Problema com a densidade

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

spirito

Member
Joined
Oct 8, 2015
Messages
23
Reaction score
1
Boa noite a todos! Domingo fiz minha primeira brassagem depois de 4 anos parado. Calculei tudo no beersmith para fazer uma APA. Medi o OG antes da fervura e deu 1040, conforme o beersmith tb calculou. Começou aí o problema... após a fervura medi novamente e manteve nos mesmos 1040, sendo que a lógica seria aumentar já que há perda de água. Mantive o controle de toda fervura em 100º... será que deveria ter feito uma fervura mais vigorosa? Hj dois dias de fermentação fui conferir a densidade e mantem os mesmos 1040, sendo que meu airlock está borbulhando, pouco mais está. Sei que dois dias ainda é pouco mas estou com aquela pulga atrás da orelha do que possa ter acontecido.
 
Boa noite a todos! Domingo fiz minha primeira brassagem depois de 4 anos parado. Calculei tudo no beersmith para fazer uma APA. Medi o OG antes da fervura e deu 1040, conforme o beersmith tb calculou. Começou aí o problema... após a fervura medi novamente e manteve nos mesmos 1040, sendo que a lógica seria aumentar já que há perda de água. Mantive o controle de toda fervura em 100º... será que deveria ter feito uma fervura mais vigorosa? Hj dois dias de fermentação fui conferir a densidade e mantem os mesmos 1040, sendo que meu airlock está borbulhando, pouco mais está. Sei que dois dias ainda é pouco mas estou com aquela pulga atrás da orelha do que possa ter acontecido.

Densímetro ou refratômetro?
 
Boa noite a todos! Domingo fiz minha primeira brassagem depois de 4 anos parado. Calculei tudo no beersmith para fazer uma APA. Medi o OG antes da fervura e deu 1040, conforme o beersmith tb calculou. Começou aí o problema... após a fervura medi novamente e manteve nos mesmos 1040, sendo que a lógica seria aumentar já que há perda de água. Mantive o controle de toda fervura em 100º... será que deveria ter feito uma fervura mais vigorosa? Hj dois dias de fermentação fui conferir a densidade e mantem os mesmos 1040, sendo que meu airlock está borbulhando, pouco mais está. Sei que dois dias ainda é pouco mas estou com aquela pulga atrás da orelha do que possa ter acontecido.
Grande chance de haver algum problema com o seu densímetro ou com a forma que está utilizando já que seria fisicamente impossível perder X litros de água durante a fervura e a densidade continuar igual.

Abraço,
 
Grande chance de haver algum problema com o seu densímetro ou com a forma que está utilizando já que seria fisicamente impossível perder X litros de água durante a fervura e a densidade continuar igual.

Abraço,

Pois então... por isso disse estar com a pulga atrás da orelha... :confused::confused::confused: Meu densimetro eu uso penso eu corretamente... encho a proveta que tenho de 250ml com uns 180 a 200 ml e coloco o densimetro que flutua de acordo com a densidade. O que realmente acontece é que como disse tinha uns 4 anos que não o utilizava mas fiz teste com água destilada e ele marca 1000 cravado... logo penso eu que esteja correto.

Única coisa que fiz diferente foi utilizar hop bag, o que reduziu bastante meu trub... na vdd quase não teve, mas penso eu que isso não mudaria em nada a densidade.
 
Será que você não fez a correção de temperatura de forma equivocada?

Eu medi o FG assim que terminei de resfriar o mosto e estava passando ele para o fermentador... tava em torno de uns 32ºC.
 
Pois então... por isso disse estar com a pulga atrás da orelha... :confused::confused::confused: Meu densimetro eu uso penso eu corretamente... encho a proveta que tenho de 250ml com uns 180 a 200 ml e coloco o densimetro que flutua de acordo com a densidade. O que realmente acontece é que como disse tinha uns 4 anos que não o utilizava mas fiz teste com água destilada e ele marca 1000 cravado... logo penso eu que esteja correto.

Única coisa que fiz diferente foi utilizar hop bag, o que reduziu bastante meu trub... na vdd quase não teve, mas penso eu que isso não mudaria em nada a densidade.

E as correções de temperatura nas medições?
Você chegou a medir quanta água perdeu nessa fervura?
 
E as correções de temperatura nas medições?
Você chegou a medir quanta água perdeu nessa fervura?

Entrei na fervura em torno de 36 lts e devo ter transferido pro fermentador uns 27 lts, ja que ele é de 30lts e o head space foi pequeno... Eu realmente não sei o q está acontecendo, sobretudo que de domingo pra ontem não atenou nada apesar de estar borbulhando e o líquido está gazeificado.
 
Eu medi o FG assim que terminei de resfriar o mosto e estava passando ele para o fermentador... tava em torno de uns 32ºC.

Deve fazer a correção da temperatura. Existem diversas calculadoras na net pra isso.

Os densímetros normalmente são calibrados a 20c.

Portanto há diferença e quanto mais distante dos 20c, maior será a diferença.
 
Deve fazer a correção da temperatura. Existem diversas calculadoras na net pra isso.

Os densímetros normalmente são calibrados a 20c.

Portanto há diferença e quanto mais distante dos 20c, maior será a diferença.

Entendi... sabe me indicar algum site que tem esse tipo de calculadora? No Beersmith tem?
 
Entendi... sabe me indicar algum site que tem esse tipo de calculadora? No Beersmith tem?

No menu "Ferramentas" do Beersmith tem uma opção "Ajuste no densímetro" ou algo parecido. Ali você coloca a temperatura de calibração do densímetro (aqui no Brasil o padrão é 20ºC), a temperatura de leitura do mosto e a densidade medida. Com esses dados ele te informa a densidade correta.

De qualquer forma, você deve ter tido uma OG de aproximadamente 1.053, já que você tinha cerca de 36 litros a 1.040 (supondo que a sua leitura pré-fervura foi correta) e acabou com uns 27 litros no fermentador.

Como a densidade total não se altera na fervura, é só calcular 36 (litros) x 40 (densidade pré-fervura) e dividir o resultado por 27 litros (que foi o seu volume final).
 
Back
Top