Luftal x Fermcap S?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
Não consegui achar muita coisa sobre o tema, tem um tópico antigo aqui de gente que diz usar, mas sem muitas informações.

Sei que o princípio ativo do Fermcap S tem no Luftal, mas saberiam me dizer se os aditivos do Luftal poderiam criar algum problema na cerveja?(sabor, sei lá).

Pretendo usar na fervura. Se alguém souber onde encontrar Fermcap S aqui no Brasil já resolveria meu problema também.
 
Eu sou iniciante na produção de cerveja e a minha pergunta para muitos pode ser óbvia, mas vou perguntar assim mesmo.
Qual o objeto de se adicionar Luftal na cerveja?
 
Eu sou iniciante na produção de cerveja e a minha pergunta para muitos pode ser óbvia, mas vou perguntar assim mesmo.
Qual o objeto de se adicionar Luftal na cerveja?

Reduzir a estabilidade de espuma durante a produção da cerveja. Isso tem vários benefícios: evitar que starters transbordem destruindo toda a bancada, evitar que os fermentadores transbordem destruindo a geladeira, aproveitar mais espaço dentro dos fermentadores, evitar o transbordamento durante o processo de aeração/oxigenação do mosto, etc.

Obs.: destruir é exagerado, mas pela bagunça que causa dá pra entender a frustração> :cross:
 
Entendi, numa comparação simples, seria quase o mesmo efeito que ele faz no nosso organismo.
Show de bola!
 
Reduzir a estabilidade de espuma durante a produção da cerveja. Isso tem vários benefícios: evitar que starters transbordem destruindo toda a bancada, evitar que os fermentadores transbordem destruindo a geladeira, aproveitar mais espaço dentro dos fermentadores, evitar o transbordamento durante o processo de aeração/oxigenação do mosto, etc.

Obs.: destruir é exagerado, mas pela bagunça que causa dá pra entender a frustração> :cross:

Kurt, você usa Luftal? E quanto as minhas perguntas? Como é sua experiência com isso?
 
Kurt, você usa Luftal? E quanto as minhas perguntas? Como é sua experiência com isso?

Cara, nunca usei e não sei responder suas perguntas. Estou esperando algum aventureiro me dar um heads up nisso.
 
Eu até agora só na fervura, logo que ela começa pingo 5 gotas de luftal, isto evita que forme aquela espuma e transborde, na fermentação nunca usei
 
Uso sempre, na fervura, fermentação e propagação. Funciona qe que é uma beleza, não interfere na retenção de espuma final e não dá sabor.
Abraço
 
Estive fazendo uma rápida pesquisa nos fóruns gringos pra ver se encontrava alguma e... voilá, tem bastante informação.

Acontece que a substância ativa do Luftal e do Fermcap-S é a Dimeticona (polidimetilsiloxano), que é quelada à sílica gel para formar a Simeticona. Existe uma série de regulamentações para o uso dessa substância em alimentos (FDA), mas ela é segura e usada com frequência pela indústria alimentícia.

O princípio ativo é simples, ela reduz a tensão superficial das bolhas e no fim da fermentação decanta junto com o restante das partículas em suspensão.
 
Estive fazendo uma rápida pesquisa nos fóruns gringos pra ver se encontrava alguma e... voilá, tem bastante informação.

Acontece que a substância ativa do Luftal e do Fermcap-S é a Dimeticona (polidimetilsiloxano), que é quelada à sílica gel para formar a Simeticona. Existe uma série de regulamentações para o uso dessa substância em alimentos (FDA), mas ela é segura e usada com frequência pela indústria alimentícia.

O princípio ativo é simples, ela reduz a tensão superficial das bolhas e no fim da fermentação decanta junto com o restante das partículas em suspensão.

Sim, isso eu já havia pesquisado e descoberto. A questão é que o Luftal aqui da gente poderia ter aditivos diferentes do equivalente americano que eles comentam, por isso queria relatos de brasileiros que usam a nossa versão.

Tem também um detalhe sobre a regulamentação do FDA, as cervejarias podem usar, mas tem que filtrar ele depois. Pelo menos vi alguns relatos falando isso.
 
Uso em média 10 gotas para levas de 20l na fervura, nunca notei diferença em aroma, sabor ou retenção de espuma. Também utilizo em starter (umas 3 gotinhas), e até então nenhum problema.
 
E ai? Estão usando? To pensando em usar..umas 15 gotas para 30 litros na fermentação.. O que acham?
 
Eu usei em starters, funciona no início mas quando a fermentação fica forte não tem jeito, o espaço da parte superior do erlenmeyer é muito pequeno e dá sujeira.
 
Já usei ambos e ambos dão resultado positivo.
Eu uso em starter e no início da fervura, ajuda e muito no Boil Over...risco praticamente nulo de derramar.

No Starter umas 10 gotas e na leva de 30 litros, uso 15 gotas no início da fervura e coloco mais umas 5 nos 5 minutos finais. Esse nos últimos minutos coloco para levar uma certa concentração e reduzir a espuma ao oxigenar o mosto e também para diminuir a espumeira da fermentação.

Nenhum chega a deixar sabor na cerveja, mas mesmo assim prefiro o Fermcap por ser mais neutro.
 
Back
Top