existe ainda açúcar quando há baixa atenuação?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

zehca

Member
Joined
Apr 26, 2016
Messages
9
Reaction score
1
realmente, camaradas,

minha densidade só foi pra OG 1.056 pela quebra de amidos em açucares, "pesando" mais meu mosto.

gostaria de entender o que ocorre quando uso, por exemplo, o m20 da mangrove e atenua pra 1.020 de FG.

o que esta de fato pesando este mosto? pois poderia ter ido facilmente pra 1.012 com outros fermentos.

o que esta presente ali pra explicar uma diferença de 0.008 na gravidade?

muito grato.
 
ok, supondo tudo igual, mandei pra dois baldes e inoculei fermentos diferentes em cada balde. um atenuou mais que o outro. no primeiro foi de 1056 pra 1020, e no segundo foi de 1056 pra 1012.

quais componentes estao presentes no primeiro balde, a fim de justificar uma gravidade maior?

ok?
 
Assumindo Leitura correta de densidade: Existem leveduras mais "secas" que outras. Por seca diga-se final menos doce. Algumas atenuam mais eficientemente que outras. Ou podemos considerar que o pitching rate de cada uma é diferente, logo mesmo que coloque um pacote, pode não dar o mesmo resultado de conversão.

O que vc está medindo é um açúcar residual que não foi fermentado. A cerveja que foi a 1.020 ficará com mais corpo e mais adocicada. Mas alguns off flavors podem aparecer, pois 1.020 pode acusar uma fermentação incompleta, não sadia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Assumindo Leitura correta de densidade: Existem leveduras mais "secas" que outras. Por seca diga-se final menos doce. Algumas atenuam mais eficientemente que outras. Ou podemos considerar que o pitching rate de cada uma é diferente, logo mesmo que coloque um pacote, pode não dar o mesmo resultado de conversão.

O que vc está medindo é um açúcar residual que não foi fermentado. A cerveja que foi a 1.020 ficará com mais corpo e mais adocicada. Mas alguns off flavors podem aparecer, pois 1.020 pode acusar uma fermentação incompleta, não sadia.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

certo, certo.....vou acompanhar o final pra ver, 1.020 para o m20 da mangrove, parece ser isso mesmo.
na realidade, este açucar residual, pode ter passado por uma pequena modificação? nao totalmente quebrado?

quando adicionar um pouco mais de açucar, de cadeia completa, vai acabar por ter uma nova fermentacao, gerando co2 pra carbonataçao certo?

obrigado Ivanov
 
Vc tem açúcares que são fermentáveis e não fermentáveis. E claros, diferentes níveis de fermentabilidade. Se parar de cair, toca para a secundaria. Está é em temp maior, às vezes Ainda cai um pouco mais.
Este açúcar pode ser utilizado no priming sim, mas creio ser. insignificante em termos de atenuação e produção de álcool.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Back
Top