Primeira leva - No meio do processo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

diegooo

Well-Known Member
Joined
Dec 23, 2015
Messages
153
Reaction score
43
Olá, pessoal!

Ontem fiz a minha primeira cerveja, se é que poderei chamar de cerveja. É uma receita da Lamas, comprei o kit Porcaria para 5 litros e estou usando o sistema BIAB, dada a limitação de espaço.

No geral, acho que acertei mais do que errei. Li muito antes e elaborei um fluxograma para me ajudar a não ficar tão perdido na hora da execução.

Os erros que identifiquei até o momento foi ter começado com 7 litros de água (para uma panela com 8,7L de capacidade máxima), e, obviamente, ao colocar o malte, começou a transbordar.

Usei um ebulidor de 1000 W para me ajudar a atingir a temperatura, mas depois fiquei só com o fogão (que é fraco pacas e mesmo assim deu conta do recado).

Outro erro foi ao tentar atingir a temperatura de fervura, com o fogão e o ebulidor o mosto entrou em ebulição e acabou derramando um pouco. Talvez seja o caso de desligar o fogão por volta dos 80ºC e continuar só com o ebulidor.

Mas meu maior problema, definitivamente, foi com o resfriamento após a fervura. Pensei que o gelo que tinha feito seria suficiente para diminuir a temperatura; ledo engano, e com a noite quente de Sampa (por volta dos 25ºC, a temperatura estabilizou em 31ºC e não descia de forma alguma. Como na receita do Lamas mencionava baixar a temperatura para pelo menos 30ºC, acabei jogando o fermento (que já estava hidratando há quase uma hora - por conta dessa demora no resfriamento, li que o ideal é 30 minutos de hidratação) e torci!

Bom, o airlock deu uma borbulhada hoje, mais ou menos 3 bolhas a cada 2 segundos, mas agora, pouco mais de 18 horas desde a inoculação, já está bem devagar. Talvez seja por conta da temperatura em que acrescentei o fermento, li diversos posts do Tiago e do Guenther dizendo que deveria ter começado a 18ºC (talvez 16ºC), caso contrário a fermentação duraria 1-2 dias e com a produção de alguns off-flavours (por exemplo, aquele gosto amanteigado que esqueci o nome), mas simplesmente não descia a temperatura...

Para não errar da próxima vez, não sei se entendi certo no post de iniciante, mas eu poderia transferir do caldeirão para o fermentador e colocar o fermentador na geladeira antes de inocular o fermento? É isso mesmo? Sempre li sobre chillers e imersão em gelo, não sei se entendi corretamente.

Outra coisa que li e não consegui entender é sobre o "chill haze" (não sei se escrevi certo), que é aquela diminuição da temperatura até 0ºC para clarificar a cerveja. Para quem não tem uma geladeira dedicada, como a gente pode fazer isso? Colocar no freezer (se couber) por algum tempo e depois retirar antes que congele?

Por último, também uma pergunta bem recente que o Tiago recomendou a leitura de um tópico iniciante, mas ali não encontrei a resposta, é a questão de um colega que perguntou como fazer para realizar o envase se só temos um fermentador? Foi discutido que não era interessante usar a panela de alumínio pelas dificuldades de sanitização, então, é quase imprescindível uma outra panela para o envase, correto?

Desculpe se as perguntas são repetitivas, tentei procurar no fórum mas às vezes os tópicos acabavam trocando o assunto, então não é tão fácil encontrar a informação, embora tenha buscado por elas.

Abs,
Diego
 
Se a largura da panela for suficiente pra pegar pelo menos duas bocas do fogão não vejo necessidade de usar o ebulidor e o fogão ao mesmo tempo, ou um ou outro já basta para levas de 5L.
Para engarrafar você pode usar o próprio fermentador desde que tenha uma válvula embaixo mas aí você tem que por o açúcar do priming em cada garrafa, o ideal é ter dois recipientes mesmo para você poder purgar o fermento e misturar o açúcar. Se quiser usar a panela até pode sim, nessa panela pequena é fácil antes ferver água dentro dela por alguns minutos, assim estará esterilizada, problema mesmo é quando se está lidando com levas de maior volume, pra 5 Litros é tranquilo.
 
Ah, sobre o resfriamento se não conseguiu chegar a 18 graus coloque na geladeira sem o fermento até conseguir, deixe pra hidratar o fermento somente depois assim não terá esse problema de passar dos 30min. Tome cuidado com a diferença de temperatura entre o mosto e o fermento ao inocular, uma diferença de mais de 8 graus não é recomendável(segundo o livro Yeast), levando em conta que quando hidratamos o fermento o fazemos a uma temperatura mais alta próximo aos 40 graus.
 
Opa, valeu pelas dicas, Cleber.
O fogão tem bocas afastadas, então não conseguiria pegar duas para evitar o ebulidor. Mas essa parte Até que foi tranquila, na próxima tomarei o devido cuidado quando o mosto estiver quase fervendo.
Bom, realmente não sabia que podia levar o fermentador para a geladeira, achei que pudesse contaminar lá, mas da próxima vez usarei isso como plano B.
E vou comprar o balde para envase mesmo, acho que seria economia pouca a toa.
Em relação à hidratação do fermento, posso fazer com a temperatura da água em 40 graus como você mencionou? Não tem que ser abaixo dos 30 graus para não ter problema?
Por último, como você faz aquela baixada na temperatura Até 0 grau para clarificar a cerveja? Freezer ou bastante gelo ao redor do balde dá conta? Não tenho a menor idéia de alcance de temperatura rsrs
Valeu, Abraços e feliz natal!
 
Opa, valeu pelas dicas, Cleber.
O fogão tem bocas afastadas, então não conseguiria pegar duas para evitar o ebulidor. Mas essa parte Até que foi tranquila, na próxima tomarei o devido cuidado quando o mosto estiver quase fervendo.
Bom, realmente não sabia que podia levar o fermentador para a geladeira, achei que pudesse contaminar lá, mas da próxima vez usarei isso como plano B.
E vou comprar o balde para envase mesmo, acho que seria economia pouca a toa.
Em relação à hidratação do fermento, posso fazer com a temperatura da água em 40 graus como você mencionou? Não tem que ser abaixo dos 30 graus para não ter problema?
Por último, como você faz aquela baixada na temperatura Até 0 grau para clarificar a cerveja? Freezer ou bastante gelo ao redor do balde dá conta? Não tenho a menor idéia de alcance de temperatura rsrs
Valeu, Abraços e feliz natal!
Diego, de uma lida neste tópico sobre hidratação do Guenther http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403083&highlight=hidratar&page=9 .
Quanto a abaixar a temperatura a zero graus pra clarificar, pra mim é mais uma questão de gosto, você pode usar gelatina inclusive. Eu não faço questão de que a cerveja fique clarificada. Eu baixo a temperatura sim mas não a zero graus, deixo uns 2 dias para purgar o fermento e envasar. Deixando a cerveja gelada seja na garrafa ou no barril ela vai clarificando com o tempo. Tenho conseguido ultimamente que a cerveja fique mais clarificada aumentando o tempo de fervura, isso ajuda também a diminuir o DMS.
 
Entendi. Eu queria aproveitar para fazer todas as etapas "corretamente" só para conhecer o processo todo, inclusive penso em usar a gelatina também para ver como funciona, além de tentar fazer esse chill "algo". Prefiro errar tudo de uma vez só para conhecer as etapas. Como você faz para abaixar a temperatura, você tem geladeira própria ou coloca por um tempo no freezer evitando deixar a cerveja congelar? Abs.
 
Entendi. Eu queria aproveitar para fazer todas as etapas "corretamente" só para conhecer o processo todo, inclusive penso em usar a gelatina também para ver como funciona, além de tentar fazer esse chill "algo". Prefiro errar tudo de uma vez só para conhecer as etapas. Como você faz para abaixar a temperatura, você tem geladeira própria ou coloca por um tempo no freezer evitando deixar a cerveja congelar? Abs.
Acho legal que você experimente mesmo as técnicas e, assim, vai aprimorando a sua.
Quanto ao refrigerador eu adaptei uma geladeira com um termostato. Me arrependi pois não precisaria ter mexido nela se fizesse algo como nesse esquema do Lamas http://www.lamasbier.com.br/2014/10/como-ligar-o-controlador-de-temperatura.html, desse jeito não é preciso mexer em nada, se você tiver alguma geladeira velha que possa usar dá pra fazer.
 
Valeu pela ajuda, Cléber!
Hoje faz seis dias em que começou a fermentação. Ontem de manhã deu uma FG de 1026, sendo que o esperado era de 1018. Vou ver como está hoje à noite, se estiver a mesma coisa talvez eu coloque um pouco mais de fermento hidratado para tentar derrubar um pouco essa FG.
Abraços!
 
Valeu pela ajuda, Cléber!
Hoje faz seis dias em que começou a fermentação. Ontem de manhã deu uma FG de 1026, sendo que o esperado era de 1018. Vou ver como está hoje à noite, se estiver a mesma coisa talvez eu coloque um pouco mais de fermento hidratado para tentar derrubar um pouco essa FG.
Abraços!

Antes de colocar mais fermento, você pode tentar outras técnicas:

1) Sacudir o balde para colocar mais fermento em suspensão

2) Elevar a temperatura em 1 ou 2 graus

3) Ter mais paciência, 6 dias é muito pouco para deduzir que a fermentação "empacou" :)
 
Olá, Antônio.
Sobre as suas sugestões, creio que a única que poderia me ajudar seria a de sacudir o balde para colocar mais fermento em suspensão.
Isso porque meu balde fermentador já está em temperatura ambiente (aqui em São Paulo tem estado bem quente nos últimos dias já), então creio que seria difícil aumentar mais a temperatura.
Sobre a interrupção da fermentação com 6 dias, na verdade pretendo me basear nas medidas do densímetro. Ontem pela manhã indicou a FG de 1026, se eu medir novamente hoje à noite e mantiver a FG de 1026 posso entender que a fermentação encerrou?
Acho importante esclarecer que inoculei o fermento já numa temperatura relativamente alta (por volta dos 30°C, uma vez que não tinha mais gelo para abaixar a temperatura - falha minha - e estava bem quente naquela noite), o que pode ter resultado em uma fermentação "precoce" que irá castigar a minha cerveja com alguns off flavours.
Abs!
 
Fala diego, blz? Estou na minha segunda brassagem usando o mesmo kit de 5 L do Lamas! Qual a cerveja que vc está fazendo?
Achei o kit bem interessante mas a coisa ruim é produzir pouca cerveja.

Vi sua dúvida para engarrafar e fazer o chill haze. Fiz uma receita de trigo do lamas e ela ficou bem turva depois da fermentação e maturação. Coloquei então o fermentador na geladeira e depois de 3 dias a coloração mudou muito. Ficou bem mais clara.

Engarrafei diretamente do fermentador com balas de carbonatação do lamas direto na garrafa.

Se quiser segue meu post:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=406900
 
Fala, Grando!

Pelo visto a sua cerveja ficou show de bola, hein? Pela última foto, parece que está bem correta, carbonatada e com boa aparência. O gosto, não dá para saber hehe

Legal que você está com o mesmo kit que eu. Você também está usando um grain bag ou comprou uma panela com filtro? Eu usei o grain bag e gostei bastante da praticidade dele.

Meu grande problema na primeira leva foi, sem dúvida, resfriar o mosto! Como você mesmo disse, Sampa estava um inferno de calor, mesmo à noite, e não tinha gelo suficiente para diminuir a temperatura antes de inocular o fermento.

Por conta de não possuir controle de temperatura, segui uma sugestão do Zé Rosa e estou "esquecendo" minha cerveja por um tempo em temperatura ambiente, para que o fermento absorva alguns defeitos da cerveja.

Me dá umas dicas aí rsrs Você chegou a fazer o cold crash ou deixou apenas na sua adega a 17°C mesmo? Se chegou a fazer, colocou ela no freezer e deixou por um tempo?

Outra coisa... Como você fez para envasar? Direto do balde fermentador utilizando a torneira ou comprou algum item adicional? Li muitas coisas aqui mas não cheguei a nenhuma conclusão rsrs Até porque não cheguei a trocar o balde fermentador para a maturação, então talvez esteja cheio de lama no fundo!

PS.: comprei um kit de uma IPA chamada Porcaria, acho que paguei uns R$ 20, mais o fermento a parte (mais ou menos R$ 20 também), no Lamas da Lapa.

Abraços!
 
Faala Diego! A cerveja ficou show de bola! Bem carbonatada e com uma espuma bem legal.

Quase comprei essa IPA Porcaria deles também. Mas resolvi montar uma receita própria. Essa é a minha próxima brassagem, hehehe!!

Eu não usei o bag não. Usei uma panela com bazooka mesmo, achei bem tranquilo.

Quanto ao cold crash eu fiz direto na geladeira de uma maneira bem tosca. Botei o termometro cervejeiro lá dentro para ver qto ficava a temperatura (sei q isso é errado e não dá a temperatura correta, mas é o q eu tinha na hora). Vi que a temperatura da geladeira no nível mais frio ficava próximo de 2 a 5 graus. Coloquei lá o balde e deixei uns 3 dias. Não congelou. Olha a foto depois de tirar:

img_4323-12-59353.jpg


Tá vento que formaram 3 níveis contra a luz? O mais inferior e mais preto é a lama. Um pouco acima tem um resto de fermento que saiu na primeira garrafa. Mais acima estava a cerveja mais clara.

Engarrafei direto da torneira do fermentador. Sanitizei ela e mandei bala dentro da garrafa direto, sem mangueira. Usei um balde só para fazer a fermentação, maturação, cold crash e engarrafar! Apartamento pequeno é fogo!!

Prepare-se para engarrafar. Treine antes. Aquele engarrafador tosco deles achei meio difícil de usar. Testei antes em umas garrafas vazias e demorei para pegar o jeito, mas depois foi.

Bom, espero ter ajudado. São "dicas" de um iniciante, mas pode ajudar em alguma coisa. Gostei dessa loja do Lamas da Lapa, apesar de pequena tem bastante coisa.

Se der tudo certo esse fds começo minha iPA.

Abração
 
Opa, se ajudou! Estava pensando em fazer o cold crash no freezer, deixar lá por umas horas até cair bem a temperatura e depois colocar na geladeira por uns dias para "manter" a temperatura baixa, mas acho que não vai compensar o risco de congelar, pela sua foto a geladeira serviu bem para esse propósito, dá para ver direitinho as três camadas.

Eu sei como é apê pequeno, tenho levado em consideração o espaço (ou falta dele) para comprar os equipamentos. Por isso, às vezes acabo tendo que gastar um pouco mais para economizar espaço (por exemplo, comprando um arrolhador mais caro, só que bem menor do que aquele básico do Lamas).

Em relação ao envase, tenho aquele enchedor com um "sensor" na ponta para engarrafar. Acredito que seja o mesmo que o seu. Ainda não usei para saber como funciona! De toda forma, acabei comprando também uma mangueira de 1 metro (comprada no Mercado Livre) que encaixa nesse enchedor para poder envasar por cima do balde. Depois te falo se vale à pena.

Devo fazer uma também neste sábado, chama IPA do Italiano (ou algo parecido), depois te aviso como é.

PS.: nessa breja Porcaria, não sei se você já viu a receita, mas eles sugerem colocar um pouco de aveia, para deixar com uma espuma melhor!

Abraços!
 
Atualizando, ontem à noite, depois de mais de um mês da brassagem, enfim experimentei a primeira garrafa.

Embora realmente tenha se transformado em uma cerveja, o que mais me chamou a atenção foi a presença de um off-flavour que, de certa forma, já esperava: cheiro de maça verde marcante. Já tinha lido no livro do Palmer que a fermentação em temperatura alta poderia fazer com que o acetaldeído poderia produzisse esse aroma. Por sugestão do livro, acabei deixando a fermentação secundária duas semanas em temperatura ambiente para que ela limpasse esse sabor, mas acho que o fermento produziu tanto desse off-flavour que nem essas duas semanas foram suficientes para acentuá-lo.
Vou experimentar deixar mais tempo na garrafa para ver se ele dá uma diminuída, qualquer novidade atualizo o post para quem estiver buscando referência.
Detalhe que não consegue sentir o outro off-flavour relacionado à fermentação em alta temperatura, o gosto "buttery" (amanteigado?) que o Palmer associa ao diacetil.
 
Back
Top