Fermentação/Maturação - fermentador auto-refrigerado.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ghorst

Member
Joined
Aug 31, 2015
Messages
14
Reaction score
0
Olá pessoal.
Estou na primeira utilização de um fermentador auto-refrigerado em aço inox de 100 L.
Tenho algumas dúvidas e queria compartilhar, caso alguém possa dividir alguma experiência ou até sanar a minha dúvida.
1 - Ao partir para a maturação, em torno de 5°C o líquido do air-lock/blow-off é sugado para o interior do fermentador, para isso fecho a válvula para para que isso não ocorra. Tem algum problema fazer a maturação com o fermentador completamente fechado?
2 - Ouvi falar que a cerveja estará com gosto de ferro, confere?
3 - Ao manter a cerveja por 2 dias a 0°C, posso ir retirando para embarrilhar só uma quantidade que me convém e deixar o resto lá dentro a 0°C ou isso seria algum problema para o fermentador?
Abraços
 
Olá pessoal.
Estou na primeira utilização de um fermentador auto-refrigerado em aço inox de 100 L.
Tenho algumas dúvidas e queria compartilhar, caso alguém possa dividir alguma experiência ou até sanar a minha dúvida.
1 - Ao partir para a maturação, em torno de 5°C o líquido do air-lock/blow-off é sugado para o interior do fermentador, para isso fecho a válvula para para que isso não ocorra. Tem algum problema fazer a maturação com o fermentador completamente fechado?
2 - Ouvi falar que a cerveja estará com gosto de ferro, confere?
3 - Ao manter a cerveja por 2 dias a 0°C, posso ir retirando para embarrilhar só uma quantidade que me convém e deixar o resto lá dentro a 0°C ou isso seria algum problema para o fermentador?
Abraços
Tb tenho um de 100L, respondendo às suas perguntas:
1) Vc pode, antes de baixar a temperatura, fechar a válvula deixando criar pressão assim você terá alguma pressão interna que, ao cair devido à retração do gás, irá compensar;
2) Inox deixa gosto na cerveja? Nunca ouvi falar. Obviamente tem que estar bem sanitizado. Inox de baixa qualidade também enferruja mais facilmente;
3) Purgando o oxigênio do fermentador não tem problema, há que se evitar oxidação.

Uma coisa que você pode tentar fazer é carbonatar direto no fermentador aproveitando o próprio CO2 resultante da fermentação, apesar de eu já ter adquirido há algum tempo o fermentador ainda não fiz isso.
 
Se o fermentador não for passivado, sim, tem chance de ficar com gosto de metal.

Sobre fechar a válvula do air-lock ao baixar a temperatura... você estará criando vácuo, e isso pode causar.... implosão (o contrário de EXplosão).

Abraço,
 
Se o fermentador não for passivado, sim, tem chance de ficar com gosto de metal.

Sobre fechar a válvula do air-lock ao baixar a temperatura... você estará criando vácuo, e isso pode causar.... implosão (o contrário de EXplosão).

Abraço,


passivado seria polido?
 
Não tem nada a ver com polimento. Passivação é a remoção do excesso de carbono da superfície, criando uma camada protetora de cromo e outras coisas que tornam o Inox... Inox.

Existe Ferro.

Existe Aço = Ferro + Carbono.

Existe Aço Inox = Ferro + Carbono + pelo menos uns 11% de cromo, dentre outras coisas (aí vai do tipo de inox... austenítico, ferrítico ou martensítico).

Ou seja, o que torna esse aço com propriedades resistentes à oxidações (inoxidável) é basicamente o cromo.

Nos processos de fabricação e polimento, o cromo é removido da superfície, seja por abrasão, super aquecimento, etc. Logo, com a passivação, normalmente usa-se um ácido que corrói as outras coisas da superfície, mantendo intácto o cromo, que forma uma pelicula protetora.

Quer fazer um teste clássico para testar se o inox está bem passivado? Pegue um pedaço de algodão e esfregue algumas vezes no inox. Se ele escurecer.... obviamente o material está se soltando. Este é o teste mais "das antigas" que existe. Para testes de passivação mais severos, normalmente usam ferroxil.

Abraço,
 
Tb tenho um de 100L, respondendo às suas perguntas:
1) Vc pode, antes de baixar a temperatura, fechar a válvula deixando criar pressão assim você terá alguma pressão interna que, ao cair devido à retração do gás, irá compensar;
2) Inox deixa gosto na cerveja? Nunca ouvi falar. Obviamente tem que estar bem sanitizado. Inox de baixa qualidade também enferruja mais facilmente;
3) Purgando o oxigênio do fermentador não tem problema, há que se evitar oxidação.

Uma coisa que você pode tentar fazer é carbonatar direto no fermentador aproveitando o próprio CO2 resultante da fermentação, apesar de eu já ter adquirido há algum tempo o fermentador ainda não fiz isso.

Legal Cleber
Já ouvi falar sobre usar o gás da fermentação para carbonatar. Mas não sei como fazer isso ao certo. Será que é apenas fechar a válvula e cuidar o manômetro?
Sobre fazer a purga do oxigênio... preciso plugar um cilindro ali para injetar co2 e abrir a válvula de alívio, enquanto encho meu barril?
 
Se o fermentador não for passivado, sim, tem chance de ficar com gosto de metal.

Sobre fechar a válvula do air-lock ao baixar a temperatura... você estará criando vácuo, e isso pode causar.... implosão (o contrário de EXplosão).

Abraço,

Quais as consequências dessa formação de vácuo (implosão) no fermentador/cerveja.?
 
Legal Cleber
Já ouvi falar sobre usar o gás da fermentação para carbonatar. Mas não sei como fazer isso ao certo. Será que é apenas fechar a válvula e cuidar o manômetro?
Sobre fazer a purga do oxigênio... preciso plugar um cilindro ali para injetar co2 e abrir a válvula de alívio, enquanto encho meu barril?
Eu até já postei essa dúvida no passado aqui sobre a gaseificação no próprio fermentador e o Guenther, gentilmente como sempre, respondeu. Minha dúvida era como fazem as cervejarias e carbonatar no fermentador fazia parte da dúvida. Ele orientou a fechar a válvula à partir da fermentação secundária, eu até cheguei a fazer esse teste porém a carbonatação não foi o suficiente. Se eu for fazer de novo vou testar à partir da metade da fermentação cuidando do manômetro como você mesmo falou. O que tem que se atentar é que, uma vez você tendo sua cerveja ali carbonatada, para transferir pro barril ou mesmo pra garrafa terá que usar um contra-pressão.
Quanto a seu segundo questionamento sobre a retirada da cerveja, sim, seria isso mesmo, ou seja, você liga o CO2 para manter a pressão interna enquanto retira a cerveja, assim você não põe ela em contato com o ar do ambiente.

Abs
 
Se eu for fazer de novo vou testar à partir da metade da fermentação cuidando do manômetro como você mesmo falou. O que tem que se atentar é que, uma vez você tendo sua cerveja ali carbonatada, para transferir pro barril ou mesmo pra garrafa terá que usar um contra-pressão.
Abs

Não sei o quanto está disposto a investir nisso, mas uma boa solução seria usar uma valvula reguladora e deixar fermentar sobre pressão. Duvido muito que a pressão em um fermentador pequeno seja suficiente para causar autólise.
 
Não sei o quanto está disposto a investir nisso, mas uma boa solução seria usar uma valvula reguladora e deixar fermentar sobre pressão. Duvido muito que a pressão em um fermentador pequeno seja suficiente para causar autólise.
@jalexandre, quanto à autólise eu acho que valeria a pena fazer o teste pra tirar a prova, no momento estou confortável com a forma que estou fazendo, qualquer dia se der na cabeça faço esse teste. O meu dilema é esse, dependendo do tipo de fermento ele não decanta muito à temperatura de fermentação, o que impede uma purga para reaproveitar depois, ou seja, eu posso economizar com o CO2 aproveitando a fermentação mas muitas vezes posso perder o reaproveitamento do fermento.
Quanto à válvula reguladora se passar a ser regular o procedimento de fermentar pressurizado aí sim creio que valeria a pena comprar uma, dependendo também de seu custo não tenho a menor noção de seu valor.
 
@jalexandre, quanto à autólise eu acho que valeria a pena fazer o teste pra tirar a prova, no momento estou confortável com a forma que estou fazendo...

Acho dificil autólise em escala caseira, mas você está com a razão nessa:

Você já tem um método que lhe satisfaz e tem uma necessidade específica em relação ao fermento. Eu não tenho nenhum dos dois, e além disso, minhas levas são pequenas, 16 litros no máximo, então, pra mim, fermentação pressurizada, tirando o investimento, é só vantagem.

Sobre o custo das válvulas e o que mais for necessário, dá uma olhada na Brewmetal e fala com o @korvocore (dono da loja e usuário do fórum). Ele já faz fermentação pressurizada num barril de 50L e deve ter relatos interessantes pra contar.

Num momento futuro ($$), eu pretendo pegar uma válvula de alívio importada e umas peças adicionais pra fazer um fermentador pressurizado usando um postmix. (sim, eu fiz a pergunta sobre a airtoll um tempo atrás...)

Abraço,
 
Back
Top