IPA com extrato de malte líquido

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 11, 2018
Messages
10
Reaction score
6
Location
Cachoeirinha
Olá cervejeiros e cervejeiras.

Depois de procurar aqui no fórum, não achei nenhum tópico sobre. Então resolvi abrir pra receber dicas e puxões de orelha. Minha opção pelo extrato e a redução de custos, apesar de ter aprendido a teoria com os métodos mais tradicionais (através do Pronatec), então tenho cá minhas inseguranças ao começar logo amanhã.

Entre ferver ou não ferver. As rampas. Sanitização e fermentação (primária e secundária), primming (não foi possível adquirir uma balança).

Queria um resultado no mínimo razoável pra uma primeira brassagem. O que me sugerem em função de dicas?

Abraço a todos e já agradeço pelas respostas antecipadamente. Sou iniciante mesmo, só tenho teoria.
 
Oi amigo,

Se você for mais específico com suas dúvidas fica mais fácil alguém te ajudar... Qual é o ponto em particular dos temas q vc está com dúvidas?

Abraços!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Nem sempre o uso de extrato vai ser mais barato (na análise das matérias primas), mas mais fácil e rápido com toda a certeza.

Vamos a respostas dentro que eu eu acho que sei:
- Vai ter que ferver sim, ainda mais para a isomerização dos ácidos dos lúpulos. Sem falar na sanitização do mosto.
- Com o uso de extrato não tem sentido as rampas. Elas servem para ajustar o perfil dos açúcares (fermentáveis ou não) para o corpo final da cerveja. No caso do extrato isto já foi feito.
- Fermentação, ela é igual a qualquer outra.
- Equipamentos: uma balança de precisão pequena (para até no máximo 500g) é o ideal. Se tu não for estocar e moer malte em casa, compra moído e na quantidade exata da receita. Vi que tu és de Cachoeirinha (meu vizinho - Gravataí) então dever comprar em um brewshop de Porto Alegre. As melhores vender a granel, a não ser que vás comprar na WE (Depósito).
A balança é importante para a questão da lupulagem, ainda mais se falando de IPAs. Outro que não pode faltar é um mini-densímetro de 1100 ou 1060 se for para cervejas mais levinhas , com uma proveta de 100ml.
- Sim, use primming para carbonatar pois é o mais tranquilo para a primeira viagem.

Agora a dica para a primeira, vem com uma pergunta:
"Por que uma IPA? Gostas do estilo ou quer esconder as falhas sob o amargor?" uma pequena provocação construtiva.

Acho que deveria repensar e ir para estilos mais simples e que possam absorver alguma falha. Pelo visto não tens controle de temperatura (não é problema, passei quase todo o meu primeiro ano de homebrewer sem) e isto pode trazer alguns defeitos em estilos que pedem fermentações limpas. Uma bold Ale para o lado belga pode resolver esta questão. Se não der éster, é uma blond Ale normal, se a fermentação for para esteres, vira belga :D.

Se não gostas do estilo (eu particularmente não sou o maior fã) faça uma APA. Visto que não terás balança para o lúpulo, modele a receita para uma adição única no final da fervura ou até após ela de todo o pacote (normalmente os 50g). Muito aroma e sabor.

Última dica, faça pouco, no máximo 20 l. ou ainda 10 +10l. Sei que fazer 10l é quase o mesmo trabalho do que fazer 20l que é bem próximo de fazer 40l. Comecei com 10l em uma weiss. Ficou tão boa que me achei o maior cervejeiro do mundo, e me meti a inventar uma receita de uma brown ale também em 10l. A confiança era tanta que fiz tranquilo. Deu tudo errado na fermentação, contaminações. O lote todo para o ralo. Passei então a ser mais cuidados e ter a consciência de que não era "a última bolacha do pacote". Hoje já perdi a conta de quantas brassagens (+30) e receitas, sendo que última foi a retomada da receita fatídica: uma bela Brown Ale.
 
Oi amigo,

Se você for mais específico com suas dúvidas fica mais fácil alguém te ajudar... Qual é o ponto em particular dos temas q vc está com dúvidas?

Abraços!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Bueno, basicamente (isso eu li no tópico para iniciantes) que a sanitização e a fermentação são de altíssima importância, necessitando redobrada atenção. Sobretudo sendo a primeira brassagem. Na verdade vi um vídeo de um cervejeiro que utilizou extrato de malte mas sem fervura, o que me pareceu bem estranho. Mas vou seguir as dicas que vi no fórum e no fornecedor mesmo.
Dúvidas graves, além desse ponto da sanitização e da fermentação primaria, vou postando aqui.

Obrigado e um abraço, Sithlord!
 
Olá vizinho! Então, realmente o controle de temperatura, balança de precisão e densímetro ficaram para a próxima aquisição. Vou contar com o apoio técnico do fornecedor para soluções.

A IPA foi escolhida pelos dois fatores citados, é praticamente uma escolha emocional mesmo (foi a primeira é única artesanal que tomei com meu pai antes de ele falecer). E definitivamente as falhas que ficam, se não forem graves, ficam sob o amargor.

Minha ideia mesmo é fazer 10 +10 sim, até pra anotar os erros (que vão ocorrer sem dúvida). E gostei da ideia da adição final em função de aroma e sabor. Busco uma IPA saborosa já que o extrato corre risco de prejudicar o corpo da cerveja pelo que me falaram. Crítica e dicas que vou pendurar no meu espaço cervejeiro, meu camarada. Obrigado mesmo!

Nem sempre o uso de extrato vai ser mais barato (na análise das matérias primas), mas mais fácil e rápido com toda a certeza.

Vamos a respostas dentro que eu eu acho que sei:
- Vai ter que ferver sim, ainda mais para a isomerização dos ácidos dos lúpulos. Sem falar na sanitização do mosto.
- Com o uso de extrato não tem sentido as rampas. Elas servem para ajustar o perfil dos açúcares (fermentáveis ou não) para o corpo final da cerveja. No caso do extrato isto já foi feito.
- Fermentação, ela é igual a qualquer outra.
- Equipamentos: uma balança de precisão pequena (para até no máximo 500g) é o ideal. Se tu não for estocar e moer malte em casa, compra moído e na quantidade exata da receita. Vi que tu és de Cachoeirinha (meu vizinho - Gravataí) então dever comprar em um brewshop de Porto Alegre. As melhores vender a granel, a não ser que vás comprar na WE (Depósito).
A balança é importante para a questão da lupulagem, ainda mais se falando de IPAs. Outro que não pode faltar é um mini-densímetro de 1100 ou 1060 se for para cervejas mais levinhas , com uma proveta de 100ml.
- Sim, use primming para carbonatar pois é o mais tranquilo para a primeira viagem.

Agora a dica para a primeira, vem com uma pergunta:
"Por que uma IPA? Gostas do estilo ou quer esconder as falhas sob o amargor?" uma pequena provocação construtiva.

Acho que deveria repensar e ir para estilos mais simples e que possam absorver alguma falha. Pelo visto não tens controle de temperatura (não é problema, passei quase todo o meu primeiro ano de homebrewer sem) e isto pode trazer alguns defeitos em estilos que pedem fermentações limpas. Uma bold Ale para o lado belga pode resolver esta questão. Se não der éster, é uma blond Ale normal, se a fermentação for para esteres, vira belga :D.

Se não gostas do estilo (eu particularmente não sou o maior fã) faça uma APA. Visto que não terás balança para o lúpulo, modele a receita para uma adição única no final da fervura ou até após ela de todo o pacote (normalmente os 50g). Muito aroma e sabor.

Última dica, faça pouco, no máximo 20 l. ou ainda 10 +10l. Sei que fazer 10l é quase o mesmo trabalho do que fazer 20l que é bem próximo de fazer 40l. Comecei com 10l em uma weiss. Ficou tão boa que me achei o maior cervejeiro do mundo, e me meti a inventar uma receita de uma brown ale também em 10l. A confiança era tanta que fiz tranquilo. Deu tudo errado na fermentação, contaminações. O lote todo para o ralo. Passei então a ser mais cuidados e ter a consciência de que não era "a última bolacha do pacote". Hoje já perdi a conta de quantas brassagens (+30) e receitas, sendo que última foi a retomada da receita fatídica: uma bela Brown Ale.



Enviado de meu Moto G Play usando o Tapatalk
 
Back
Top