• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

é possivel eliminar o WHIRLPOOL?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ferorsan

Well-Known Member
Reaction score
68
Oi Pessoal bom dia.
Tenho lido alguns posts antigos e visto que alguns colegas cervejeiros relatam uma certa dificuldade em acertar no WHIRLPOOL.
Minha pergunta: Porque não filtrar o mosto? Seria por problemas de contaminação?

Porque pergunto sobre filtragem:
Como minha esposa é veterinária, tenho acesso a um auto-clave. Existe um tecido chamado “frauda cirurgica” que geralmente é usado para contenção de hemorragias entre outros. É um tecido que lembra muito fraudas de pano.
Olha pode ser viagem total mas Pensei em fazer um filtro para o mosto após fervura, utilizando este pano esterelizado no auto-clave como coador, eliminando assim a fase de WHIRLPOOL, pois todo o trub iria ficar no pano...
O que acham? É uma ideia viável ou estou viajando na maionese?

Abçs

Oi Pessoal bom dia.
Tenho lido alguns posts antigos e visto que alguns colegas cervejeiros relatam uma certa dificuldade em acertar no WHIRLPOOL.
Minha pergunta: Porque não filtrar o mosto? Seria por problemas de contaminação?

Porque pergunto sobre filtragem:
Como minha esposa é veterinária, tenho acesso a um auto-clave. Existe um tecido chamado “frauda cirurgica” que geralmente é usado para contenção de hemorragias entre outros. É um tecido que lembra muito fraudas de pano.
Olha pode ser viagem total mas Pensei em fazer um filtro para o mosto após fervura, utilizando este pano esterelizado no auto-clave como coador, eliminando assim a fase de WHIRLPOOL, pois todo o trub iria ficar no pano...
O que acham? É uma ideia viável ou estou viajando na maionese?

Abçs

Mais ou menos, porque o whirpool ajuda na formação do trub que é composto também por proteínas que se coagulam no coldbreak, então acho que essas proteínas passariam. Mas daria pra eliminar essas proteínas em excesso depois no coldbreak após a fermentação.

O maior problema imagino ser sanitização, e talvez custo desses filtros aí. Mas se tem um autoclave pode resolver a sanitização, acho que a tentativa sempre é válida. E o whirpool não é tão difícil assim, normalmente mais fácil que ter todos esses apetrechos, por isso é o mais utilizado.

é possível, mas eu acho que seu processo vai dar mais trabalho que um whirpool razoavelmente bem feito. Tenho uma certa aversão à filtragem de cerveja caseira, pois sempre existem processos mais simples com resultados similares (filtragem inicial usando a cama de grãos, Whirpool no final da fervura e gelatina na clarificação, por exemplo)

O que a maioria do pessoal reclama em relação ao cone de trub (resultado do whirpool) na verdade NÃO É TRUB. É cold break. Logo que são alertados e entendem a diferença, vêem que seu whirpool é sim eficiente e que o cone de trub está lá, escondido embaixo do cold break. Nas minhas primeiras brassagens, cansei o braço fazendo whirpool e também pensei que não estava funcionando, até descobrir que o que me incomodava era o cold break, e que não tem maiores problemas levá-lo ao fermentador (acabei de escrever um post sobre isso)

Dá uma olhada aqui:
http://www.homebrewtalk.com.br/showpost.php?p=5103889&postcount=8
e nos 2 links relacionados no post.
São bem esclarecedores, e desmistificam o eterno whirpool que não funciona.

Se fosse eu, continuaria com o whirpool. Simples e eficiente

Cansei das vezes que esqueci de fazer o whirlpool. Na minha experiência noto que o tempo que levo pra resfriar a cerveja com a serpentina, é o tempo que leva para a "polpa da cerveja" sedimentar. Nunca tive problemas com as minhas cervejas (minha opinião).

@fe900571

Sem dúvida os fragmentos do lúpulo vão decantar. Afinal, o que faz decantar não é o whirpool em si. A função do whirpool é só centralizar o trub, fazer o famoso cone. Com isso tu consegue aproveitar melhor o mosto das bordas, maximizando a "extração" e minimizando a quantidade de fragmentos.

Ao levar o mosto para o fermentador, se abrir a torneira da panela depois do cone de trub formado.... não vai bagunçar tudo de novo? ou a melhor maneira de transferir para o Fermentador é via sifonagem?

Ao levar o mosto para o fermentador, se abrir a torneira da panela depois do cone de trub formado.... não vai bagunçar tudo de novo? ou a melhor maneira de transferir para o Fermentador é via sifonagem?

É melhor com o sifão. Melhor ainda se for auto sifão :)

Qual a diferenca de usar sifao ou torneira? Os dois nao vao ta puxando liquido do mesmo jeito?

Primeiramente tem que ter em mente que o que se forma durante o whirpool é o cone de lúpulo, apenas isso e nada mais.

O whirpool não auxilia diretamente na coagulação de proteínas (o cold break), que também não forma cone porque são colóides com sulubilidade baixa, mas muito maior do que partículas de lupulo.

Dito isso, tanto faz se fizer sifão ou abrir torneira. O cone de lúpulo não vai se desmanchar tão facilmente. Apenas evite de ter uma vazão de saída muito forte, daí pode ser que desfaça o cone, sugando junto pela valvula.

Fora isso, se quer deixar todo ou parte do cold-break na panela também, vai ter que deixar o mosto parado por um tempo, sem agitação. Ele se desfaz e facilmente volta a ficar misturado com o mosto, com pouca agitação. Porém não é substancialmente necessário deixá-lo na panela.

Abraço

Back