• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

1ª Brassagem BIAB 20l - problemas

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kaiors

New Member
Reaction score
0
Olá colegas cervejeiros.

Após muita leitura do fórum e da ainda inacabada leitura do livro “How to Brew”, não consegui segurar a onda, brassei minha primeira leva no sábado passado 16/09/2017 (já havia ajudado um amigo em 2011, mas nem se compara).

Tive alguns problemas e agradeço se puderem me ajudar.

Receita American Blond Ale (receita pronta)/BIAB 20L

1- Meu resfriamento a gelo falhou miseravelmente e demorei 1h30 para conseguir baixar para 25 graus na parte de baixo da panela (área que tinha maior contato com o gelo/água e aprox 30 graus na parte superior, quando coloquei no balde e inoculei o fermento, pois já havia mais de 40 min que estava agindo. Estou com medo de ter ferrado tudo. (OG 1041)

2- Fermentação – Colei o sensor do termômetro na lateral do balde e isolei, conforme indicações do Gunther, e coloquei na minha geladeira as 00h30, no outro dia 10h30 a temperatura que marcada no balde estava 15,5º ao encostar no balde ele soltou uma borbulha no airlock. Levei para o isopor ontem 15h00 e hj meio dia estava 12,5º diminuí a quantidade de gelo. Posso ter estressado demais as leveduras e já ter cagado a cerva?

Fala companheiro cervejeiro! Tudo coisa simples!

1 - Eu fiz resfriamento a gelo/água durante muito tempo, em uma panela minha de 15L onde fazia levas de 10L. Como fazia: Em uma pia funda com tampa no ralo, colocava um pacotão de gelo (cerca de 5kg), colocava a panela cuidadosamente e preenchia o restante do volume da pia com água gelada (que já deixava no congelador desde manhã), ou seja, toda a área externa da panela ficava em contato com a água fria/gelo, não somente a parte de baixo. Descobri que, deixando para fazer o whirpool com a panela já dentro do gelo o resfriamento acelerava-se consideravelmente, pois o whirpool faz com que o mosto quente circule e tenha muito mais contato com a parte gelada das superfícies laterais, logo adotei o whirpool dessa forma como regra. Outra sacada é a pia ou recipiente onde está o gelo/água fria ter a possibilidade de renovação do gelo, sendo que no meu caso, bastava abrir a tampa da pia (q ficava na lateral, sem ter a panela por cima), daí quando atingia aprox. 40ºC, trocava o gelo por um novo (já estava derretido) até atingir 20~25ºC, mas essa última não é imprescindível. Saiba que resfriamento com agua fria/gelo é possível, só se atente para a forma como está fazendo. Essa OG de 1,041 era a prevista pela receita?

2 - Colar o sensor do termostato na parede do balde, no meio dele, e isolar com isopor e fita silver tape é uma boa (e barata) forma de alcançar mais precisão na sua temperatura de fermentação, ok. Se a temperatura do balde no outro dia estava a 15,5ºC qual foi a temperatura que vc colocou no termostato? Se foi próxima a 16ºC está ok, a inércia térmica da sua geladeira faz isso, dependendo do aparelho é mais ou menos. Encostar no balde e ele "soltar borbulha" no airlock é normal, sinal de que a fermentação já estava acontecendo e o espaço "vazio" já estava repleto de CO2, normal. Eu não substituiria uma boa geladeira com termostato por um isopor com gelo, jamais... Tire do isopor, volte para geladeira, coloque 18ºC no termostato, deixe assim por cerca de 5 a 7 dias, a partir daí suba 1ºC por dia até 25ºC e deixe nessa temperatura por pelo menos mais 1 dia para o repouso do diacetil, pronto, fermentação primária e secundária finalizadas.

Sobre estressar ou não a levedura... Então, é certo que vc operou a temperatura de uma forma errada, mas será que isso foi suficiente para estragar sua breja? Eu acho que não, mas só saberemos se vc levar esse projeto até o fim, conforme o figurino manda, fazendo todas as etapas normalmente, fermentação, maturação, primming, etc... Eu já fiz coisa pior, e não sobrou uma garrafa pra contar história, amigo bêbado é o que não falta.

Estragou nada! Tenho inclusive a impressão que errar a temperatura pra baixo mais adormece as leveduras que estressa. Pense assim, que elas tiraram uma soneca! :D

Sete esse termostato corretamente e manda bala. Vai sair cerveja aí, fácil. Provavelmente, se fizer tudo certinho agora, sem off flavor perceptível, se é que vai ter. Relaxa...

Fala companheiro cervejeiro! Tudo coisa simples!

1 - Eu fiz resfriamento a gelo/água durante muito tempo, em uma panela minha de 15L onde fazia levas de 10L. Como fazia: Em uma pia funda com tampa no ralo, colocava um pacotão de gelo (cerca de 5kg), colocava a panela cuidadosamente e preenchia o restante do volume da pia com água gelada (que já deixava no congelador desde manhã), ou seja, toda a área externa da panela ficava em contato com a água fria/gelo, não somente a parte de baixo. Descobri que, deixando para fazer o whirpool com a panela já dentro do gelo o resfriamento acelerava-se consideravelmente, pois o whirpool faz com que o mosto quente circule e tenha muito mais contato com a parte gelada das superfícies laterais, logo adotei o whirpool dessa forma como regra. Outra sacada é a pia ou recipiente onde está o gelo/água fria ter a possibilidade de renovação do gelo, sendo que no meu caso, bastava abrir a tampa da pia (q ficava na lateral, sem ter a panela por cima), daí quando atingia aprox. 40ºC, trocava o gelo por um novo (já estava derretido) até atingir 20~25ºC, mas essa última não é imprescindível. Saiba que resfriamento com agua fria/gelo é possível, só se atente para a forma como está fazendo. Essa OG de 1,041 era a prevista pela receita?

2 - Colar o sensor do termostato na parede do balde, no meio dele, e isolar com isopor e fita silver tape é uma boa (e barata) forma de alcançar mais precisão na sua temperatura de fermentação, ok. Se a temperatura do balde no outro dia estava a 15,5ºC qual foi a temperatura que vc colocou no termostato? Se foi próxima a 16ºC está ok, a inércia térmica da sua geladeira faz isso, dependendo do aparelho é mais ou menos. Encostar no balde e ele "soltar borbulha" no airlock é normal, sinal de que a fermentação já estava acontecendo e o espaço "vazio" já estava repleto de CO2, normal. Eu não substituiria uma boa geladeira com termostato por um isopor com gelo, jamais... Tire do isopor, volte para geladeira, coloque 18ºC no termostato, deixe assim por cerca de 5 a 7 dias, a partir daí suba 1ºC por dia até 25ºC e deixe nessa temperatura por pelo menos mais 1 dia para o repouso do diacetil, pronto, fermentação primária e secundária finalizadas.

Sobre estressar ou não a levedura... Então, é certo que vc operou a temperatura de uma forma errada, mas será que isso foi suficiente para estragar sua breja? Eu acho que não, mas só saberemos se vc levar esse projeto até o fim, conforme o figurino manda, fazendo todas as etapas normalmente, fermentação, maturação, primming, etc... Eu já fiz coisa pior, e não sobrou uma garrafa pra contar história, amigo bêbado é o que não falta.
Muito obrigado pela ajuda.

Vou melhorar o meu resfriamento, talvez compre um chiller devido ao pouco espaço no ap. Achei interessante a questão do Whirlpool no resfriamento.

A OG ficou dentro do estimado pelo beersmith.

Sobre a geladeira, não tenho controle de temperatura em graus e colocando ela no mínimo, o ar fica uns 10-12° e o balde estava baixando bastante quase chegando nessa faixa 12-13° por isso acabei colocando no isopor, com medo de ficar a temperatura muito baixa. Estou usando gelo artificial usado pra transporte de remédios, dura muito tempo e não gera tanta água, com um deles dentro do isopor já baixa para 16° durante umas 8h.

Mas é um filho, toda hora que passo no quarto vou olhar a temperatura kkk quero ver se consigo pegar algum projeto pra fazer um data logger e controlar melhor esse processo. Antes de investir mais em um frigobar ou geladeira.

Enviado de meu 2014819 usando Tapatalk

Puts Kaiors, sem controle de temperatura fica osso... Mas dá pra levar dentro do isopor com bastante cuidado sim, tente deixar a temperatura do líquido (dentro do fermentador) em 18ºC, pra isso, durante a fermentação, a temperatura ambiente deve ficar 3~5ºC mais baixa, visto que a fermentação gera calor (exotermia). O melhor nesse caso é fixar o termômetro na parede do balde (onde tem líquido em contato, do meio para baixo dele), isolá-lo com isopor/silvertape e acompanhar por aí.

Se quer comprar um chiller e tem pouco espaço, pense em um chiller de placas... É caro, mas o custo benefício é bem legal. Um chiller de contra fluxo de 6~7 metros de cobre também é uma ótima pedida, mais barato e mais fácil de sanitizar e deixando o fluxo de mosto bem lento consegue-se o mesmo resultado (ou melhor) de um chiller de placas de tamanho equivalente. Segue link:
[ame]https://www.youtube.com/watch?v=eakk-oK7TeA&t=111s[/ame]

Back