e misturar no starter. Considerando o starter meu questionamento anterior já fica respondido, ou seja, é só jogar o azeite no starter 5 horas antes da inoculação porém não responde se eu estiver usando um fermento ao qual eu não esteja fazendo starter.
Quanto à eficácia acabei de ler um artigo recente no site do Beersmith falando bem (http://beersmith.com/blog/2015/09/14/olive-oil-instead-of-aeration-for-beer-brewing/), o único ponto negativo que encontrei em todo lugar que li foi a questão da maior produção de esteres dando uma característica mais frutada no que é indesejável para as lagers. Parece que se aumentamos a qtde de azeite os esteres diminuem porém perdemos retenção de espuma, por isso a dosagem teria que ser correta. Outro fator positivo que li sobre o uso do azeite é sobre a armazenagem a quente das cervejas, a tendência à oxidação com o tempo é menor assim você pode manter fora da geladeira por mais tempo.
Bom, ainda mantenho a dúvida sobre como proceder no uso do azeite num fermento ao qual não estou fazendo starter.
Abs,
Cleber
Não se preocupe demais.... simplesmente teste e analise você mesmo o resultado, tire suas próprias conclusões, etc. Isso é importante também.
Abraço,