• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

6ª Brassagem - Double IPA

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Reaction score
405
Pessoal,

Atualizando com a minha 6ª brassagem e dividindo a receita com os interessados. Dessa vez resolvi me aventurar no mundo das DIPAs e Domingo brassei uma. Procurei na internet alguns exemplos de receitas, e adaptei aos maltes/lúpulos que eu tinha disponível. Como sempre, testando técnicas diferentes em cada brassagem, no passado foram de DH e FWH e dessa vez será o duplo DH com exposição prolongada, para testar realmente o efeito "gramíneo" que alguns relatam. Serão 14 dias de DH.

19 litros
5,5 kg Pale Ale
0,26 kg Caramunich II
0,23 kg Carapils
0,350kg açúcar comum refinado
80g Columbus 90min
21g Columbus 45min
28g Simcoe 30min
70g Simcoe 0min
28g Centennial 0min
28g Simcoe DH 14dias
28g Centennial DH 14 dias
28g Columbus DH 14 dias
8g Simcoe DH 7 dias (adiciono nos últimos 7 dias)
8g Centennial DH 7 dias (adiciono nos últimos 7 dias)
8g Columbus DH 7 dias (adiciono nos últimos 7 dias)
3 pacotes de US-05 previamente hidratados

Tudo certo com a brassagem, fiz a mosturação por 75 minutos na temperatura de 64 graus para favorecer a atividade da beta-amilase e obter no fim bastante fermentáveis e uma cerveja seca.

Fervura foi de 90 minutos, adicionei o açúcar no início.

Resolvi dar mais uma chance ao whirlfloc e mais uma vez não gostei. Preciso realmente melhorar minha técnicas de whirlpool. Dessa vez acho que sei qual foi o erro. Fiz o WP logo após abaixar a fervura e não esperei nada decantar, comecei o resfriamento na sequência...formaram alguns bolos de truz que ficaram boiando, perto do chiller...a água estava bem fria em Curitiba e o resfriamento foi até 25 graus em menos de 25 minutos. Acho que como não esperei alguns minutos após o WP, o truz foi aglutinando perto do chiller por estar mais gelado, não sei, apenas uma suposição. De qualquer maneira o resultado foi que levei MUITO trub para o fermentador dessa vez, foram aproximados 20 litros mas acho que no fim uns 2litros vai ficar no fermentador.

OG bateu na risca com o BS, fiquei feliz, a eficiência está melhorando bastante.

Resolvi também testar uma fermentação "semi"controlada nesse inverno Curitibano. Inoculei o fermento a 24 graus, coloquei o balde na geladeira, quando o liquido atingiu a temperatura de 16 graus eu tirei da geladeira e deixei fermentando a temperatura ambiente. A temperatura subiu de 16 até uns 17,8 ontem a noite e a temperatura está se mantendo entre 17,8 e 18,1. No quarto onde está o balde a temperatura está em 16 graus, então vai ser perfeito e acredito que o líquido não passará dos 18-19. Depois vou subir lentamente até os 24 para atenuar o máximo que puder.

Uma bomba de amargor, talvez a mais amarga que eu já brassei, porém achei um amargor mais prazeroso do que a minha single hop Nelson Sauvin, mas veremos como ficará depois de fermentada e carbonatada. Volto para postar os resultados em 20-30 dias.

Curti essa receita aí cara.

Quanto de alcool é o esperado? e o IBU?

O açúcar é para chegar no ABV?

Abcs

Curti essa receita aí cara.

Quanto de alcool é o esperado? e o IBU?

O açúcar é para chegar no ABV?

Abcs
O esperado são 8,5% ABV, o IBU calculado pelo BS é de 232, mas pelas minhas leituras o perceptível será em torno de 80.

O açúcar é para aumentar o ABV sem dar mais corpo para a cerveja, queria manter ela a mais seca e com corpo baixo possível.

O esperado são 8,5% ABV, o IBU calculado pelo BS é de 232, mas pelas minhas leituras o perceptível será em torno de 80.

O açúcar é para aumentar o ABV sem dar mais corpo para a cerveja, queria manter ela a mais seca e com corpo baixo possível.

Cara, eu fui lendo a receita e me espantei com a quantidade de lúpulo, não é a toa que teve problemas com trub, tu colocou um caminhão de lúpulo. Eu ia perguntar qual IBU calculado, isso é absurdo hahahahaah. Eu pessoalmente não faria esse teste, acho que acaba sendo um disperdício de lúpulo pois não se consegue extrair tanto alfa ácido e o nosso paladar não detecta muito acima de 80. Eu também não faria dois testes diferentes em uma leva, como você testou tudo isso de lúpulo, vai testar DH prolongado e ainda fermentação em temperatura ambiente, no final será difícil descobrir o que pode ter causado cada sabor.

Mas teste é teste, essa é a graça do homebrew, queria experimentar isso aí só pra saber como ficou.

Fagner,

quanto a temperatura estou tranquilo, como eu disse, dificilmente essa temperatura vai passar dos 18 graus (temperatura do liquido medida com sonda em poço termométrico). Agora o lúpulo foi bruto mesmo!!!! Sou viciado em amargor mesmo!

Fagner,

quanto a temperatura estou tranquilo, como eu disse, dificilmente essa temperatura vai passar dos 18 graus (temperatura do liquido medida com sonda em poço termométrico). Agora o lúpulo foi bruto mesmo!!!! Sou viciado em amargor mesmo!

Sim, isso que eu chamo de bruto, o custo por litro deve ter ficado em uns 50 reais com essa quantidade aí hahaha.

Sim, isso que eu chamo de bruto, o custo por litro deve ter ficado em uns 50 reais com essa quantidade aí hahaha.

Hehehe que nada! O Simcoe eu já tinha e o Carapils também, mas os outros insumos totalizaram 11 reais o litro, então ta bom ainda!

@lpera

cara, provavelmente o que ficou em suspensão e colado no chiller é o Cold Break, e não trub de lúpulo. O trub do lúpulo se forma muito rápido, não adere ao chiller e se razoavelmente bem feito, só vai suspender se tu agitar ele (agitando a panela ou ao retirar o chiller da panela)

Sobre o Cold Break, o resfriamento rápido possibilita isso, então ele aparecer é um ótimo sinal, e a tendência é que ele apareça o mais próximo da fonte de resfriamento, no caso, paredes do chiller.
Se tu esperar um pouco mais pra trasfegar, este cold break vai descer também, mas diferentemente do trub do lúpulo, ele não ficará em formato de cone no centro da panela. Ele vai ficar diluído nos últimos litros do mosto, e a diluição dele vai ser inversamente proporcional à rapidez do seu resfriamento (se resfriar rápido, menos diluído. Se resfriar lentamente, mais diluído). Se tu levar estas proteínas pro fermentador, não tem problema.
Inclusive, tem autores que defendem (e aqui no fórum já li isto diversas vezes) que essas proteínas, se forem pro fermentador, podem até ser benéficas.

lê este tópico,
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404161
e principalmente este post do guenther
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5085547&postcount=2

aposto uma destas tuas cervejas vs uma das minhas AIPA's que é isto que ocorreu, combinado???

abraço

@lpera

cara, provavelmente o que ficou em suspensão e colado no chiller é o Cold Break, e não trub de lúpulo. O trub do lúpulo se forma muito rápido, não adere ao chiller e se razoavelmente bem feito, só vai suspender se tu agitar ele (agitando a panela ou ao retirar o chiller da panela)

Sobre o Cold Break, o resfriamento rápido possibilita isso, então ele aparecer é um ótimo sinal, e a tendência é que ele apareça o mais próximo da fonte de resfriamento, no caso, paredes do chiller.
Se tu esperar um pouco mais pra engarrafar, este cold break vai descer também, mas diferentemente do trub do lúpulo, ele não ficará em formato de cone no centro da panela. Ele vai ficar diluído nos últimos litros do mosto, e a diluição dele vai ser inversamente proporcional à rapidez do seu resfriamento (se resfriar rápido, menos diluído. Se resfriar lentamente, mais diluído). Se tu levar estas proteínas pro fermentador, não tem problema.
Inclusive, tem autores que defendem (e aqui no fórum já li isto diversas vezes) que essas proteínas, se forem pro fermentador, podem até ser benéficas.

lê este tópico,
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404161
e principalmente este post do guenther
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5085547&postcount=2

aposto uma destas tuas cervejas vs uma das minhas AIPA's que é isto que ocorreu, combinado???

abraço

Com certeza, quando vier a Curitiba faço questão que você venha provar uma das minhas IPAs!!!

Se depois de tirar o chiller tu fizer outro whirlpool, com o mosto já frio, esse cold break vai pro fundo também. Só não fica tão compacto como o trub de lúpulo, mas não fica todo boiando pelo menos.

Pessoal,

Atualizando com a minha 6ª brassagem e dividindo a receita com os interessados. Dessa vez resolvi me aventurar no mundo das DIPAs e Domingo brassei uma. Procurei na internet alguns exemplos de receitas, e adaptei aos maltes/lúpulos que eu tinha disponível. Como sempre, testando técnicas diferentes em cada brassagem, no passado foram de DH e FWH e dessa vez será o duplo DH com exposição prolongada, para testar realmente o efeito "gramíneo" que alguns relatam. Serão 14 dias de DH.

19 litros
5,5 kg Pale Ale
0,26 kg Caramunich II
0,23 kg Carapils
0,350kg açúcar comum refinado
80g Columbus 90min
21g Columbus 45min
28g Simcoe 30min
70g Simcoe 0min
28g Centennial 0min
28g Simcoe DH 14dias
28g Centennial DH 14 dias
28g Columbus DH 14 dias
8g Simcoe DH 7 dias (adiciono nos últimos 7 dias)
8g Centennial DH 7 dias (adiciono nos últimos 7 dias)
8g Columbus DH 7 dias (adiciono nos últimos 7 dias)
3 pacotes de US-05 previamente hidratados

Tudo certo com a brassagem, fiz a mosturação por 75 minutos na temperatura de 64 graus para favorecer a atividade da beta-amilase e obter no fim bastante fermentáveis e uma cerveja seca.

Fervura foi de 90 minutos, adicionei o açúcar no início.

Resolvi dar mais uma chance ao whirlfloc e mais uma vez não gostei. Preciso realmente melhorar minha técnicas de whirlpool. Dessa vez acho que sei qual foi o erro. Fiz o WP logo após abaixar a fervura e não esperei nada decantar, comecei o resfriamento na sequência...formaram alguns bolos de truz que ficaram boiando, perto do chiller...a água estava bem fria em Curitiba e o resfriamento foi até 25 graus em menos de 25 minutos. Acho que como não esperei alguns minutos após o WP, o truz foi aglutinando perto do chiller por estar mais gelado, não sei, apenas uma suposição. De qualquer maneira o resultado foi que levei MUITO trub para o fermentador dessa vez, foram aproximados 20 litros mas acho que no fim uns 2litros vai ficar no fermentador.

OG bateu na risca com o BS, fiquei feliz, a eficiência está melhorando bastante.

Resolvi também testar uma fermentação "semi"controlada nesse inverno Curitibano. Inoculei o fermento a 24 graus, coloquei o balde na geladeira, quando o liquido atingiu a temperatura de 16 graus eu tirei da geladeira e deixei fermentando a temperatura ambiente. A temperatura subiu de 16 até uns 17,8 ontem a noite e a temperatura está se mantendo entre 17,8 e 18,1. No quarto onde está o balde a temperatura está em 16 graus, então vai ser perfeito e acredito que o líquido não passará dos 18-19. Depois vou subir lentamente até os 24 para atenuar o máximo que puder.

Uma bomba de amargor, talvez a mais amarga que eu já brassei, porém achei um amargor mais prazeroso do que a minha single hop Nelson Sauvin, mas veremos como ficará depois de fermentada e carbonatada. Volto para postar os resultados em 20-30 dias.

Essa se não me engano é o clone da famigerada Pliny The Elder da Russian River,tida como a melhor IPA dos EUA.
Um dia ainda pretendo fazê-la.
Depois nos conte o resultado final.
Abraço!

Só fiquei na dúvida porque precisou de 3 pacotes de US-05 tratando-se de uma receita de 19L. Já cheguei a um ABV de 7,5 usando apenas 1 pacote também para uma receita de IPA mas sem adição de açucar na fervura.

hopdevils, exatamente. Essa é a primeira versão da Pliny, a atual usa Simcoe e Amarillo, apenas substitui alguns tipos de grãos para adequar ao que eu tinha aqui.

Engarrafei ontem e para ser bem sincero esperava mais daquela porrada de lupulo quando abri o balde, isso não aconteceu. Minhas single hop anteriores de Nelson e a outra de Citra mesmo usando menos lúpulos estavam mais aromáticas, mas ainda é cedo. Engarrafei 5 litros e mais 13 no postmix.

b_agra, OG alta, quero ela bem seca e sem estressar o fermento, achei que os 3 pacotes foram ideais. FG bateu em 1011, 8.5% abv.

Hoje tomei o primeiro gole dessa leva carbonatada. Excelente cerveja. 8,6% ABV mas o álcool não é aparente, se beber você não dá mais do que 6.5% ABV pra ela.

O aroma não é aquele tapa na cara como as outras IPAs que eu brassei. Apesar da quantidade monstra de lúpulo o aroma é prazeroso porém nada demais. Dá para perceber bem o Simcoe, ele se sobressai comparado com os outros.

No paladar ela ficou excelente. Bem amarga (tomei ela bem fresca, entao acredito que vai arredondar mais ainda), talvez a mais amarga que eu já brassei, porém não é nem um pouco adstringente. Ela ficou bem seca, exatamente como eu queria, em termos de corpo ficou perfeita. O que mais me impressionou é que o perfil gramíneo que muitos relatam não aconteceu. Foram mais de 80gramas de lupulo no DH, por 14 dias, e ficou excelente. Fiz o DH em temperatura baixa, e acho que isso colaborou.

Em termos de técnica acredito que tenha sido minha melhor cerveja até então, ficou excelente, e acho que poderia facilmente entrar em um concurso.

A única mudança que eu faria da próxima vez é usar uma hop bag, pois fiquei com a impressão de que o lúpulo desceu muito rápido para o fermento. Apenas uma suposição.

Isso aí, esse é meu último relato de receita aqui no fórum. Espero que tenha ajudado!

obs: para essa leva eu engarrafei 10 litros e o resto coloquei no postmix.

Latest posts

Back