• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

10 dias da brassagem e parece não ter fermentado

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

nuiquer

Member
Reaction score
1
Brassei uma primeira cerveja, uma APA, coloquei no fermentador sábado retrasado dia 03/6 e até hoje, 13/6 não fez bolhas no air lock, o que parece evidenciar que não fermentou? como conferir e possivelmente como consertar? o cheiro dela está maravilhoso, me ajudem por favor

Opa boa tarde cara. Dá uma olhada nos tópicos fixos da área de fermentação. Antes disso pega o seu densímetro e meça densidade da cerveja. Provavelmente atenuou...

Você vai ler muito isso aqui: airlock não é densímetro.

Provavelmente está vazando ar do seu fermentador. Por isso não há atividade no airlock.

Enviado de meu SM-A510M usando Tapatalk

Faça medição de densidade, como dito aqui em muitos tópicos, air lock é meramente visual. Se a densidade parar de diminuir (atenuar) e se manter estável por mais de 2 dias é a indicação de que sua fermentação terminou.

@nuiquer,

para tu ter uma ideia:
Fiz uma brassagem sábado de uma Cream Ale. Consegui uma eficiência maior e me sobrou 5l da lavagem que joguei para um segundo balde. Os dois baldes estão como o mesmo fermento. O balde com 20l hoje borbulha ainda vigorosamente. Já o balde com 5l nem com reza quer borbulhar. Com certeza ele está com algum vazamento, posto que tenho o mesmo mosto, o mesmo fermento, praticamente o mesmo pitch rate (particionei meu starter), mesma temperatura de fermentação (mesmo local), inclusive os dois baldes são idênticos.

Resumindo, use um densímetro para medir a fermentação. Air lock só serve para não deixar o ar externo ter contato com o interior do balde (e segundo minha teoria, ter seu líquido sugado quando vamos para o cold crash).

Back