• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

A temperatura que não caiu após eu adicionar o malte

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Já fazem 2 dias que acabei adicionando no fermentador um pouco de lama lavada que eu tinha, pois achei a atenuação muito fraca.

Acabei de coletar FG e tá 1.043 no refratômetro...
Corrigida no Brewking a FG é: 1.034.
ABV: 2.6% Vol.

Mas já está no 7° dia de fermentação.
Lembrando que a OG é 1.054.

Por que a FG aumentou 3 pontos, antes era 1.040 e agora está em 1.043... o que aconteceu?

Já fazem 2 dias que acabei adicionando no fermentador um pouco de lama lavada que eu tinha, pois achei a atenuação muito fraca.

Por que a FG aumentou 3 pontos, antes era 1.040 e agora está em 1.043... o que aconteceu?
Devido a lama que vc acrescentou. Nunca fiz isso, de lavar a lama e adicionar depois. Do meu ponto de vista parece ser um lance que aumenta a chance de algo dar errado. Se essa lama estivesse "boa" deveria ter iniciado uma fermentação logo no primeiro dia.
Quando vou reutilizar lama, costumo programar a brassagem para um dia antes de retirar a breja pronta do fermentador. Daí no dia, apenas passo a breja pro keg e jogo o outro mosto por cima da lama. Em cerca de 6 horas já tem atividade.
Lembrando que:
- nunca reutilizei lama de brejas que levam DH;
- como a breja anterior estava em cold, costumo após encher o keg deixar o fermentador que está com a lama lacrado, em temperatura ambiente por umas 4-5 horas antes de colocar o novo mosto em cima. Este, entra no fermentador entre 24 e 30°;
- o máximo de vezes que já utilizei sem notar mudanças na breja foram 4 vezes. Na quinta vez já eram nítidas algumas diferenças.

Eu particularmente não uso essas calculadoras e refratômetro para medir mosto fermentado.. refratômetro apenas para primeiro mosto, pré e pós fervura. Após inocular, recomendo usar um densímetro mesmo.

Latest posts

Back