• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

1° Brassagem - Belgium Pale Ale que virou uma extreme beer

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

tbsanchez

New Member
Reaction score
0
Fim de semana passado fiz minha primeira brassagem. Aproveito para dividir alguns erros e problemas que tive aqui no fórum, principalmente para outros iniciantes...

Usei o método BIAB em panela de 20L visando uma leva de 5L.
Fiz parada proteica (15°C@15min) e sacarificação(68°C@90min) e para enzimática (77°C@10min).
Não fiz lavagem, clarificação, filtragem nem nada adicional.

Bom vamos aos problemas que eu identifiquei no processo:

1) Adaptei a receita que tinha (usada em método com 2 panelas) visando leva de 20L, sem usar software, para meu eqto (BIAB) visando 5L. Simplesmente fiz regra de 3 e algumas simplificações.
Somente depois é que fui estudar um pouco o beersmith e aí simulando o que eu fiz (eqto e qtdes) vi que a cerveja não resultaria numa belgium. Pela simulação apenas a cor estaria no estilo.
A densidade inicial medida foi de 1095 sendo que pela receita se esperava algo como 1051. A explicação veio com a simulação no BS, que para o que eu fiz dava 1085, ou seja, pela minha receita (mal) adaptada já se esperaria uma OG alta mesmo.

2) Esqueci de fazer o whirlpool. Isso me gerou dificuldades na medição da OG e na trasfega da panela ao fermentador. Provavelmente foi trub ao fermentador, acima do normal;

3)Fazia muito calor no dia da brassagem assim, na hora de resfriar o mosto, mesmo usando chiller consegui baixar apenas para 35°C. Nesta temperatura, entre 30°C e 35°C, joguei o fermento direto no mosto. Assim além da temperatura inadequada ainda não reidratei o fermento. Com relação a temperatura já sei que a falha foi grave, quanto a reidratação tem muita gente que diz que não precisa e que não faz... talvez não seja um fator tão crítico;

4) Durante os processos de brassagem e fervura não fiz o controle dos volumes. Comecei com 7,5 litros de água e não sei quanto tem hoje no fermentador. Tenho uma ideia de quanto tem, mas certo mesmo vou saber apenas quando for envasar; Para próxima brassagem vou tentar controlar o volume em todas as etapas (até para ajustar melhor o BS) e, se possível, controlar a densidade tbm;

5) Meu principal erro foi/têm sido o controle de temperatura na fermentação. Desde a inoculação. Depois o fermentador (Balde 12L com ~4L) ficou numa bacia com água e uma garrafinha de gelo, mas o controle da temperatura foi péssimo, variando de 17°C a picos de 28°C ficou assim por 3 dias até eu montar um esquema melhor com isopor e cooler quando melhorou um pouco o controle da temperatura.
Pretendo melhorar ainda o sistema para que as próximas fermentações sejam mais estáveis e nas temperaturas adequadas

6) Hoje, com 5 dias, fiz a primeira medição de densidade. Deu 1022 (ABV=9,6%). Experimentei a cerveja e ela está com um gosto forte de álcool, queimando rsrs. Acredito que deve ser referente à temperatura inicial e dos 3 primeiros dias da fermentação quando o controle não foi o melhor possível além da própria receita que, ao adaptar (mal), já se esperava um grau alto (pelo BS dava 8,2°). Como diferenciar o alcool originado normalmente (previsto na receita, digamos assim) daquele originado pela fermentação em alta temperatura (indesejado)? Será que até o final da fermentação/maturação é possível suavizar este gosto de álcool?

Certamente tive outros "erros", mas listei aqui aqueles que eu mesmo já identifiquei.

O mais importante: vai sair cerveja!
Aprenda com seus erros, com certeza te ensinaram demais. Eu recomendo que você leia todos os posts fixos na área de Iniciantes, Geral e Fermentação.
Sobre os sabores, acho difícil a sensação de álcool não ficar aparente, mas provavelmente ela vai suavizar até o final da fermentação e com o tempo de maturação.
Você vai tentar clarificar a cerveja? Já que não fez filtração, recirculação, whirpool, etc. ela provavelmente vai ficar bem turva e se for no isopor vai ser difícil clarificar.
Espera alguém mais experiente dar uma ajuda maior, infelizmente não posso ajudar muito.

Amigo, só se aprende tentando! Que bom que reconheceu os erros e agora pode começar a bolar um plano para a sua próxima brassagem. Na minha primeira, mesmo após fazendo curso, lendo e vendo vídeos eu errei demais, faz parte do processo.

No mais, já compre uma caixa de aspirina. Com essa OG e fermentando em 28 graus vai ter muito álcool superior, vai ser dor de cabeça na certa, falo por experiência própria.

É preciso começar de algum lugar. Só faz cerveja boa quem faz cerveja.

Eu gosto de fazer cerveja de OG alta (1070 pra cima), e tomei muito alcool superior até entender as nuances das 'big beers'.

Sobre o controle de temperatura, é possível controlar a tempetura com precisão mesmo em uma caixa térmica. Fiz isso durante um ano sem maiores prejuízos. Dá uma olhada lá => http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405242

E, boas brassagens.

Vai sair cerveja, pode ter certeza! :mug: :mug: :mug: :mug:

O que eu recomendo é fazer uma secundária/maturação muito bem feita para tentar amenizar/corrigir esse alcool superior...tentar arredondar ao máximo isso aí!

Eu faço brassagens de saison (único estilo) sem controle de temperatura e vou maturando. Vou tirando porções ao longo do tempo para verificar se o gosto fica do jeito que desejo e, posteriormente, envase de acordo com o meu paladar.

Tenta ver se esta tática funciona! ;) :tank:

Quanto mais forte a cerveja, maior o tempo de maturaçao. Não desista desde já. Faça o primming, engarrafe e dê a ela uns 2 meses.

Ja tive uma leva dessas, logo inicio nas minhas primeiras brassagens, que achei que nao fosse ter salvaçao, até o dia em que encontrei uma garrifinha dela esquecida no fundo da geladeira meses depois. Não estava magnifica, mas tinha melhorado bastante.

Back