Problema no controle da temperatura do Mash

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PedroCassella

Member
Joined
Dec 16, 2015
Messages
22
Reaction score
0
Notei uma queda na qualidade das minhas levas e, pelas duas últimas brassagens, estou achando que o problema está no controle da temperatura do mash. Não sei se o problema está no meu fogareiro, caldeirão ou termômetro. O meu procedimento é comum para o início: esquento a água na panela com o bazooka e quando estou na temperatura correta, despejo o malte moído e mexo bem. Antigamente caía na temperatura correta (66, 67 ou 68C normalmente) e somente ia ligando o fogo para controlar a temperatura, sempre com leituras consistentes do termômetro e com bastante facilidade (a temperatura não caía mais de um grau). O que tem acontecido é que ao medir a temperatura em diferentes pontos da panela eu obtenho medidas muito diferentes. Obviamente que ao ligar o fogo a região logo acima e adjacente ao bazooka estarão mais quentes. Mas a diferença que eu falo é mesmo após misturar bem o mosto e mesmo após vários minutos depois de ter desligado o fogo. Anexei uma foto pra dar pra entender melhor. Na minha última cerveja, uma Irish Red Ale, eu obtive leituras (no mesmo momento) de 65 a 69C. Isso nos diferentes pontos que eu mostro na foto. isso é muito estranho e nunca aconteceu antes. O mais estranho é que depois de mexer bastante as leituras permutam. Melhor dizendo, os pontos mais quentes e mais frios trocam. Estou um pouco desconfiado deste termômetro, coloquei uma foto para vocês verem o modelo. É do tipo espeto. Isso já aconteceu com alguém antes? Alguma sugestão de equipamento ou técnica para contornar o problema? Ambos funcionavam muito bem até pouco tempo atrás, mas já é a segunda brassagem que acontece isso. Obrigado.
 

Attachments

  • termmetro-culinario-digital-mod-tp-3001-tipo-espeto-5689-MLB4976630065_092013-F.jpg
    termmetro-culinario-digital-mod-tp-3001-tipo-espeto-5689-MLB4976630065_092013-F.jpg
    35.1 KB · Views: 53
  • 2015-07-16 20.38.25.jpg
    2015-07-16 20.38.25.jpg
    220.4 KB · Views: 63
Esse eh um termômetro culinário. Utilizo um destes também, além de outros 2... Digital eh sempre preciso mas cheio de mania e urgência. Tente utilizar um analógico, cervejeiro. Este será menos imediato e você verá que depois de mexer a temperatura fica homogênea. Neste digital se mergulhar a haste, depois mudar de local com menos contato resultará nessa diferença. Ou mergulhe e deixe um minuto lá. Pois a temperatura vai percorrer toda haste e só aí chegar até o sensor.

Outra solução boa eh fazer a recirculação algumas vezes e medir a temperatura de saída do mosto, assim você obterá a leitura correta, mergulhando o termômetro digital no caneco.

Principalmente se você liga o fogo para corrigir, assim já manda líquido quente para camada mais de cima dos grãos e não deixa a coisa desandar :)
 
Fala Gustavo. Obrigado pela resposta. Eu já estava planejando investir em um termômetro analógico cervejeiro mesmo. A dica de recircular também é boa, eu fazia somente a recirculação depois de converter todo o amido. Mas me preocupo de não resolver o problema. Veja bem, entendo as limitações que você falou do termômetro digital, mas acontece que encontrei essa diferença grande de temperatura somente deslocando um pouco para o lado o termômetro (já estava parada a leitura), por exemplo mudando da posição 1 para 4 ou 2 para 3, sem mesmo mudar a profundidade da haste do termômetro no mosto. Somente de deslocar, como falei, de 1 para 4 ou 2 para 3 o termômetro já começava a variar, e o pior, bastante (até 4 graus). E é muito estranho esses "pontos quentes" mudarem a medida que eu mexo o mosto porque do contrário poderia achar que é minha panela ou fogareiro. O que não entendo é que meu processo e equipamento funcionavam muito bem até pouco tempo atrás. Tinha um controle muito bom da temperatura do mash. O que variou também, não sei se influencia muito, é que nestas últimas duas brassagens que deu esse problema, estava bastante frio por aqui. Nunca tinha feito nesse tempo (faço cerveja só faz um ano mais ou menos).
 
Pedro, então temos algumas coisas rolando.
Eu poderia citar: quanto de água tem na sua sacarificação? Pode ser que com um pouco menos de água (eu uso 2L/kg de grão), os grãos não ficaram submersos e sim só molhados. Aí pode variar mesmo de um lugar para outro.
Você tinha recém corrigido a temperatura ligando o fogo? Talvez isso também possa ter dado uma aquecida de forma desuniforme.
Faz o teste com a recirculação. Além de ter uma leitura precisa, o resultado eh melhor que apenas revirar o mosto. Fazendo com que o mosto quente tenha contato com todos os grãos.

Boa sorte aí ;)
 
Pedro, então temos algumas coisas rolando.
Eu poderia citar: quanto de água tem na sua sacarificação? Pode ser que com um pouco menos de água (eu uso 2L/kg de grão), os grãos não ficaram submersos e sim só molhados. Aí pode variar mesmo de um lugar para outro.
Você tinha recém corrigido a temperatura ligando o fogo? Talvez isso também possa ter dado uma aquecida de forma desuniforme.
Faz o teste com a recirculação. Além de ter uma leitura precisa, o resultado eh melhor que apenas revirar o mosto. Fazendo com que o mosto quente tenha contato com todos os grãos.

Boa sorte aí ;)

2L/Kg???

E eu que pensava que 2,7 éra pouco...

Cara, parte pra 2,8-3
 
Depende da receita, depende do que se usou de grãos, as vezes muita água deixa as enzimas dispersas e prejudica a conversão. Mas tu tá certo Daniel, não tem nada de errado usar de 2 a 4 litros por kg.

Cada cervejeiro com suas técnicas.
 
Eu usei 2,5 L/Kg. Os grãos ficaram submersos sim. Mas até faz sentido, porque adotei 2,5 nestas duas receitas que tiveram problema. Antigamente usava uns 4 L/Kg. Mas então acho que fazendo a recirculação, investindo num termômetro cervejeiro (afinal de contas custa uns 40-50 reais) e trabalhando com um mosto mais diluído eu devo conseguir um controle melhor. Obrigado pelas respostas.
 

Latest posts

Back
Top