5ª Brassagem - IPA Single Hop - Citra (ZD Clone)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lpera

Well-Known Member
Joined
Jan 18, 2015
Messages
843
Reaction score
405
Bom, mudança de planos. Idéia era fazer uma Wit ou Kolsch para agradar a esposa...mas...descobrimos que ela está grávida, então já que ela não vai poder beber por um bom tempo e dada a qualidade da Single Hop Nelson Savin, resolvi fazer uma Single Hop de Citra...dessa vez procurando idéias achei uma receita clone da Zombie Dust da Three Floyds e resolvi testar, aí vai (com algumas alterações baseadas nos maltes que eu tinha disponível):

5 kg Pale Ale
0,5 kg Munich II
0,25 kg Melanoidina
0.25 kg Carapils
0,2 kg Caramunich III

FWH 21g Citra
15min 35g Citra
10min 35g Citra
5min 35g Citra
1min 35g Citra
DH no fim da primária com 80g por 10 dias

2 pacotes de S-04 hidratados

OG bateu exatamente 1068 do Beersmith. Primeira vez que bato a OG na mosca.

Brassagem fui bem tranquila, mas a quantidade de lúpulo assustou, bastante trub.

Fermentação vai ser a padrão 18 graus, subindo a temperatura depois da primária até uns 23-24.
 
36 horas após a Brassagem a fermentação está intensa como nunca vi antes. Temperatura em 18.1 e a atividade está a todo vapor, me assustei mesmo pois nunca vi com essa intensidade. Talvez possa ser o fato de que finalmente minha eficiência melhorou e muito e levei 19 litros pro fermentador (planejado eram 20), e a OG bateu na mosca.
 
Não sei que fermentos estavas usando mas o S-04 tem a fermentação mais punk do que o US-05, ao menos aqui em casa isso é bem perceptivel.
 
Não sei que fermentos estavas usando mas o S-04 tem a fermentação mais punk do que o US-05, ao menos aqui em casa isso é bem perceptivel.

É isso mesmo, essa é minha segunda leva com S-04, mas a primeira o fermentador estava com vazamento então não percebi nada no airlock. Dessa vez foi violento, agora de manhã deu uma tranquilizada mas continua borbulhando.
 
FG estabilizou em 1012, abaixei a temperatura para 19 graus e iniciei o DH.

Quando abri o balde estava uma cor bem turva, parecia até mesmo leitoso em certo aspecto, espero que tenha sido pela meu manuseamento do balde que provavelmente mexeu no fermento que estava embaixo.

Agora serão 7 dias assim, 2 dias a 0,5 graus, gelatina e mais 2 dias perto dos 0 antes de colocar no postmix.
 
Então pessoal, para finalizar segue o relato da dita cuja carbonatada.

Aroma sensacional, o Citra é realmente bem diferenciado se comparado com os outros lúpulos que já usei, ele pode ser usado sozinho sem problema algum, não tem aquele aroma dominante como o do Amarillo por exemplo mas cumpre bem o seu papel.

O sabor também ficou muito bom. Acabei carbonatando um pouco demais, mas nada que estrague esse sabor delicioso. Realmente você sente o cítrico do lúpulo e ele permanece no paladar por um bom tempo. O amargor é suave, apesar dos AAs altos. Se você comparar por exemplo com a minha última Single Hop que foi de Nelson Savin, no Citra o amargor sentido é muito menor, é mais redondo digamos assim. Cada vez estou mais inclinado a usar FWH nas minhas IPAs, pois acaba arredondando o amargor de uma forma muito boa.

Nessa caso específico a única mudança que eu faria para uma próxima leva será trocar o S-04 pelo US-05, acredito que o Citra com uma fermentação mais limpa (típica do US-05) deva ficar maravilhoso.

Algumas pessoas relatam um gosto gramíneo do Citra em um DH prolongado. O meu foi de 10 dias (4g/l) e passou longe disso. Meu irmão que é um grande conhecedor de cervejas e possui um paladar mais apurado que o meu ficou maluco, disse que foi a melhor cerveja que eu já fiz.

Recomendo a receita, reforço que o FWH funcionou e muito bem nessa leva e, como já disse, farei novamente no futuro mas com um fermento de american ale.
 
Fiz essa receita também e gostei bastante do resultado. Aproveitei a mesma base para fazer também uma single hop de Columbus (está maturando), e estou pensando em uma terceira, talvez Sorachi. Daí surgiu a dúvida: caso eu foque no mesmo IBU (o que afetará a quantidade de lúpulos), dá pra usar essa mesma base para qualquer single hop? Ou cada lúpulo pede uma combinação de maltes diferentes? Lendo sobre o Sorachi, vi que ele é bem carregado, mas penso que se mantiver o mesmo IBU, o resultado seria satisfatório. A galera mais experiente em single hops poderia me ajudar?
 
Legal essa receita. Gosto muito de Citra, diria até que acho o melhor lúpulo para aroma que já usei mas ainda não fiz uma single hop dele. Essa receita entrou na minha lista!
 
Fiz essa receita também e gostei bastante do resultado. Aproveitei a mesma base para fazer também uma single hop de Columbus (está maturando), e estou pensando em uma terceira, talvez Sorachi. Daí surgiu a dúvida: caso eu foque no mesmo IBU (o que afetará a quantidade de lúpulos), dá pra usar essa mesma base para qualquer single hop? Ou cada lúpulo pede uma combinação de maltes diferentes? Lendo sobre o Sorachi, vi que ele é bem carregado, mas penso que se mantiver o mesmo IBU, o resultado seria satisfatório. A galera mais experiente em single hops poderia me ajudar?

Cara, eu usaria a mesma base de maltes, apenas ajustaria as adições de lúpulo baseadas no que você espera do resultado final.

Eu usei essa base de maltes para duas Single Hops (Nelson e Citra) e vou utilizar para o meu próximo experimento Single Hop.

Dá para usar o S-05 também, depois de algumas levas comparativas acho que fica melhor com o S-05.
 
Bom, mudança de planos. Idéia era fazer uma Wit ou Kolsch para agradar a esposa...mas...descobrimos que ela está grávida, então já que ela não vai poder beber por um bom tempo e dada a qualidade da Single Hop Nelson Savin, resolvi fazer uma Single Hop de Citra...dessa vez procurando idéias achei uma receita clone da Zombie Dust da Three Floyds e resolvi testar, aí vai (com algumas alterações baseadas nos maltes que eu tinha disponível):

5 kg Pale Ale
0,5 kg Munich II
0,25 kg Melanoidina
0.25 kg Carapils
0,2 kg Caramunich III

FWH 21g Citra
15min 35g Citra
10min 35g Citra
5min 35g Citra
1min 35g Citra
DH no fim da primária com 80g por 10 dias

2 pacotes de S-04 hidratados

OG bateu exatamente 1068 do Beersmith. Primeira vez que bato a OG na mosca.

Brassagem fui bem tranquila, mas a quantidade de lúpulo assustou, bastante trub.

Fermentação vai ser a padrão 18 graus, subindo a temperatura depois da primária até uns 23-24.

Ipera estou pensando em brassar esta tua receita e surgiram algumas dúvidas:

Li em alguns lugares que geralmente para FWH, utiliza-se lúpulos com baixo AA. Você utilizou o Citra e comentou que o amargor ficou redondo, qual foi o tempo de fervura que utilizou?

Você chegou a fazer esta mesma receita com o US-05? Caso sim, qual foi a melhor opção na sua opinião?

Tô pensando em ir de s-04 msm, pois geralmente sempre estou utilizando o us-05 para as minhas IPAs e queria explorar um pouco mais outros fermentos.

Abraços,

Fábio
 
Cara,

não vai se arrepender. Já brassei duas vezes. A primeira foi consumida em uma noite e a segunda não vai durar 2 meses.

Foram 60 minutos de fervura. Entendo o seu ponto, porém, apenas como comparação, tomei uma Session IPA esse fim de semana de uma cervejaria comercial e a sensação de amargor era muito maior do que a Citra Single Hop. O amargor é mais "macio" com o FWH, não tão adstringente.

As duas vezes fiz com o S-04 e acredito que o perfil de éster combina mais com essa cerveja do que o US-05. Não pretendo mudar o fermento em futuras brassagens.

O S-04 flocula melhor e gera mais esteres, fica bem casado com o perfil cítrico do lúpulo. A atenuação não é como o US-05 mas cumpre o seu papel.

Essa balse de maltes, será a base que vou utilizar na maioria das minhas IPAs. muito sólida.

Abraços e boa brassagem.
 
Cara,

não vai se arrepender. Já brassei duas vezes. A primeira foi consumida em uma noite e a segunda não vai durar 2 meses.

Foram 60 minutos de fervura. Entendo o seu ponto, porém, apenas como comparação, tomei uma Session IPA esse fim de semana de uma cervejaria comercial e a sensação de amargor era muito maior do que a Citra Single Hop. O amargor é mais "macio" com o FWH, não tão adstringente.

As duas vezes fiz com o S-04 e acredito que o perfil de éster combina mais com essa cerveja do que o US-05. Não pretendo mudar o fermento em futuras brassagens.

O S-04 flocula melhor e gera mais esteres, fica bem casado com o perfil cítrico do lúpulo. A atenuação não é como o US-05 mas cumpre o seu papel.

Essa balse de maltes, será a base que vou utilizar na maioria das minhas IPAs. muito sólida.

Abraços e boa brassagem.

Valeu Ipera!!

Comprei os ingredientes e vou fazê-la no sábado, vou de s-04 também.

Depois eu comento os resultados.

Abraços,

Fábio
 
Bom dia @Fhenr
Esta sua receita está baseada em uma American Pale Ale ou em uma Indian Pale Ale.
Acho que vou fazer sua receita para um amigo, pois ele curte muito este estilo.
Coloquei no beersmith e com OG de 1,068 seria uma American ou english pale ale.

Tem mais alguma experiência com single hop de outros lúpulos? vi que você ia tentar outros. Teve algum resultado para compartilhar?

Valeu pelas dicas.

Abç
 
Bom dia @Fhenr
Esta sua receita está baseada em uma American Pale Ale ou em uma Indian Pale Ale.
Acho que vou fazer sua receita para um amigo, pois ele curte muito este estilo.
Coloquei no beersmith e com OG de 1,068 seria uma American ou english pale ale.

Tem mais alguma experiência com single hop de outros lúpulos? vi que você ia tentar outros. Teve algum resultado para compartilhar?

Valeu pelas dicas.

Abç

Fala Marcelo. Acho que essas perguntas você está fazendo para o IPERA, que abriu o post. :)

Abraços,

Fábio
 
Já fiz essa receita com Citra, Columbus, Sorachi Ace e Centennial. Se quiserem ver comentários, https://untappd.com/irravediaca (são as CETEBeer módulos 1, 2, 4 e 5).

A propósito, tentei fazer uma versão mais leve dessa receita, com menos álcool, e para isso fiz o ajuste de ABV no Beersmith (ou seja, manteve a proporção dos maltes, diminuindo a quantidade, baixando de 7% para 5,5%). Acontece que achei o resultado seco, perdeu o dulçor que equilibra bem com o amargor.

Alguém poderia me indicar como aumentar o dulçor sem mexer no ABV, se devo diminuir a quantidade do malte base e subir algum dos demais, ou mesmo colocar um novo malte que traga esse dulçor esperado mantendo o ABV?

Valeu.
 
Já fiz essa receita com Citra, Columbus, Sorachi Ace e Centennial. Se quiserem ver comentários, https://untappd.com/irravediaca (são as CETEBeer módulos 1, 2, 4 e 5).

A propósito, tentei fazer uma versão mais leve dessa receita, com menos álcool, e para isso fiz o ajuste de ABV no Beersmith (ou seja, manteve a proporção dos maltes, diminuindo a quantidade, baixando de 7% para 5,5%). Acontece que achei o resultado seco, perdeu o dulçor que equilibra bem com o amargor.

Alguém poderia me indicar como aumentar o dulçor sem mexer no ABV, se devo diminuir a quantidade do malte base e subir algum dos demais, ou mesmo colocar um novo malte que traga esse dulçor esperado mantendo o ABV?

Valeu.

Tu pode aumentar um pouco a quantidade de malte caramelo e também mosturar com temperatura mais alta, para gerar mais açucares não fermentáveis.
 
Tu pode aumentar um pouco a quantidade de malte caramelo e também mosturar com temperatura mais alta, para gerar mais açucares não fermentáveis.

Apenas mosturar com temperaturas mais altas não aumenta o dulçor, pois esses açucares de cadeia longa são na sua maioria dextrinas e promovem quase nada de dulçor, porém ajudam a aumentar o "corpo" da cerveja.

Para aumentar o dulçor uma das alternativas é diminuir o lúpulo, pois a relação malte x lúpulo ajuda a influenciar na sensação do amargo ou do doce na cerveja.

Outras maneiras seriam aumentar a OG, ou usar outros maltes.

Eu, particularmente dizendo, não gosto de IPAs doces, porém um exemplo clássico de IPA doce muito boa é a Lagunitas IPA, e a base deles leva Pale Alee uma boa parte de maltes cristal e munich.
 
Já fiz essa receita com Citra, Columbus, Sorachi Ace e Centennial. Se quiserem ver comentários, https://untappd.com/irravediaca (são as CETEBeer módulos 1, 2, 4 e 5).

A propósito, tentei fazer uma versão mais leve dessa receita, com menos álcool, e para isso fiz o ajuste de ABV no Beersmith (ou seja, manteve a proporção dos maltes, diminuindo a quantidade, baixando de 7% para 5,5%). Acontece que achei o resultado seco, perdeu o dulçor que equilibra bem com o amargor.

Alguém poderia me indicar como aumentar o dulçor sem mexer no ABV, se devo diminuir a quantidade do malte base e subir algum dos demais, ou mesmo colocar um novo malte que traga esse dulçor esperado mantendo o ABV?

Valeu.

Cara, esse é o erro crasso de quase todo mundo que tentar fazer uma Session IPA (com ABV menor): mantém a quantidade monstra de lúpulos, corta a base de malte e mostura muito baixo.

Aí você tem uma cerveja seca, com pouco álcool, sem corpo e que parece uma água amarga.

Eu mesmo fiz isso na minha última Session IPA. Ficou horrível.

O segredo é manter o equilibrio.

Nesse caso, se quer diminuir o ABV mas manter o equilibrio em uma Session IPA, reduza o malte base mas coloque um pouco de trigo/aveia (para dar corpo), coloque outros maltes "mais doces" como vienna ou munich e também um pouco de cristal. Não mosture tão baixo.

O equilibrio do lúpulo x malte é muito importante, por isso se for diminuir o corpo e ABV mas quer manter a mesma sensação de amargor, tem que diminuir o lúpulo também.

Semana que vem vou brassar uma Session IPA com lúpulos cítricos alemães e neo zelandezes, hoje a noite eu posto a base dela para você ter uma idéia de como pretendo balancear.
 
Calma lá, não disse que mantive a quantidade de lúpulos! :fro:

Gosto de manter a proximidade IBU x ABV nas IPAs, então como baixei o álcool p/ 5,5%, o IBU foi para 55.

E acho que o amargor ficou bom, só faltou mesmo foi dulçor p/ rebater, não necessariamente deixá-la doce, mas equilibrar como era a receita original.

Creio que aumentar o Crystal vai me dar mais dulçor. Na receita original ele estava com 1,5%, contra 84% do base (Pale). Como a sugestão é usar até 20% dele, pensei em colocar 10% de Crystal e aí o base ficou em 75%. É por aí?
 
Segue receita da Session que estou planejando conforme prometido:

2,8kg Pale Ale
0,36kg Cara-Pils
0,36kg Munich II
0,36kg Caramunich I
0,25kg Malte de trigo
0,25kg Flocos de aveia

Não estou bem certo dos lúpulos, mas vou fazer um mix de Mandarina, Nelson Sauvin, Mittelfrueh e talvez um Mosaic para amargor. As adições vão ser quase que na totalidade depois dos 15 minutos, com uma quantidade significativa no whirlpool e dry hop.

Vou usar o S-04 como fermento.

Estou planejando uma OG entre 1050 e 1053, IBUs perto dos 45 e uma FG de no mínimo 1015.

Mosturacao vai ser de 60 minutos perto dos 67 graus.

Vou inocular perto dos 20 graus e terminar a primaria em 18-19, subindo até os 23 nos últimos 3-4 dias (ou quando a atividade no airlock diminuir bastante).

Espero que essa base de maltes equilibre bem, e o perfil dos lúpulos é cítrico/frutado.
 
Segue receita da Session que estou planejando conforme prometido:

2,8kg Pale Ale
0,36kg Cara-Pils
0,36kg Munich II
0,36kg Caramunich I
0,25kg Malte de trigo
0,25kg Flocos de aveia

Não estou bem certo dos lúpulos, mas vou fazer um mix de Mandarina, Nelson Sauvin, Mittelfrueh e talvez um Mosaic para amargor. As adições vão ser quase que na totalidade depois dos 15 minutos, com uma quantidade significativa no whirlpool e dry hop.

Vou usar o S-04 como fermento.

Estou planejando uma OG entre 1050 e 1053, IBUs perto dos 45 e uma FG de no mínimo 1015.

Mosturacao vai ser de 60 minutos perto dos 67 graus.

Vou inocular perto dos 20 graus e terminar a primaria em 18-19, subindo até os 23 nos últimos 3-4 dias (ou quando a atividade no airlock diminuir bastante).

Espero que essa base de maltes equilibre bem, e o perfil dos lúpulos é cítrico/frutado.

Boa tarde, @Ipera

Vc poderia me ajudar com a minha Session ipa?

Li sobre o Guenther, que para fazer Session ipa tem que brassar bem quente, na casa dos 69c, isso não ficaria muito pesado? O perfil não é deixar a cerveja mais seca? O motivo disso seria o balanceamento, certo? Mas, mesmo assim não fugiria do estilo? Vc falou que vai brassar a 67c, isso em infusão simples e por 60m e depois mashout por 10m?

Sera que vc poderia me ajudar no meu tópico? Obrigado

-> http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407677
 
Opa, então cara, eu mudei um pouco essa receita e fiz dela uma Belgian Session IPA, porém a fundamentação dela é a mesma. Eu mosturei perto dos 69 graus, para aumentar mesmo o corpo dela.

Quanto ao fugir do estilo, foi isso que eu fiz na minha primeira session, e ela ficou uma água amarga.

Tem que entender que, se você faz uma Imperial IPA, pela quantidade de malte que você tem, se você mosturar alto, realmente ela fica muito pesada, por isso que em várias receitas você acaba mosturando baixo e adiciona açucar para para dar mais ABV sem o corpo.

Em uma Session você tem que fazer o caminho oposto. Como a quantidade de malte é baixa, pois o ABV será baixo, você tem que balancear com maltes especiais, trigo, aveia, e uma mosturação mais alta.

Digo por experiência própria, minha primeira session foi quase toda para o ralo porque era uma água amarga.

Minha dica seria, mosture perto dos 68-69 e faça mashout para inativar as enzimas.
 
Opa, então cara, eu mudei um pouco essa receita e fiz dela uma Belgian Session IPA, porém a fundamentação dela é a mesma. Eu mosturei perto dos 69 graus, para aumentar mesmo o corpo dela.

Quanto ao fugir do estilo, foi isso que eu fiz na minha primeira session, e ela ficou uma água amarga.

Tem que entender que, se você faz uma Imperial IPA, pela quantidade de malte que você tem, se você mosturar alto, realmente ela fica muito pesada, por isso que em várias receitas você acaba mosturando baixo e adiciona açucar para para dar mais ABV sem o corpo.

Em uma Session você tem que fazer o caminho oposto. Como a quantidade de malte é baixa, pois o ABV será baixo, você tem que balancear com maltes especiais, trigo, aveia, e uma mosturação mais alta.

Digo por experiência própria, minha primeira session foi quase toda para o ralo porque era uma água amarga.

Minha dica seria, mosture perto dos 68-69 e faça mashout para inativar as enzimas.

Opa!!! Entendi...

Obrigado novamente, tudo faz sentido agora. Esse fórum é bom demais, cada vez mais aprendo.

Então, irei brassar em uma unica rampa na temperatura de 69c por 60-70m ou 90m, pois nao faço tete de iodo? Mais uns 10m de mashout. Única coisa que não utilizarei é aveia e trigo.

Dessa vez vai!!!
 
Bom, mudança de planos. Idéia era fazer uma Wit ou Kolsch para agradar a esposa...mas...descobrimos que ela está grávida, então já que ela não vai poder beber por um bom tempo e dada a qualidade da Single Hop Nelson Savin, resolvi fazer uma Single Hop de Citra...dessa vez procurando idéias achei uma receita clone da Zombie Dust da Three Floyds e resolvi testar, aí vai (com algumas alterações baseadas nos maltes que eu tinha disponível):

5 kg Pale Ale
0,5 kg Munich II
0,25 kg Melanoidina
0.25 kg Carapils
0,2 kg Caramunich III

FWH 21g Citra
15min 35g Citra
10min 35g Citra
5min 35g Citra
1min 35g Citra
DH no fim da primária com 80g por 10 dias

2 pacotes de S-04 hidratados

OG bateu exatamente 1068 do Beersmith. Primeira vez que bato a OG na mosca.

Brassagem fui bem tranquila, mas a quantidade de lúpulo assustou, bastante trub.

Fermentação vai ser a padrão 18 graus, subindo a temperatura depois da primária até uns 23-24.

Ipera, você sabe me dizer quanto tempo fez de mostura? em que temperatura? e quais foram as quantidades de água na mostura, e de lavagem?
Tentei fazer essa receita seguindo as instruções do beersmith mas não consegui os 20L finais.

valew
 
Cara, não lembro ao certo o tempo nem a temperatura de mosturação, mas depende do que você quer. Quer uma IPA mais seca, pode começar a mostura em 64 e faz por 90 minutos. Acho que a receita original da ZD pede uma mosturação de 60 minutos a 67 graus.

Quantidade de água é muito específico, depende do seu equipamento. Começa com 2,5 l/kg na mosturação e depois lava com o que você precisa para alcançar o teu volume de fervura.
 
Cara, não lembro ao certo o tempo nem a temperatura de mosturação, mas depende do que você quer. Quer uma IPA mais seca, pode começar a mostura em 64 e faz por 90 minutos. Acho que a receita original da ZD pede uma mosturação de 60 minutos a 67 graus.

Quantidade de água é muito específico, depende do seu equipamento. Começa com 2,5 l/kg na mosturação e depois lava com o que você precisa para alcançar o teu volume de fervura.

Foi o que fizemos. 60 min a 67 graus. Pra ficar com corpo médio e um pouco menos alcoólica. Essa foi apenas nossa terceira brassagem e estamos aprimorando o domínio das técnicas. Percebi que perdemos muito durante a fervura, talvez por ter mantido o fogo intenso o tempo todo. Mesmo assim acredito que sairá uma excelente cerveja! Agora é esperar pela fermentação e partir pro DH.
valew pela resposta!
 
Foi o que fizemos. 60 min a 67 graus. Pra ficar com corpo médio e um pouco menos alcoólica. Essa foi apenas nossa terceira brassagem e estamos aprimorando o domínio das técnicas. Percebi que perdemos muito durante a fervura, talvez por ter mantido o fogo intenso o tempo todo. Mesmo assim acredito que sairá uma excelente cerveja! Agora é esperar pela fermentação e partir pro DH.
valew pela resposta!

Para mim essa receita é uma das melhores. Uso essa base de malte para a maioria das minhas IPAs, recomendo.
 
Ressuscitando o tópico:

Ipera, poderia compartilhar sua receita de Session IPA atual?

Queria brassar uma e estou procurando uma receita legal.

Obrigado!
 
Aproveitando também .
Qual o foi o IBU da receita inicial do post - ZD clone?
Valeu!
 
Bom, mudança de planos. Idéia era fazer uma Wit ou Kolsch para agradar a esposa...mas...descobrimos que ela está grávida, então já que ela não vai poder beber por um bom tempo e dada a qualidade da Single Hop Nelson Savin, resolvi fazer uma Single Hop de Citra...dessa vez procurando idéias achei uma receita clone da Zombie Dust da Three Floyds e resolvi testar, aí vai (com algumas alterações baseadas nos maltes que eu tinha disponível):

5 kg Pale Ale
0,5 kg Munich II
0,25 kg Melanoidina
0.25 kg Carapils
0,2 kg Caramunich III

FWH 21g Citra
15min 35g Citra
10min 35g Citra
5min 35g Citra
1min 35g Citra
DH no fim da primária com 80g por 10 dias

2 pacotes de S-04 hidratados

OG bateu exatamente 1068 do Beersmith. Primeira vez que bato a OG na mosca.

Brassagem fui bem tranquila, mas a quantidade de lúpulo assustou, bastante trub.

Fermentação vai ser a padrão 18 graus, subindo a temperatura depois da primária até uns 23-24.

Cara, parabéns pela cerveja. Estou querendo usar essa receita.
Ficou com quanto de IBU e % álcool ?
 
Acabei fazendo seguindo esta receita , com IBU de 62 e o ABV na casa de 6,0.
Ficou muito boa!
 
Bom, mudança de planos. Idéia era fazer uma Wit ou Kolsch para agradar a esposa...mas...descobrimos que ela está grávida, então já que ela não vai poder beber por um bom tempo e dada a qualidade da Single Hop Nelson Savin, resolvi fazer uma Single Hop de Citra...dessa vez procurando idéias achei uma receita clone da Zombie Dust da Three Floyds e resolvi testar, aí vai (com algumas alterações baseadas nos maltes que eu tinha disponível):

5 kg Pale Ale
0,5 kg Munich II
0,25 kg Melanoidina
0.25 kg Carapils
0,2 kg Caramunich III

FWH 21g Citra
15min 35g Citra
10min 35g Citra
5min 35g Citra
1min 35g Citra
DH no fim da primária com 80g por 10 dias

2 pacotes de S-04 hidratados

OG bateu exatamente 1068 do Beersmith. Primeira vez que bato a OG na mosca.

Brassagem fui bem tranquila, mas a quantidade de lúpulo assustou, bastante trub.

Fermentação vai ser a padrão 18 graus, subindo a temperatura depois da primária até uns 23-24.

Fala Ipera, blz?
Essa receita é para 20L, certo? (sei que é antiga mas me interessei por essa receita)
Por que utiliza 2 pacotes de fermento? Fiz uma APA com OG=1,057 e FG=1,012 (ABV de 5,7%) utilizando apenas um pacote de 11g de US-05 e atenuou tranquilo e rápido! será que 1 pet não é suficiente para essa receita??
Esse malte melanoidina, se não achar aqui qual posso usar pra substituir?

Abraço!!
 
Opa... vou tentar essa receita

Passei os parametros para o Beersmith e esta dando cerca de 84 ibus usando citra com 12% de AA.
Esta certo?

[ ]'s
 
Back
Top