Mangueira para linhas de cerveja e CO2

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

leosardinha

Well-Known Member
Joined
Jun 20, 2013
Messages
199
Reaction score
59
Location
Helsinki
Gostaria de saber a opinião de vocês sobre qual o melhor tipo de mangueira para usar como linhas de cerveja e CO2.

Já comprei algumas e não fiquei satisfeito com nenhuma delas:

a primeira que comprei foi no lamas, aquela trançada, para CO2 até que serve... mas para o líquido acho que não é uma boa opção...

depois comprei essa aqui: http://ecommerce.lamasbrewshop.com...._12487_9879_Mangueira-Cristal-de-alta-pressao

o diametro interno dela é bacana, entra apertado no espigão do conector ball lock, porém achei a mangueira muito dura e fica muito ruim de manusear...

tenho uma mangueira que gosto, que são as que vieram no meu beer gun da blichman, queria achar umas iguais. A parede é grossa, transparente e a mangueira é bem maleável.

Pensei em comprar essa aqui, mas também tenho dúvida se ela é dura ou não... além de nao saber se o material é recomendado...

http://www.fg.com.br/mangueira-pvc-cristal-3-16-2-5mm-rolo-prod-5803.html

o que vocês recomendam?
 
Sardinha

Esse tipo de mangueira aí é bem maleável quando está novo.

Mas com o tempo e com o uso, vai enrijecendo e também viciando (assume o formato de como é mantida armazenada).

Não saberia te indicar uma mangueira na especificação do seu equipamento (pressão de trabalho, diâmetro interno e externo), mas posso te indicar um site onde você vai encontrar praticamente qualquer tipo de mangueira que precisar.

E o preço e o atendimento são bons. Comprei mangueiras de silicone com eles e fui bem atendido.

Abraço

http://www.casadoborracheiro.com.br/catalogo/mangueiras
 
Tem que ver a qualidade do silicone. Tem que comprar as que são usadas para hospitais, assim eles garantem a pureza do silicone.

Eu uso mangueiras cristais atóxicas. Não são tão maleáveis, mas são o suficiente, e são as mais lisas de todas, o que pra mim é o mais importante para não ter chance de acumular sujeira e gerar alguma contaminação na linha. Também são as mais fáceis de inspecionar já que são 100% transparentes. É a minha escolha.

Pra CO², tenho usado aquelas azuis pra equipamentos pneumáticos.

Abraço,
 
Tem que ver a qualidade do silicone. Tem que comprar as que são usadas para hospitais, assim eles garantem a pureza do silicone.

Eu uso mangueiras cristais atóxicas. Não são tão maleáveis, mas são o suficiente, e são as mais lisas de todas, o que pra mim é o mais importante para não ter chance de acumular sujeira e gerar alguma contaminação na linha. Também são as mais fáceis de inspecionar já que são 100% transparentes. É a minha escolha.

Pra CO², tenho usado aquelas azuis pra equipamentos pneumáticos.

Abraço,

Valeu Guenther!

as de linha de cerveja vou ver se dou mais uma chance para essas cristais atóxicas, não fiquei confortável com o manuseio delas, achei que elas movem muito o conector ball lock e fico com medo de causar um vazamento.

vou procurar essas azuis!
 
Cara eu uso mangueira pra filtro (ligar a vela no filtro de barro) de silicone.
Funciona que é uma beleza. E é bem barata. Uso tanto pra linha de cerveja (servir) quanto para CO2.
Funciona direitinho.
Abs.
 
E a limpeza da mangueira após uso? Tem de ser limpa toda vez que é utilizada?
 
Qual a frequencia de limpeza da mangueira?
Fernando, não existe uma regra... hehehe. Não quero ser chato, mas há certas coisas que tu simplesmente precisa usar o bom senso, inferir, digamos assim.... não precisa seguir tudo que os outros falam. Por exemplo... eu limpo quando me dá vontade.. quando acho que devo... simples!

Exemplo... quando tu tá num churrasco bebendo, tu lavas o copo toda a vez que ele esvazia? Claro que não.

Mas de um dia pro outro? Certamente, né?

Então... tem que analisar e criar uma técnica tua que te agrada mais. Eu conheço gente que não limpa nunca.... eu conheço gente que limpa sempre. Tudo depende!

Se é mangueira de chopeira, que depois vai ficar a quente... a minha intuição me diz que tem que lavar SEMPRE depois de usar... porque ela vai ficar quente, pode entrar algo na mangueira, contaminar, etc.

Agora, num kegerator ou na minha câmara fria, por exemplo, onde as mangueiras estão sempre lacradas, conectadas nos barris, e geladas.... não vejo porque. Se elas contaminarem, essa contaminação deve ter vindo das minhas cervejas, e eu tenho confiança que as minhas cervejas não tem contaminação... e assim vai. :)

Abraço,
 
Pronto. Bastava o último parágrafo. [emoji12]

Obrigado, grande mestre.
 
Dois anos atrás eu trocei, primeira as mangueiras do liquido, da minha kegerator (de pvc para silicone) e gostei muito do facilidade de manusiar os kegs e tal.
Eu notei que a primeira 50ml da cerveja que tirei sempre tava meia choca mas achei pouco coisa e tudo bem.
Depois resolvi trocar as do C02 tb que maravilha tão flexivel, vedava bem.
Dai eu comecei a notar a consume de C02 aumentar, eu tava tirando apenas 4 ou 5 posts (19l) com 2kg de gas ?
verificei os vazamentos e áte achei alguns no regulador mas era pouca coisa.
mais umas recargas frustradas e nada de achar vazamentos e decide pesquisar , achei isso, é em Inglês mas serv.

http://www.coleparmer.com/TechLibraryArticle/700

em fim parece que silicone é altamente permeavel á gas carbonico e se perde pelo menos 30% da carga dependendo do comprimento da linha.Inspirado novamente eu ainda fiz um test de mergulhar as mangueiras sob pressão, em baixo da agua e depois de 5 mins realmente surgiram bolinhas minusculos que cobriram a superficio da mangueira, como eu não tinha estranhada nisso antes em todas os testes que fiz não dava a acreditar ! eu não imaginava que o gas podia passar uma parede de 4mm.
trocei tudo para pvc e perfeito !......
abs. Ian
 
Prezados,

Vocês sabe se essas mangueiras de pvc, tipo cristal, podem ficar em contato direto com a cerveja durante a fermentação (aproximadamente 8 dias)? Será que há alguma toxicidade nesse caso, ou poderia transferir algum saber à cerveja?
 
Tem que ver a qualidade do silicone. Tem que comprar as que são usadas para hospitais, assim eles garantem a pureza do silicone.

Eu uso mangueiras cristais atóxicas. Não são tão maleáveis, mas são o suficiente, e são as mais lisas de todas, o que pra mim é o mais importante para não ter chance de acumular sujeira e gerar alguma contaminação na linha. Também são as mais fáceis de inspecionar já que são 100% transparentes. É a minha escolha.

Pra CO², tenho usado aquelas azuis pra equipamentos pneumáticos.

Abraço,
Guenther, a mangueira de CO2 não tem de ser atóxica? Essa pneumática não é, certo? Abraços.
 
Guenther, a mangueira de CO2 não tem de ser atóxica? Essa pneumática não é, certo? Abraços.

Marcelo, vai coloca tudo atoxico, vc vai pagar uns 4 reais no metro de uma atoxica de 1/4 para gas. Na minha opiniao, se é para alimento, vai de atoxico!
 
Back
Top