• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

3a brassagem - agora uma stout

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Reaction score
27
Pessoal, mal "esfriou" a witbier, já peguei um outro kit da BrewHeadShop.
Uma Stout para 10litros.
Estou sem a receita de ingredientes aki para postar, depois o faço.

Minha dúvida é a seguinte:

Tem alguma "manha" para deixar essa
Stout mais parecida com a Guinnes? Ou seja, basicamente menos carbonatada?
Ponho menos prime? Matura mais tempo?
Valeu galera

@anbes se for só baixa carbonatação que vc quer, basta usar pouco primming mesmo, algo em torno de 4g por litro de cerveja. Agora se vc quer algo mais próximo dela "no total" basicamente usa-se malte pale-ale de base (quantidade moderada), um pouco de cevada em flocos e uma quantia de cevada torrada para dar cor e gosto característico. A receita é bem simples e creio que dá pra alcançar um resultado legal.

A brewmarket vende um kit clone da Guinness (e vários outros bem legais), caso lhe interesse em outra oportunidade segue o link tb (a loja por sinal é excelente, já comprei várias vezes nela): http://www.brewmarket.com.br/pd-29c418-kit-ginness-draught-irish-dry-stout-20l.html?ct=6830c&p=1&s=1

Se quiser dar uma olhada, segue link da receita clone com as quantidades descritas de tudo e temperaturas de mostura para vc adaptar para 10 litros (tudo em inglês): https://byo.com/recipes-tag/item/3024-guinness-draught-clone

Abraço!

Bom, hoje brassei.
Cor linda, airlock já alucinado!
OG terminou dentro do esperado - 1.050

O que fiz de correto dessa vez:

Coloquei a levedura na agua previamente fervida, a 35graus, em um pote sanitizado e 30 min antes de usar coloquei açúcar invertido que tinha da outra cerveja, levedura cresceu, ativou!

O que tive dificuldades:
Durante a mostura ficava monitorando a temperatura, sempre marcava em torno de 65graus.
De repente, mesmo com panela desligada, fui medir estava em 70! - termômetro louco!

Coloquei mais água previamente filtrada fria e recirculei 2xs a cerveja aí a temperatura voltou a 65!

Ao final tentando minimizar perdas, adicionei água lavando grão antes da fervura e no fermentador, adicionei mais água após transferir. Mesmo assim creio que perdi mais que 1L

Enfim, agora é aguardar

Dando feed back.
Envasei hoje.
9dias
FG 1.014.
Esse S-04 é um monstro, Rsrs.
Agora vai ficar na garrafa.

Gosto, cor e cheiro estão sensacionais. Bastante café e nota de chocolate

Receitas para a próxima: IRA já estão em casa e vamo q vamo

1f845352278b8d74e35c6cd2413fd3e0.jpg
8ec56d0f259f623c115fb3f31c2273c1.jpg

Rendimentos ruim, 65%
Mas Biab né. Vou ver se consigo corrigir melhor na próxima, agora que comprei os ingredientes ao invés da receita pronta

Rendimentos ruim, 65%
Mas Biab né. Vou ver se consigo corrigir melhor na próxima, agora que comprei os ingredientes ao invés da receita pronta

Ola amigo, a sua perda foi devida ao trub? ou ainda na etapa da mostura/fervura?

Fiz minha primeira leva há cerca de 3 semanas, e tive problemas no calculo de perda do trub do fermentador, e tbm as perdas de medições com o densimetro. Minha eficiencia foi uma leva de 7.5L e esperava 10L. Estou acertando isso para as proximas brassagens.

Não sei se você já viu, mas tem dois videos no youtube da Acerva Pantaneira, de um workshop do BeerSmith. Achei muito interessante e me ajudou a melhorar meu setup do meu equipamento no programa.

Abraço e parabens pela cerveja.

Então, acho q foi um pouco de tudo.
No beersmith agora ele calcula para 11L

Tinha usado receita pronta

Só que o beersmith q tenho é para iOS, não tem todas as funcionalidades

Ejaculação precoce, abri antes da hora, mas está ótima. Falta carbonatar um pouco mais.
Mas gosto intenso de café e chocolate
É uma Stout, sem dúvida
494268e7262d3944b8e4745741315a81.jpg

Parabéns amigo, ficou com uma ótima aparência!!!

Vou fazer uma imperial stout na próxima brassagem, estou na ansiedade aqui...rs

abs

Ejaculação precoce, abri antes da hora, mas está ótima. Falta carbonatar um pouco mais.
Mas gosto intenso de café e chocolate
É uma Stout, sem dúvida
494268e7262d3944b8e4745741315a81.jpg

Back