Decocção tripla - Bock

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Pellin

Well-Known Member
Joined
Sep 6, 2013
Messages
188
Reaction score
32
Bom dia amigos,

Vou brassar uma Bock nos próximos dias, como será com decocção tripla e por nunca ter feito por decocção, gostaria da opinião de vcs sobre a receita e o método.
Receita

23 litros
3000 kg Pilsen
3000 kg Munich I
100 g Special B
40 g Tradition 60 min.
10 g Tradition 20 min.
OG 1,065 FG 1,017
IBU 20
2 saches s-23

Processo.

Adicionar maltes e 18 litros de agua (litragem conforme meu equipamento), manter a 35º por 15 minutos.
1 - Coletar 6 litros do mosto com grãos, aquecer a 68º por 5 minutos e depois ferver por 30 minutos. Devolver ao mosto original e manter a 50º por 15 min.
2 - Coletar 6 litros do mosto com grãos, aquecer a 68º por 5 minutos e depois ferver por 30 minutos. Devolver ao mosto original e manter a 68º por 15 min.
3 - Coletar 6 litros do mosto com grãos e ferver por 30 minutos, reduzir a temperatura para 77º e devolver ao mosto original, manter tudo a 10 min. (mash).

O que vcs acham do processo? está correto? retirei de uma receita que traduzi, mas pode conter erros.

Obrigado.
 
Com decocção a cerveja fica mais "limpa", cristalina, e geralmente uma eficiência maior, além de ressalta os sabores do malte em determinados estilos.

:mug:
 
Revivendo o post, para uma cerveja de trigo com os maltes que temos hoje em dia (bastante modificados), existe um ganho muito grande em se fazer uma decocção? Ou ou processo de infusão simples já na parada proteica e posterior elevação para a sacarificação já são o suficiente para produzir uma cerveja Weiss de qualidade?

Minha proxima produção será uma Weiss bem simples:
50% pilsen agraria
40% wheat malt
10% Munich I ou Melanoidina
Estou pensando em fazer 2 produções seguidas, uma com decocção e outra sem para ver a diferença, mas antecipando, alguem já testou e pode falar sobre os resultados?
 
Revivendo o post, para uma cerveja de trigo com os maltes que temos hoje em dia (bastante modificados), existe um ganho muito grande em se fazer uma decocção? Ou ou processo de infusão simples já na parada proteica e posterior elevação para a sacarificação já são o suficiente para produzir uma cerveja Weiss de qualidade?

Minha proxima produção será uma Weiss bem simples:
50% pilsen agraria
40% wheat malt
10% Munich I ou Melanoidina
Estou pensando em fazer 2 produções seguidas, uma com decocção e outra sem para ver a diferença, mas antecipando, alguem já testou e pode falar sobre os resultados?

Desculpa reviver o tópico,

mas como foi o resultado?
 
@ramonnunesmedeiros ,
Fiz a produção com base nessa receita mas com adição de 0.5kg de carapils (já até me falaram que pela quantidade de malte de trigo nem teria necessidade, mas coloquei mesmo assim). E a cerveja ficou muito boa, bem equilibrado entre banana e cravo. Até melhor que muita weiss que já comprei no mercado por ai.
Porém não fiz a produção com decocção, na verdade fiquei com bastante preguiça, e li em alguns lugares que com o malte altamente modificado que a gente tem por aqui, não seria necessário.

OBS: Essas minhas alegações não possuem nenhum embasamento, ou até podem possuir, mas sei citar fontes e nem testei as diferenças. Na verdade a preguiça falou mais alto, fui pelo básico.
 
Legal. Para conseguir o aroma de cravo, foi fazer a parada a 42C por 15min e fermentação inicial a 17C?
 
Não fiz nem a parada cara, single infusion e fermentação inicial a 17ºC. Aí procure usar um fermento que já tenha características mais aparentes de cravo ou menos, caso seja o seu gosto. Não gosto muito de fazer essas paradas em temperaturas diferentes em casa, pois meu controle de temperatura não é tão preciso, equipamento bem simples mesmo. Busco as características que gosto nos maltes, lúpulos e nesse caso, no fermento.
Eu que gosto pouco do aroma de banana e prefiro o cravo, utilizo o WLP380.
 

Latest posts

Back
Top