whirfloc x lupulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ricardo-Pozza

Well-Known Member
Joined
Jul 27, 2017
Messages
97
Reaction score
26
Usei a primeira vez uma pastilha de whirfloc para 20 litros,(de acordo com o fabricante), de uma american larger. Coloquei ela nos 15 minutos finais. 5 minutos depois coloquei 20 gr de saaz, e poco tempo depois apareceu uma nata marrom esverdeada por cima a qual tirei. A cerveja saiu limpida e cristalina mas a minha pergunta é a seguinte:
Será que por eu ter jogado o lupulo logo apos o whirfloc ele logo foi absorvido? Será que adiantou eu ter jogado o lupulo neste tempo ou joguei a toa ja que parece que o whifloc ja o transformou em sedimento?
Quando eu fizer uma ipa com bastante aroma , a adição tardia de lupulo vai ser comprometida pelo whirfloc?
 
Nunca ouvi falar do whirlfloc afetar o lupulo. Sugiro adicionar cada ingrediente no momento certo e nao retirar o que flutuar. Provavelmente retirou boa parte do lupulo que tinha acabado de colocar.
Abraço!
 
Nunca ouvi falar do whirlfloc afetar o lupulo. Sugiro adicionar cada ingrediente no momento certo e nao retirar o que flutuar. Provavelmente retirou boa parte do lupulo que tinha acabado de colocar.
Abraço!
A "nata esverdeada" que removel eram os óleos do lupulo. A espuma que devemos remover e a que se forma no início da fervura (alguns dizem ate que e desnecessário sua remoção) depois que começamos a adicionar os lupulos não removendo mais espuma nenhuma.

André Wenderosck
 
Quais as vantagens em retirar a espuma inicial?
Abraço!
Pelo que já li uns devido ao dms, pra evitar efeito tampão e "entornar o caldo" Na feevura e outros afirmam que não há necessidade, pois o tempo de fervura vai evaporar o dms dessa espuma inicial de qualquer forma.

André Wenderosck
 
A "nata esverdeada" que removel eram os óleos do lupulo. A espuma que devemos remover e a que se forma no início da fervura (alguns dizem ate que e desnecessário sua remoção) depois que começamos a adicionar os lupulos não removendo mais espuma nenhuma.

André Wenderosck

É, vejo que tenho muito a aprender. Ja li um post tambem que não ha tanta necessidade de usar o whirflock pois na fermentação a cerveja turva de novo. E isso aconteceu mesmo, pois quando tirei ela da fervura estava limpida e cristalina, agora quando fui fazer a primeira medida da fg, ja começou a turvar de novo. Acham melhor usar a gelatina no final da maturação. vou tentar isso na proxima!
 
Provavelmente ela estava turva quando mediu a FG por causa da levedura em suspensao. Depois que fermentar e deixar uns dias a ~0C ela limpa de novo. Nunca usei gelatina.
 

Latest posts

Back
Top