• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

1ª witbier

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

natysouza

New Member
Reaction score
0
Olá, pessoal, tudo bem?
Depois de fazer uma Ale e 3 IPAs, resolvemos fazer uma witbier. Peguei a seguinte receita:
20 litros de água
3,67kg malte pilsen
2,36kg malte trigo
0,37kg malte munich
0,26kg aveia em flocos
30g US Goldings - 60 minutos
33g casca de laranja - 5 minutos
10g semente de coentro - 5 minutos
Levedura M-21

As rampas:
10 min - 42ºC
30 min - 50ºC
50 min - 63ºC
10 min - 76ºC

Densidades estimadas: 1,049 e 1,012
IBU - 18

Vocês podem falar o que acham e dar sugestões?

Obrigada

Olá, pessoal, tudo bem?
Depois de fazer uma Ale e 3 IPAs, resolvemos fazer uma witbier. Peguei a seguinte receita:
20 litros de água
3,67kg malte pilsen
2,36kg malte trigo
0,37kg malte munich
0,26kg aveia em flocos
30g US Goldings - 60 minutos
33g casca de laranja - 5 minutos
10g semente de coentro - 5 minutos
Levedura M-21

As rampas:
10 min - 42ºC
30 min - 50ºC
50 min - 63ºC
10 min - 76ºC

Densidades estimadas: 1,049 e 1,012
IBU - 18

Vocês podem falar o que acham e dar sugestões?

Obrigada

Oi natyzouza,

A receita em si parece ok, modificaria apenas essas temperaturas de mosturação.

Deixaria uns 10 minutos no máximo a 52ºC, 30 é demais, vai acabar com a espuma da tua cerveja. Pode não parar nessa temperatura também e ir direto pra sacarificação.

Na sacarificação, em vez de 63ºC manteria um mínimo de 65ºC, por 60 minutos. Leva mais tempo pra converter completamente, a 63ºC. 65ºC ainda é uma temperatura baixa e vai gerar uma cerveja bem seca, se é o que vc quer, perfeito. Pessoalmente faço pelos 67ºC essa etapa nas wits.

Use 2 pacotes de levedura, reidratada, pra ter bons resultados.

Abraço

Olá natysouza,

Eu sempre uso uma quantidade considerável de trigo não maltado também, para não deixar a cerveja muito doce e deixar ela mais leve. BJCP recomenda 50% de não maltado, mas eu nunca arrisquei, uso em torno de 15% de trigo não maltado e mais 5% de aveia.

Entendi. Obrigada pelas sugestões.
Em relação ao fermento, a embalagem diz que um pacotinho dá para até 23 litros.
Mais uma questão, sobre a fermentação. Nas IPAs, costumo fazer de 7 dias. Li em alguns lugares que deixam as witbiers por 14 dias. A temperatura não muda muito, pois a levedura que comprei trabalha entre 18 e 25ºC.
No caso da maturação, são 12 dias nas IPAs e li para a witbier, 7 dias a 1ºC.
E isso mesmo?

Entendi. Obrigada pelas sugestões.
Em relação ao fermento, a embalagem diz que um pacotinho dá para até 23 litros.
Mais uma questão, sobre a fermentação. Nas IPAs, costumo fazer de 7 dias. Li em alguns lugares que deixam as witbiers por 14 dias. A temperatura não muda muito, pois a levedura que comprei trabalha entre 18 e 25ºC.
No caso da maturação, são 12 dias nas IPAs e li para a witbier, 7 dias a 1ºC.
E isso mesmo?

A questão da quantidade de fermento já foi bastante debatida. O consenso é que as indicações dos fabricantes são incondizentes com as indicações da literatura cervejeira. 1g/L de fermento seco pra Ales tende a gerar os melhores resultados.

Quanto ao tempo de fermentação: pré-determinar um tempo pra fermentação ocorrer não é a melhor forma de proceder. Sugiro que vc leia os tópicos fixos da área de Fermentação aqui do fórum, eles irão esclarecer o que eu disse e vários outros pontos.

Abraço

A questão da quantidade de fermento já foi bastante debatida. O consenso é que as indicações dos fabricantes são incondizentes com as indicações da literatura cervejeira. 1g/L de fermento seco pra Ales tende a gerar os melhores resultados.

Quanto ao tempo de fermentação: pré-determinar um tempo pra fermentação ocorrer não é a melhor forma de proceder. Sugiro que vc leia os tópicos fixos da área de Fermentação aqui do fórum, eles irão esclarecer o que eu disse e vários outros pontos.

Abraço

Eu li os tópicos, foram bastante esclarecedores em relação ao fermento e a fermentação. Obrigada!

Fizemos a brassagem. Não sei o que deu errado, a densidade ficou muito acima do esperado, em 1,061.
O grupo resolveu usar trigo não maltado, não sei se esta foi a diferença...
O malte munich fez a cor sair do tradicional, ficou levemente tendendo pro alaranjado claro, ao invés de amarelo. Tive a sensação que ele trouxe mais doçura ao mosto também. Não sei se estou errada. No mais, colocamos pra fermentar e vou analisando de agora em diante.

Se o volume ficou dentro do esperado, sua eficiência foi maior que a planejada.. considere isso na próxima brassagem..

A alteração de trigo maltado pra não maltado não gera essa diferença.

Quanto a cor, a fermentação tende a "diminuir" ela...

Back