• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Aeração com 02

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Diogo1

Well-Known Member
Reaction score
27
Pessoal consegui um equipamento emprestado para testar na aeração.

Estou com algumas duvidas, se tiver alguém ai para compartilhar experiencia:

- qual quantidade usar? trabalhar por kg ou por litros?
- o O2 que consegui é hospitalar 99% puro, devo utilizar algum filtro ou vai direto?

O equipamento que consegui foi um cilindro de 02 de aluminio com 1m3 e um manometro com fluxometro como o da foto.

Mais alguma dica?

Att.

Diogo Natale

Attachments

• regulador_para_cilindro_com_manometro_e_fluxometro_de_oxigenio.jpg
    regulador_para_cilindro_com_manometro_e_fluxometro_de_oxigenio.jpg
    23.9 KB
Desenterrando o tópico.. tenho exatamente a mesma dúvida.
Como regular o fluxômetro e é necessário utilizar o umidificador? Se sim com qual solução?

Alguém pode ajudar?

Muito obrigado!

Desenterrando o tópico.. tenho exatamente a mesma dúvida.
Como regular o fluxômetro e é necessário utilizar o umidificador? Se sim com qual solução?

Alguém pode ajudar?

Muito obrigado!

Eu deixo o meu fluxômetro em 1L/M e faço uma injeção única de 60 segundos para baixa densidade.

Se for alta densidade, eu faço 2 aerações de 60 segundos, com um intervalo de 12 horas.

Não uso umidificador.

Last edited:
Acho 15 litros/min um fluxo meio alto demais... mas depende do equipamento também.

Utilizo 1 litro/min no fluxômetro, com pedra sinterizada de 0.3 microns.

Não é necessário filtrar o oxigênio, nem nada. Apenas ligue uma ponta da mangueira na saída do fluxômetro e a outra na pedra porosa. Sanitize e coloque dentro da cerveja no fermentador. Quanto menor for a porosidade da pedra, mais eficiente será a oxigenação, por causa da área de contato das bolhas.

Segundo o livro Yeast, do Jamil Zainasheff e do Chris White, 60 segundos a 1 litro por minuto, com uma pedra de 0.5 microns atingem o nível necessário de oxigênio dissolvido pra uma fermentação Ale de densidade moderada, que seria de 8 a 10ppm de O2.

Segue a tabelinha de quantidade de oxigênio dissolvido, retirada do livro citado. Peguei no google books.

Attachments

• oxigenação.png
    oxigenação.png
    45.8 KB
Acho 15 litros/min um fluxo meio alto demais... mas depende do equipamento também.

Utilizo 1 litro/min no fluxômetro, com pedra sinterizada de 0.3 microns.

Não é necessário filtrar o oxigênio, nem nada. Apenas ligue uma ponta da mangueira na saída do fluxômetro e a outra na pedra porosa. Sanitize e coloque dentro da cerveja no fermentador. Quanto menor for a porosidade da pedra, mais eficiente será a oxigenação, por causa da área de contato das bolhas.

Segundo o livro Yeast, do Jamil Zainasheff e do Chris White, 60 segundos a 1 litro por minuto, com uma pedra de 0.5 microns atingem o nível necessário de oxigênio dissolvido pra uma fermentação Ale de densidade moderada, que seria de 8 a 10ppm de O2.

Segue a tabelinha de quantidade de oxigênio dissolvido, retirada do livro citado. Peguei no google books.

Como de costume, está coberto de razão e obrigado pela correção.

Eu to com o número 15 na cabeça, montando um equipamento de 15L para um colega.

Eu quis dizer 1L/M. :D

@jalexandre e @Tiago muito obrigado pelas respostas... Ajudou muito!

Estou procurando a pedra de 0,5 mas só estou encontrando a de 2 micras. Sei que quanto menor melhor mas posso seguir com ela sem maiores problemas? aumento o tempo de oxigenação?

Outro ponto, esse tempo 60 segundos a 1 litro por minuto, pelo que vi na imagem é para 20 litros de mosto, correto? estou trabalhando com 40 litros devo dobrar o tempo?

Abraços

Estou procurando a pedra de 0,5 mas só estou encontrando a de 2 micras. Sei que quanto menor melhor mas posso seguir com ela sem maiores problemas? aumento o tempo de oxigenação?

Outro ponto, esse tempo 60 segundos a 1 litro por minuto, pelo que vi na imagem é para 20 litros de mosto, correto? estou trabalhando com 40 litros devo dobrar o tempo?

Abraços

A quantidade de O2 depende do volume mas não é diretamente proporcional. Isso porque com uma coluna maior de líquido, as bolhas precisam atravessar todo ele para saírem, sendo em parte absorvidas pelo líquido. Então não é necessário dobrar, mas é difícil dizer qual o nível ideal sem poder medir o O2 dissolvido.

Abraços

O Kurt deu uma boa resposta... meu outro comentário seria: teste.

O próprio Jamil, do livro, falou várias vezes em podcasts que muita coisa a respeito da fermentação também é tentativa e erro, isso inclui a quantidade de oxigenação.

Isso se deve ao fato de que os equipamentos são diferentes e os processos de cada cervejeiro também. E essa diversidade não é contabilizada nos cálculos, que são feitos com base em dados experimentais em equipamentos padronizados, como o da tabela que eu postei.

O que quero dizer é que o que funciona bem pra um, pode não funcionar tão bem pra outro e vice-versa, necessitando de alguns ajustes. Comece com um valor e ajuste a partir dos resultados.

Abraço

Latest posts

Back