Iniciante - 1ª American IPA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

AndersonDias

Well-Known Member
Joined
Oct 27, 2016
Messages
55
Reaction score
14
Bom dia pessoal. Estou indo para minha 3ª brassagem e irei fazer uma American Ipa (Ale) amanhã.

Como sou iniciante, encontrei essa receita na net que mais se enquadra ao resultado que busco.

Entretanto, estou achando que a quantidade/tipo de lúpulos não darão o amargor e aroma suficientes (aceito sugestões de Columbus, Amarillo, Citra e Centennial), e as rampas de temperaturas muito altas.

Receita para 20 litros:

* Água

- 17 litros para a Brassagem

- 17 litros para o Complemento

* Maltes

- 4 Kg de Malte Pilsen

- 1kg de malte Munich

- 200g de malte Caramunich

- 500g de malte Carared

* Lúpulos

- 50g de lúpulo Chinook

- 55g de lúpulo Cascade

* Rampas de Temperatura

- Aquecer 17 litros de água em (um recipiente) até 76º graus, para ser utilizado como complemento (utilizada após as rampas de temperatura)

- Aquecer 17 litros de água da Brassagem (outro recipiente), até 52º graus e adicionar os maltes, descansando durante - 15 min

- Mash até 65º graus - 60 min

- 72º graus - 10 min

- 76º graus - 10 min

- Fervura - 60 min

* Adição de Lúpulos

- Inicio da fervura, fervura, adicione 30g de Chinook

- Após 30 minutos da fervura , adicione 25g de Cascade

- Aos 45 minutos da fervura, adicione 10g de Chinook e 15g de Cascade

* Fermentos

- Fermento US 05

* Note que que até o momento foram utilizados 40 g de lúpulo Chinook e 40 g de lúpulo Cascade. O restante, 10 g de Chinook e 15 g de Cascade, serão utilizado no Dry Hopping

* No inicio da fermentação, fazer Dry Hopping. Para isso, utilize as 15g de lúpulo Cascade e 10g de lúpulo Chinook restante da receita. Utilize um Hop Bag ou um infusor de chá para evitar excesso de resíduos de lúpulo


***AGUARDO OPINIÕES***
 
Bom dia pessoal. Estou indo para minha 3ª brassagem e irei fazer uma American Ipa (Ale) amanhã.

Como sou iniciante, encontrei essa receita na net que mais se enquadra ao resultado que busco.

Entretanto, estou achando que a quantidade/tipo de lúpulos não darão o amargor e aroma suficientes (aceito sugestões de Columbus, Amarillo, Citra e Centennial), e as rampas de temperaturas muito altas.

Receita para 20 litros:

* Água

- 17 litros para a Brassagem

- 17 litros para o Complemento

* Maltes

- 4 Kg de Malte Pilsen

- 1kg de malte Munich

- 200g de malte Caramunich

- 500g de malte Carared

* Lúpulos

- 50g de lúpulo Chinook

- 55g de lúpulo Cascade

* Rampas de Temperatura

- Aquecer 17 litros de água em (um recipiente) até 76º graus, para ser utilizado como complemento (utilizada após as rampas de temperatura)

- Aquecer 17 litros de água da Brassagem (outro recipiente), até 52º graus e adicionar os maltes, descansando durante - 15 min

- Mash até 65º graus - 60 min

- 72º graus - 10 min

- 76º graus - 10 min

- Fervura - 60 min

* Adição de Lúpulos

- Inicio da fervura, fervura, adicione 30g de Chinook

- Após 30 minutos da fervura , adicione 25g de Cascade

- Aos 45 minutos da fervura, adicione 10g de Chinook e 15g de Cascade

* Fermentos

- Fermento US 05

* Note que que até o momento foram utilizados 40 g de lúpulo Chinook e 40 g de lúpulo Cascade. O restante, 10 g de Chinook e 15 g de Cascade, serão utilizado no Dry Hopping

* No inicio da fermentação, fazer Dry Hopping. Para isso, utilize as 15g de lúpulo Cascade e 10g de lúpulo Chinook restante da receita. Utilize um Hop Bag ou um infusor de chá para evitar excesso de resíduos de lúpulo


***AGUARDO OPINIÕES***

Eu sempre recomendo ler esse tópico: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408949&highlight=aroma

Tem uma aula do Guenther aí...
 
Não sei se ainda te adianta... mas segue meus comentários:

Acho inútil a parada em 52 graus;
O dry hopping deve ser feito no final da fermentação..
 
Pessoal, desculpe a demora.

O OG ficou abaixo do esperado mas ainda sim a cerveja ficou muito boa.

Fizemos mais uma brassagem da mesma receita com as seguintes rampas (corpo médio):

- 1ª (limit dextrinase): 55ºC/60ºC por 15 minutos
- 2ª (beta-amilase): 60ºC/65ºC por 25 minutos
- 3ª (alfa-amilase): 70ºC/75ºC por 20 minutos
- 4ª (mash out): 75ºC/80ºC por 10 minutos

e acrescentamos 67 gramas de gengibre ralado aos 15 minutos finais da fervura.

Foi envasada em 28/01/17. O aroma ficou excelente.

Em breve falo o resultado.
 
Admiro sua coragem, terceira brassagem e já vai fazer dry hopping, com adjuntos, parabéns.

Fiz oito e ainda não tive coragem de fazer dry hopping.

Agora a parada a 52 graus, também acho inoportuna. nunca fiz a conselhos tirados neste blog.
 
Também acho essas rampas desnecessárias, ainda mais numa terceira brassagem. Sobre a OG abaixo do esperado, chegou a fazer teste do iodo? Pelos tempos acredito que sobrou amido na mostura, pois somando beta e alfa foram apenas 45 minutos.
 
Admiro sua coragem, terceira brassagem e já vai fazer dry hopping, com adjuntos, parabéns.

Fiz oito e ainda não tive coragem de fazer dry hopping.

Agora a parada a 52 graus, também acho inoportuna. nunca fiz a conselhos tirados neste blog.

Já fiz três Wiess e nenhuma ficou boa, como eu esperava.

Na primeira American IPA fiz o dry hopping no início da fermentação mesmo, pois meus baldes são de fermentação/maturação.

Fiz essa segunda American Ipa com Gengibre e duas brassagens de Summer Ale.

Também tenho notado que quase ninguém faz a parada da dextrinase devido a qualidade dos grãos, mas segui a receita para evitar erros.

Tirando as receitas mais elaboradas, quase todos usam rampa única entre 66°C e 68ºC por 60 minutos. Procede?
 
Também acho essas rampas desnecessárias, ainda mais numa terceira brassagem. Sobre a OG abaixo do esperado, chegou a fazer teste do iodo? Pelos tempos acredito que sobrou amido na mostura, pois somando beta e alfa foram apenas 45 minutos.


Também tenho notado que quase ninguém faz a parada da dextrinase devido a qualidade dos grãos, mas segui a receita para evitar erros.

Tirando as receitas mais elaboradas, quase todos usam rampa única entre 66°C e 68ºC por 60 minutos. Procede?
 
Rampas atualmente não fazem mais tanto sentido.

A temperatura da mosturação vai depender do seu objetivo, pra cerveja mais seca usa uma temperatura mais baixa, tipo 65. Se quiser mais corpo, usa temperatura mais alta, tipo 68.

Faz a mosturação em 1h30m que não tem erro, nem precisa fazer teste do iodo! :)
 
Back
Top