• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

2a Brassagen: Witbier

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

anbes

Well-Known Member
Reaction score
27
Pessoal, satisfeito com a primeira leva da WeizzenBerger (aproveitei meu sobrenome, kkkk), parti para a versão belga - um receita do Lamas, a Lavoro, WitBier, modificado - trigo maltado, como a Weiss.

Até agora ok, notei a fermentação menos ativa que na Weiss - airlock reduziu atividade no 2o dia.

Única coisa é que OG ficou um pouco a baixo dos 1,052 definidos na receita, algo como 1,045

Bom, uma dúvida: por problemas de espaço estou aceitando sugestões de outros recipientes para maturação!

Colocar o balde na geladeira vai dar briga com a patroa, hehe.

Na Weiss eu esperei 15 dias no balde em temperatura ambiente e depois envasei!

To pensando em usar a mesm estratégia! O que pensam os nobres colegas!

Pessoal, arrumei um espaço da geladeira.
Então tirei o airlock, coloquei um papel alumínio tampando o buraco da válvula e enrolei com filme para evitar contaminação. E deixei na geladeira a 5graus
Testei a densidade, amadoramente, depois disso. Ainda não chegou lá: esta em 1,025, FG esperado é 1,015. Iniciei em 1.045. Deve chegar agora né?

Deixei no mesmo balde, pois no tenho outro e a possibilidade de contaminação trocando 3xs (panela e retorno ao balde) seria maior. Fora que ainda falta fermentar um pouco né?

Gosto da amostra está bem, esperado

Pessoal, arrumei um espaço da geladeira.
Então tirei o airlock, coloquei um papel alumínio tampando o buraco da válvula e enrolei com filme para evitar contaminação. E deixei na geladeira a 5graus
Testei a densidade, amadoramente, depois disso. Ainda não chegou lá: esta em 1,025, FG esperado é 1,015. Iniciei em 1.045. Deve chegar agora né?

Deixei no mesmo balde, pois no tenho outro e a possibilidade de contaminação trocando 3xs (panela e retorno ao balde) seria maior. Fora que ainda falta fermentar um pouco né?

Gosto da amostra está bem, esperado

Mas por que tirou o airlock?

Estranho essa fermentação primária ter terminado tão rápido, ainda mais sendo uma Weiss. Qual fermento você utilizou?
Eu fiz uma Witbier que ficou borbulhando por 10 dias sem parar, usando o WB-06 da fermentis.

A 5ºC não vai fermentar não... E pelo jeito a fermentação não acabou... Volta pra temperatura de fermentação!

Também fiz uma witbier na minha segunda brassagem e tive o mesmo comportamento: airlock parou de borbulhar rapidamente. O fermento que utilizei foi o S-33 e o balde está em temperatura controlada de 19º. Pensei em aumentar a temperatura para 20º ou 21º.

Agora não sei se o airlock não borbulhou por existir algum vazamento no furo do airlock ou no furo do poço termométrico.

Cara, se ainda tem oque fermentar e você quer que fermente, tire da geladeira!
Geladeira é somente quando cessou toda a atividade da levedura, se não quem vai fazer parar vai ser você e as garrafas serão um estouro!

A levedura a baixas temperaturas fica adormecida, mas quando você engarrafar será perigoso... da mais uns dias...

O problema maior é a falta de controle de temperatura que acaba por alguns fatores fazendo a levedura parar o metabolismo antes de acabar os açúcares. Ou seu mash foi de alguma forma errôneo e acabou com muitos infermentescíveis.

Dúvida: Densímetro ou Refratômetro?

Também fiz uma witbier na minha segunda brassagem e tive o mesmo comportamento: airlock parou de borbulhar rapidamente. O fermento que utilizei foi o S-33 e o balde está em temperatura controlada de 19º. Pensei em aumentar a temperatura para 20º ou 21º.

Agora não sei se o airlock não borbulhou por existir algum vazamento no furo do airlock ou no furo do poço termométrico.

Você não tinha densímetro? Airlock não mede nada =x

Sim, eu tenho densimetro. A cerveja foi pra fermentação no domingo com OG de 1047..ainda não fiz outra medição, farei amanhã. Se estiver abaixando é um sinal que a fermentação está rolando, certo?

Sim! Dá um tempo pra ela... chacoalha o fermentador pra subir um fermento...
Mas não vá pelo airlock não, os meus baldes não vedam muito bem então quase nunca borbulha forte xD

Outro detalhe: eu hidratei o fermento antes de colocar e segui o tópico do guenther!

Retomando o "meu" tópico, rsrs.

Usei densímetro

Tirei o airlock pois não caberia na geladeira E amadoramente eu só fiz a medição da densidade depois que já tinha posto para maturar.

Vou testar a densidade de novo, qualquer coisa volto a deixar mais uns dias na temperatura comum e depôs engarrafo.

Mesmo depois que fermentar, deixa maturar em uma temperatura entre 18-20 graus. Se tiver a intenção de fazer o cold crash, usa a geladeira.

Vc tem algum controle de temperatura?

Pessoal, o que ocorre se eu deixar a FG um pouco mais alta? Pensei na frase do Gunter: melhor terminar a cerveja e analisar depois o que errou do que ficar tentando "arrumar"

Por que no fim retirei da geladeira e vou esperar se "derrepetente" vai fermentar mais?? Passou 5 dias fermentando é mais 1sem maturando. Ponho para fermentar de novo? Sei que errei, mas estou sem fermento

Pessoal, o que ocorre se eu deixar a FG um pouco mais alta? Pensei na frase do Gunter: melhor terminar a cerveja e analisar depois o que errou do que ficar tentando "arrumar"

FG alta pode significar bombas. Pode ser que a hr que fizer a carbonatação elas fiquem com muita pressão e estourem. Por isso a preocupação.

Por que no fim retirei da geladeira e vou esperar se "derrepetente" vai fermentar mais?? Passou 5 dias fermentando é mais 1sem maturando. Ponho para fermentar de novo? Sei que errei, mas estou sem fermento

Deixa em temperatura ambiente, dá uma chacoalhada e vai pelo densímetro.
Provavelmente vai fermentar mais.

Bom, parece estar havendo atividade ainda. Uma vez que está há 2 dias fora, vou esperar mais

Pessoal. Esperei mais uns 4 dias. Densidade diminuiu muito pouco: FG 1022., esperado 1012.
Engarrafei mesmo assim. Diminui um pouco a dose de prime e a quantidade nas garrafas. Rezar para não criar dinamite, Rsrs.
Obrigado por tudo, relato resultado final.

Obs: reparei que a "lama" final estava bem mais rala que na outra receita, então pode ser que fermento realmente estava pouco, apesar de ter seguido a receita.
Além disso não gostei da "facilidade" de balinhas dos Lamas ao invés da glicose líquida! Muito trabalho para quebrar e colocar na cerveja sem encostar nas coisas já sanitizadas.

De modo geral, preciso aprender mais. Vamos ver como fica

Ahh, mais uma coisa. Tive muita perda. No fim renderam umas 11 garrafas apenas. Considerando que tive que testar 3 vezes!

Estou pensando em depois fazer uns upgrade no equipamento, mais um
Balde, talvez trocar o densímetro por um refratometro, mais econômico ao longo do processo

Ahh, mais uma coisa. Tive muita perda. No fim renderam umas 11 garrafas apenas. Considerando que tive que testar 3 vezes!

Balde, talvez trocar o densímetro por um refratometro, mais econômico ao longo do processo

Tem idéia de quantos litros vc tinha no fermentador? 11 garrafas dá menos de 7L, talvez vc tenha errado na lavagem ds grãos - mesmo que vc tenha testado 3x, a perda foi menos de 1 litro (supondo que vc use um densímetro e use 200ml em cada amostra).

Eu fiz Biab,
Esperaria uma
Perda de uns 20% mesmo.
Fiz para 10l.
Sei que rende de
8 a 9, em torno de 15 a 16 garrafas. Mas o que acontece é que, diferente da outra vez, eu não "inclinei" nem a panela, na hora de transferir o mosto, nem o balde, na hora de envasar. Mesmo sendo Biab, tinha ficado bastante sedimento.
O que acho que vou melhorar na próxima é colocar o saco com lúpulo tb durante a fervura, assim tenho um caldo mais limpo e posso me dar ao luxo de dar uma "inclinadinha",
Pq fica que 1L na panela, eu acho

Quer fazer um upgrade no equipamento? Pense na refrigeração da fermentação. Se está com espaço limitado, compre uma geladeira e coloque um controlador para a temperatura. Não tem mágica que melhore seu produto sem isso.

Latest posts

Back