Brassagem "dupla" e contaminação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

VGrissi

Member
Joined
Jan 12, 2017
Messages
9
Reaction score
0
Amigos, recentemente comecei a fazer duas brassagens da mesma cerveja por dia, para aumentar o volume da produção. Desde então, por coincidência ou não, passei a ter problemas com contaminação por ácido lático em quase todas as levas.

Tenho tido dificuldade pra encontrar onde está o ponto de contaminação e me peguei pensando se não poderia ter alguma relação.

Alguém já passou por isso? Será mesmo só um problema de sanitização?
 
Olá.
Por brassagem dupla vc quer dizer: duas brassagens e uma única fermentação?
Se sim, vc esta dobrando as chances de contaminar. Como o Ghunter já explicou aqui, nenhuma cerveja é estéril. Sempre há contaminação. A questão é manter essa contaminação abaixo do limite de um crescimento competitivo com a levedura.
Se vc brassa 2x, em termos gerais, vc "dobra" as chances e o número absoluto de micro-organismos em contato com a cerveja. Aí, talvez o crescimento da sua levedura na fase lag e log não é vigoroso o suficiente para inibir o desenvolvimento das bactérias e fungos selvagens que não deveriam estar ali.

Agora, muitos aqui se perguntarão: vc usa o mesmo equipamento entre as duas? Vc higieniza entre as brassagens? Vc resfria uma leva, brasssa outra, resfria, junta, faz aeração, e coloca a levedura? A levedura é reaproveitada?

É tudo uma questão de processos. Talvez, brassar com um amigo mais experiente seja uma boa ideia, pois ele poderá identificar o que pode estar sendo feito errado.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Faço duas levas por dia. Lavo panelas entre as duas. Uso fermentador individual. Nenhum problema por aqui. Detalhe melhor seu processo.
 
Obrigado pelas respostas. Detalhando os processos:

Sim, a brassagem dupla no caso seriam duas brassagens de 30 litros cada uma para fermentar 60 da mesma cerveja no fim do processo.

Uso o mesmo equipamento no processo, lavando entre um e outro. Enquanto um está resfriado (sem fermento) no balde fermentador, estou fazendo a segunda leva. No fim, junto as duas e faço a inoculação (cepa nova, em pó, com hidratação).

A minha impressão é que o problema está justamente no balde maior que eu uso para fermentar. Mas não sei estou favorecendo a chance de contaminação com essas duas brassagens sendo unidas no fim do processo.
 
Pergunta básica: como está sua sanitização. Não só entre levas, mas dos baldes!? Que produto usas? Vc desmonta todas as conexões? Como sanitiza o balde?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Uso Iodofor. Normalmente desmontamos todas as conexões (não entre as brassagens). Nunca tivemos problema de contaminação. Só começou agora quando passamos a fazer duas e juntar. Por isso a "suspeita" de que possa ter alguma relação.
 
Pois é, quando ferve, é pra matar tudo. Então não faz tanto sentido.

Outra fonte pode ser o resfriamento. Vazamentos de água fria para dentro do mosto pode ser um problema. Como é resfriado? Se usa chiller, vc esteriliza?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
tu junta ambos e fermenta o total em um balde só, certo?

Imagino que tu leve umas 5-6 horas até terminar a segunda leva?

Então,
Uma forma de minimizar isso é inocular a levedura logo após terminar de resfriar a primeira (já usar pitching rate do volume final). Ganha tempo e diminui o risco de contaminação. Depois só fazer um blend com a outra metade.

contaminação lática, aeração e cervejas mais lupuladas ajudam a evitar.

Mas me parece que sua contaminação vem do fermentador ou chiller. Qual tipo de fermentador e chiller tu usa? se contaminou mais de uma vez, pode ser na verdade contaminação persistente, pense em partir pra abordagem com limpeza usando soda, iodo em uns 60ppm ou hipoclorito 0,5% seguido de enxágue.
 
Uso um balde fermentador de 60L e chiller de imersão.
Pensei nessa questão da contaminação persistente e fiz agora uma limpeza mais profunda no balde para as próximas levas.
 
Back
Top