• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aerar ou não o mosto

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Status
Not open for further replies.
Não, fermento seco praticamente não precisa de aeração na maioria dos casos. ,

Existe alguma situação especifica aonde a aeração se faz necessária?

Agradeço aos dois a explicação...:mug:

Existe alguma situação especifica aonde a aeração se faz necessária?

Agradeço aos dois a explicação...:mug:

OG altas, como o Guenther disse em outro post, talvez de 1075 para cima.

Para fermento líquido sempre.

Quando utilizar bomba de aquário + pedra difusora, é necessário utilizar algum filtro para o ar?

informações massa, mas uma dúvida q fiquei foi sobre viabilidade celular, pois o fermento vai perdendo viabilidade com o tempo de armazenamento, sem oxigênio, será q só a multiplicação do fermento viável, pode n ser suficiente?
@Guenthere, vc acha q sem oxigenar, poderíamos ter problemas de multiplicação insuficiente do fermento, devido a viabilidade?

informações massa, mas uma dúvida q fiquei foi sobre viabilidade celular, pois o fermento vai perdendo viabilidade com o tempo de armazenamento, sem oxigênio, será q só a multiplicação do fermento viável, pode n ser suficiente?
@Guenthere, vc acha q sem oxigenar, poderíamos ter problemas de multiplicação insuficiente do fermento, devido a viabilidade?
Não entendi a pergunta.

Viabilidade qualquer fermento perde com tempo de armazenagem.

No entanto, no caso de fermento seco, as células que estejam vivas terão normalmente a mesma dinâmica.

A questão que talvez tu estejas falando é, pelo fato de ter menos células viáveis.... precisar oxigenar pra compensar isso...... só que esta pergunta já entra na questão de Taxa de Inoculação, ou seja..... esse problema você resolve não compensando com mais oxigênio, e sim dosando mais fermento.... sabendo previamente que está utilizando um fermento mais velho, e com menos viabilidade.

Abraço,

sobre a aeração do mosto com bombinha de ar, tentei fazer pela primeira vez na minha última receita. Mas fez TANTA espuma que desisti.... vazou por tudo quando foi lado e perdi uma boa quantidade de mosto... Qual é a manha??

Nenhuma, é isso mesmo.

A não ser que use anti-espumante como foam-cap.... mas eu particularmente não uso nesse momento... eu quero mais é que gere espuma mesmo.

Abraço,

Nenhuma, é isso mesmo.

A não ser que use anti-espumante como foam-cap.... mas eu particularmente não uso nesse momento... eu quero mais é que gere espuma mesmo.

Abraço,

Mas Guenther, chegou num ponto que ela começou a transbordar balde afora... em grande quantidade :))) O desperdício de mosto é grande... hehe
Não dá pra fazer nada mesmo?

Tirando a pedra porosa de dentro do balde, a espuma demora MUITO tempo pra baixar... Ficar neste "tira-e-bota" eternamente é inviável...

Tentei usar a tampa do balde pra segurar a espuma, mas, como estou injetando ar, claro que a pressão fez a tampa abrir... e volta a vazar espuma.

Me ocorreu agora de colocar um voil sanitizado cobrindo o balde, pra deixar o ar sair e tentar reter a espuma... será que rola?

Se tiver alguma mandinga anti-espumeira compartilha com a gente kkk. Abração.

rabello,

Evite ficar colocando e tirando a pedra de dentro do mosto que vc só aumenta a chance de contaminação, no máximo liga/desliga a bombinha.

O voil não iria impedir a entrada de ar que por sua vez tb iria contaminar sua leva. Uma coisa que eu nunca tentei mas vc poderia tentar seria colocar o voil ou tela anti-mosquito (previamente fervidos ou sanitizados) dentro do balde antes da tampa pra tentar "estourar" as bolhas antes delas chegarem na tampa. Talvez mesmo uma tela de metal cortada para encaixar uns 2 cm antes da tampa.

Eu, partircularmente sempre deixei a espuma vazar, so colocava o balde dentro de um recipiente maior como uma caixa de isopor, só pra nao fazer sujeira.

Por que não pega um borrifador e borrifa água fervida na espuma então?

Sei lá... comigo também dá excesso de espuma, mas nada que me preocupe e nem que desperdice mosto como tu diz. Não está enchendo demais o fermentador?

Abraço,

Por que não pega um borrifador e borrifa água fervida na espuma então?

Sei lá... comigo também dá excesso de espuma, mas nada que me preocupe e nem que desperdice mosto como tu diz. Não está enchendo demais o fermentador?

Abraço,

Eu deixo o headspace padrão... não é por falta de espaço não.
mas vou tentar o borrifador hehe..

Valeu bro...

Aeração com ar/bombinha de aquário leva vários minutos... 15..20...30... e isso faz gerar bastante espuma.

Pergunta: e se aerar com O2 puro mesmo, que aí precisa só de 1 minutinho. Não diminui drasticamente a produção da espuma?

Aeração com ar/bombinha de aquário leva vários minutos... 15..20...30... e isso faz gerar bastante espuma.

Pergunta: e se aerar com O2 puro mesmo, que aí precisa só de 1 minutinho. Não diminui drasticamente a produção da espuma?

com certeza... mas a questão é ter o cilindro de O2 :)

Boa noite pessoal. Falando em oxigenar o mostro, alguem tem experiência com aerador em linha? Vi na Lamas brewshop e me pareceu bem prático.

Abraço

uploadfromtaptalk1440472166084.jpg

Aeração em linha é uma das melhores formas de se aerar mosto que existem. Não é a toa que é o método de escolha de grande parte das cervejarias. É também uma das formas que mais exige cuidado com sanitização, simplesmente por ter ainda mais partes suscetíveis a problemas.

Dito isso, mantendo um bom regime de limpeza e não deixando os amigos encostar na tua pedra de O2 sinterizada com as mãos, é uma excelente opção. Não conheço o sistema do Lamas, mas via de regra o princípio é bem simples: entra mosto por um lado, sai em curva e no sentido contrário ao da entrada de mosto, uma entrada de O2 e uma pedra difusora para dissolver o O2 em pequenas bolhas para facilitar a mistura com o mosto.

Aeração em linha é uma das melhores formas de se aerar mosto que existem. Não é a toa que é o método de escolha de grande parte das cervejarias. É também uma das formas que mais exige cuidado com sanitização, simplesmente por ter ainda mais partes suscetíveis a problemas.

Dito isso, mantendo um bom regime de limpeza e não deixando os amigos encostar na tua pedra de O2 sinterizada com as mãos, é uma excelente opção. Não conheço o sistema do Lamas, mas via de regra o princípio é bem simples: entra mosto por um lado, sai em curva e no sentido contrário ao da entrada de mosto, uma entrada de O2 e uma pedra difusora para dissolver o O2 em pequenas bolhas para facilitar a mistura com o mosto.
Reforçando o que o Sewald falou.... tem que limpar e sanitizar MUITO antes e depois de cada uso.

Outro dia tive problemas com muita espuma no fermentador usando bomba de aquário e ao invés de borrifador com água, usei meu borrifador com álcool 70... algum problema???

Só se o teu álcool 70 não for puro.

Pessoal estou tendo uma dificuldade tremenda em encontrar uma pedra difusora de inox de 0,5 microns, enquanto nao encontro utilizar aquelas que vende em lojas de aquario que sao porosas podem me causar muitos problemas?
Desde ja agradeço!

há problema em se aerar o mosto próximo a 30°C?

Sempre faço a aeração auns 26-27 graus.

Pessoal estou tendo uma dificuldade tremenda em encontrar uma pedra difusora de inox de 0,5 microns, enquanto nao encontro utilizar aquelas que vende em lojas de aquario que sao porosas podem me causar muitos problemas?
Desde ja agradeço!
O material é atóxico e pode, seguramente, entrar em contato com um alimento?

Eu não tenho certeza.

Em casos assim, no geral, eu não uso. Mas em algumas exceções eu tento raciocinar sobre os materiais de construção do acessório em questão, e dependendo do caso, eu uso.

Nesse caso, eu não usaria do mesmo jeito pois já tive aquário, usava essas pedras, e com o tempo elas esfarelavam.

Ou seja, na minha opinião, aguarde até achar uma própria pra isso em Inox.

Abraço,

há problema em se aerar o mosto próximo a 30°C?

Sempre faço a aeração auns 26-27 graus.
Problema não, mas quanto mais alta a temperatura, menos efetiva é a aeração.

Abraço,

Boa tarde pessoal, li agora mesmo todo o tópico, creio ter sanado minhas duvidas em relação a aeração. Vou fazer um lote de 170 litros e pretendo usar fermento líquido.
Utilizando cilindro de o² com regulador, filtro na linha e a pedra difusora então estaria ok o processo? Não preciso necessariamente usar aquela peça que o Seovald colocou a foto?
Para essa litragem qual o tempo necessário de injeção de o²?

Boa tarde pessoal, li agora mesmo todo o tópico, creio ter sanado minhas duvidas em relação a aeração. Vou fazer um lote de 170 litros e pretendo usar fermento líquido.
Utilizando cilindro de o² com regulador, filtro na linha e a pedra difusora então estaria ok o processo? Não preciso necessariamente usar aquela peça que o Seovald colocou a foto?
Para essa litragem qual o tempo necessário de injeção de o²?

Que filtro? Não precisa de filtro, se é O2 em cilindro... Não precisa aeração em linha necessariamente, usando o T da foto. Pode só largar a pedra difusora com uma mangueira no fermentador.

Pra quantidade consulte tabelas que relacionam volume de saída de O2, tempo e tipo de cerveja. O livro Yeast tem uma.

Abraço

Gostaria de voltar à questão do uso do azeite de oliva. Tanto no artigo que o Guenther citou bem como no livro Yeast é dito para colocar o azeite no fermento 5 horas antes da inoculação. Fiquei com a dúvida sobre qual a temperatura para a mistura do azeite, eu devo deixar o fermento aquecer a uma temperatura onde ele fica ativo? Caso positivo e depois de misturar, volto a gelar o fermento? Ou então devo simplesmente misturar o azeite com ele em temperatura de inatividade? Acredito que não seja aconselhável manter a levedura em temperatura de fermentação sem combustível (mosto) por 5 horas, certo?
Alguém aqui recomendou colocar o azeite direto no mosto mas não é a forma que essas duas referências dizem pra fazer.

Abs,

Cleber

olhe esse lance de azeite eu se fosse você não aplicaria só pra começar esse azeite que tem no brasil e ate nos eua são azeites misturados para você achar um azeite totalmente verdadeiro e puro que é no caso o azeite virgem vai penar !!!!
e outra não vai te trazer nenhuma grande vantagem use YeaSTAMINA - Nutriente para Levedura vai ser muito mais eficiente

olhe esse lance de azeite eu se fosse você não aplicaria só pra começar esse azeite que tem no brasil e ate nos eua são azeites misturados para você achar um azeite totalmente verdadeiro e puro que é no caso o azeite virgem vai penar !!!!
e outra não vai te trazer nenhuma grande vantagem use YeaSTAMINA - Nutriente para Levedura vai ser muito mais eficiente
@paulopinho, obrigado pela dica, tá anotado aqui. De qualquer forma gostaria de adquirir experiência nas técnicas disponíveis para padronizar a minha, sendo assim tenho um interesse didático também.
Andei dando mais uma pesquisada e penso que a questão do azeite não ser tão puro, como disse, pode ser até positiva no que se refere ao homebrewing pois a quantidade necessária de óleo para um lote de cerveja de 20 litros, por exemplo, seria um milésimo de uma gota e isso é impossível medir em casa. Presumo que um azeite menos puro irá conter menos ácidos graxos insaturados. Vi dicas para mergulhar uma agulha ou então embeber uma linha e misturar no starter. Considerando o starter meu questionamento anterior já fica respondido, ou seja, é só jogar o azeite no starter 5 horas antes da inoculação porém não responde se eu estiver usando um fermento ao qual eu não esteja fazendo starter.
Quanto à eficácia acabei de ler um artigo recente no site do Beersmith falando bem (http://beersmith.com/blog/2015/09/14/olive-oil-instead-of-aeration-for-beer-brewing/), o único ponto negativo que encontrei em todo lugar que li foi a questão da maior produção de esteres dando uma característica mais frutada no que é indesejável para as lagers. Parece que se aumentamos a qtde de azeite os esteres diminuem porém perdemos retenção de espuma, por isso a dosagem teria que ser correta. Outro fator positivo que li sobre o uso do azeite é sobre a armazenagem a quente das cervejas, a tendência à oxidação com o tempo é menor assim você pode manter fora da geladeira por mais tempo.
Bom, ainda mantenho a dúvida sobre como proceder no uso do azeite num fermento ao qual não estou fazendo starter.

Abs,

Cleber

Status
Not open for further replies.

Latest posts

Back