Gravidade Pré e Pos Fervura mudando quase NADA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Zolet

Member
Joined
Oct 23, 2017
Messages
15
Reaction score
2
Pessoal,

Estou batendo cabeça com alguma coisa muito estranha que ocorreu nas minhas duas ultimas brassagens.

Na penúltima volume e gravidade medida pre fervura: 27,1 l e 1048. Volume e gravidade pos fervura (90min!). 22l e 1057 (alvo 1065)

O que eu fiz de errado que notei foi fervura muito branda, o volume final deveria ter sido perto dos 21l (-2 d efundo de panela, das os 19l do meu equipamento). Mesmo assim, não atingiria o 65.

Na ultima a coisa ficou ainda mais cabulosa. Ajustei a chama pra ser mais forte.

Pre fervura de 26,2l e 1052. 60min. Pos fervura 21,5l e... 1055!!!! WTF?????:confused:

Todas medidas com refratômetro E densímetro, fiz as correções pra temperatura e o numero dava sempre o mesmo.

Vamos as condições de brassagem. Antes eu não fazia mashout. Agua sem tratamento. Usava 2,3l/kg Simplesmente após 60m recirculava e mandava pra panela de fervura. Depois lavava com agua a 75C usando chuveirinho, 10min, recirculava e panela de fervura. . Resfriamento, eu fazia whirlpool a quente, ligava o chiller e deixava la (demorava uns 30 min pra 30C).


Essas duas ultimas, agua tratada (cloreto de cálcio e sulfato de magnésio), 60min e 3l/kg. Subo a temperatura pra 76C (sempre mechendo), 10 min, recirculo, panela de fervura. Lavo com agua 76C sem chuveiro e com válvula toda aberta, 10min, recirculo, fervura. . Notei aumento de 5% na eficiência da brassagem de 65 pra 70%
Resfriamento: encho a panela com agua, ligo a bomba de recirculação, ligo ela no chiler e fico fazendo um whirlpool durante 15min (aumentar trans de calor). (15 minutos chega a uns 26C). Porem mesmo esperando mais uns 10 minutos parado, nao fica mais aquele montinho de trub bonito no fundo :(

Sobre as duas ultimas receitas (A - belgian blond, B - IPL)

OG - A e B - 1065
A - 82% pilsen, 4% malte trigo, 4% malte amber e 10% açúcar
B - 75% pilsen, 25% viena
IBU - A 18, B 50
Infusao - 60min A - 68C, B 64C
Fervura - A 90min, B 60min
1/4 pastilha whircfloc 15min

PS.: A receita A eu ja tinha feito uma vez, pelo método antigo (sem mash out e resfriando mais demorado) e a OG atingiu os 1065.

Alguma luz no fim do túnel pra mim?
 
O primeiro caso parece normal.

O segundo é impossível. Se ferveu por 60min, cerca de 26litros de mosto, impossível aumentar só três pontos na densidade. Eu faço levas de 20litros também e, em fervura de 60min, geralmente aumenta-se 10pts na densidade. As vezes um pouco mais, as vezes um pouco menos, mas a média é essa.
 
Pessoal,

Estou batendo cabeça com alguma coisa muito estranha que ocorreu nas minhas duas ultimas brassagens.

Na penúltima volume e gravidade medida pre fervura: 27,1 l e 1048. Volume e gravidade pos fervura (90min!). 22l e 1057 (alvo 1065)

O que eu fiz de errado que notei foi fervura muito branda, o volume final deveria ter sido perto dos 21l (-2 d efundo de panela, das os 19l do meu equipamento). Mesmo assim, não atingiria o 65.

Na ultima a coisa ficou ainda mais cabulosa. Ajustei a chama pra ser mais forte.

Pre fervura de 26,2l e 1052. 60min. Pos fervura 21,5l e... 1055!!!! WTF?????:confused:

Todas medidas com refratômetro E densímetro, fiz as correções pra temperatura e o numero dava sempre o mesmo.

Vamos as condições de brassagem. Antes eu não fazia mashout. Agua sem tratamento. Usava 2,3l/kg Simplesmente após 60m recirculava e mandava pra panela de fervura. Depois lavava com agua a 75C usando chuveirinho, 10min, recirculava e panela de fervura. . Resfriamento, eu fazia whirlpool a quente, ligava o chiller e deixava la (demorava uns 30 min pra 30C).


Essas duas ultimas, agua tratada (cloreto de cálcio e sulfato de magnésio), 60min e 3l/kg. Subo a temperatura pra 76C (sempre mechendo), 10 min, recirculo, panela de fervura. Lavo com agua 76C sem chuveiro e com válvula toda aberta, 10min, recirculo, fervura. . Notei aumento de 5% na eficiência da brassagem de 65 pra 70%
Resfriamento: encho a panela com agua, ligo a bomba de recirculação, ligo ela no chiler e fico fazendo um whirlpool durante 15min (aumentar trans de calor). (15 minutos chega a uns 26C). Porem mesmo esperando mais uns 10 minutos parado, nao fica mais aquele montinho de trub bonito no fundo :(

Sobre as duas ultimas receitas (A - belgian blond, B - IPL)

OG - A e B - 1065
A - 82% pilsen, 4% malte trigo, 4% malte amber e 10% açúcar
B - 75% pilsen, 25% viena
IBU - A 18, B 50
Infusao - 60min A - 68C, B 64C
Fervura - A 90min, B 60min
1/4 pastilha whircfloc 15min

PS.: A receita A eu ja tinha feito uma vez, pelo método antigo (sem mash out e resfriando mais demorado) e a OG atingiu os 1065.

Alguma luz no fim do túnel pra mim?

Olha só a conta de concentração que você precisa fazer é bem simples. Pega só os últimos dois números das densidades, tipo 1,0XX. E faz assim:

Volume_inicial * XX = Volume_final * YY

Dessa forma você encontra sua nova densidade na forma 1,0YY.


Fazendo isso pro seu primeiro exemplo:
27,1 * 48 = 22 * YY , sendo YY = 59 logo sua densidade final desse caso foi 1,059.

No segundo exemplo
26,2 *52 = 21,5*YY, sendo YY = 63, logo sua densidade final foi 1,063.

No primeiro não vejo problemas.

Nitidamente tem coisa errada com o segundo exemplo. Você deve ter medido ou volume ou densidade errado.

Como você consegue medir 27,1 litros ? Como você consegue essa casa depois da vírgula ? Tipo se fosse 500 ml até não diria nada, mas 100 ml ?
 
Back
Top