Ajuda! Russian Imperial Stout. Erros no processo de Brassagem.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DBOSSAN

Well-Known Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
156
Reaction score
34
Boa Noite Confrades.

Hoje fui para a Brassagem de uma Russian Imperial Stout mas deu quase tudo errado.

O método que utilizei foi o seguinte:

Em uma panela de 36 litros coloquei um Bag e adicionei os maltes (aproximadamente 11 Kg) .

Ficou na panela por 180 Minutos onde a temperatura caiu de 68ºC para 63ºC. Fiz mash out até 78ºC.


Abria a torneira e com certa dificuldade extrai o liquido para 2 baldes. Deu 32 litros totais após a lavagem dos maltes


Fervi por 150 minutos até e chegou na medida que eu precisava....

A TORMENTA COMEÇOU NO MOMENTO de eu fazer o whirpool.

Talvez devido a alta densidade ( 1.123 OG) as proteínas não decantaram nem com reza braba.

Fiquei esperando elas descerem por quase uma hora e nada.

DESISTI....

Passei tudo pro fermentador e foi TRUB com proteinas com tudo, e agora o balde esta no FREEZER e eu não sei o que eu faço.


Alguém me ajuda.

Pensei em inocular as leveduras deste jeito mas acho que ão será legal.


No FREEZER joguei o termostato a Zero Grau (ºC) e o balde esta lá sem as leveduras ainda...

Como está tarde da noite pensei em deixar lá até amanha e verificar se decantaram as proteínas. Aí eu faria uma trafega para outro balde e elevaria a temperatura até 18º C e colocaria o fermento.


Pessoal, me dê um auxílio...Este processo todo pode contaminar minha leva que eu gastei um dinheirão com o objetivo de fazer uma RIS????


Agradeço desde já quem puder responder.

Boa noite,

Abraço.

Atenciosamente,

Daniel Bossan.
 
Muito Obrigado. De qualquer maneira, agora já é madrugada e eu resolvi colocar o mosto que estava no fermentador com um grande excesso de trub a uma temperatura de 17ºC e inoculei o fermento na mesma temperatura.
Espero não ter cometido erro.

Obrigado,

Abraço,

Att. Daniel Bossan
 
Boa Noite Confrades.



Passei tudo pro fermentador e foi TRUB com proteinas com tudo, e agora o balde esta no FREEZER e eu não sei o que eu faço.

Fica tranquilo que não vai dar nada.

Na minha primeira leva eu resfriei o mosto e em seguida inoculei o fermento.

Só que dentro da panela, antes de transferir para o fermentador.

Aí fiquei com medo de deixar fermento para trás se transferisse o mosto pela válvula do fundo, deixando o trub na panela.

Aí resolvi "virar" a panela no balde fermentador, e foi com tudo, proteína, trub....

No final a cerveja ficou bem legal, só um pouco mais amarga do que o planejado.

Lembre-se também que essa cerveja sua, a RIS precisa de um longo tempo de maturação para arredondar, tipo uns 6 meses pelo menos.

Não vá experimentar uma jovem e achar que a cerveja está ruim.

Paciência....
 
O que eu não consigo ainda compreender é o motivo pelo qual as proteínas e o trub não se estabilizaram no fundo da panela como sempre acontece com os outros estilos de cerveja que eu faço. Caso alguém tenha experiência parecida ou conhecimento por favor me Oriente onde foi que eu errei.

Durante o processo de fervura eu adicionei cocada preta e coco queimado pois este é o objetivo e aí fiquei pensando se foi pelo fato deste adjunto possuir muito óleo que não decantou durante o processo de resfriamento do mosto.

Outra coisa é que fiz o whrinpool a frio e não sei se isto prejudicou mais ainda.

Esta foi a pior Brassagem que fiz e receio ter contaminado .
 
Óleos na cerveja...como o de coco ou o azeite...dificultam na descida das proteinas no resfriamento?
 
Nunca tive boas experiências com whirlpool a frio.
As vezes q tentei fazer não ficou legal, inclusive, minha primeira tentativa levei MTO trub pro fermentador, mas toquei o barco e a cerva ficou bem boa! parece q as q temos mais problemas são as melhores.
 
A partir da inoculação da levedura tudo transcorreu normalmente.

Usei dois saches de Levteck American Ale 07 e saiu da OG de 1115 para 1028.
Coloquei amburana embebida em vinho do porto e a tres dias atrás 600g de coco queimado.

O grande problema que venho tendo, apesar do gosta e aroma estarem bons, é a quantidade de gordura do coco.


Não sei como fazer a trasfega para o balde de envase pois não posso tirar pela torneira pois a quantidade de lama e trub cobriu a entrada da torneira, e por cima esta uma camada de gordura imensa resultado do uso do coco queimado na fervura e na maturação.

---------Alguém já passou por esta experiencia com o uso do coco na cerveja? Como fez para resolver?--------

Abraço,

Att. Daniel Bossan
 
Cara, use aquela técnica de "roubar gasolina". Essas de desenho animado.. hehe
Faz uma espécie de autosifão só com uma mangueira e drena por cima. Assim esse trub todo vai ficar pro baixo... Acho que funcionaria

As minhas stouts eu costumo deixar naquelas garrafas descartáveis de água dê 6 ou 10 litros pra maturar com algum adjunto. Desse jeito você pode se desfazer de uma parte desse corpo de fundo...

Duas perguntas distintas:

- você usou whirfloc ?

-o pitch rate do fermento que você usou está certo ? Não fiz conta, mas achei pouco...


Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
 
Lembre-se também que essa cerveja sua, a RIS precisa de um longo tempo de maturação para arredondar, tipo uns 6 meses pelo menos.

Caralho, 6 meses??? E tem que deixar ela maturando no freezer com temperatura controlada?

Queria fazer uma RIS mas juro que perdi a vontade nesse seu post... tenho só um frigobar pra fermentar cervejas, não animaria de ficar 6 meses sem brassar pra deixar uma leva de 20L maturando.... :(
 
Caralho, 6 meses??? E tem que deixar ela maturando no freezer com temperatura controlada?

Queria fazer uma RIS mas juro que perdi a vontade nesse seu post... tenho só um frigobar pra fermentar cervejas, não animaria de ficar 6 meses sem brassar pra deixar uma leva de 20L maturando.... :(
Temperatura ambiente.

Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk
 
Caralho, 6 meses??? E tem que deixar ela maturando no freezer com temperatura controlada?

Queria fazer uma RIS mas juro que perdi a vontade nesse seu post... tenho só um frigobar pra fermentar cervejas, não animaria de ficar 6 meses sem brassar pra deixar uma leva de 20L maturando.... :(

Não, não precisa ficar 6 meses com a cerveja na câmara de fermentação.

Você vai fazer seu processo normal, primária, secundária...

Depois vai envasar e, após o envase, aguardar o tempo de maturação adequado.
 
Não, não precisa ficar 6 meses com a cerveja na câmara de fermentação.

Você vai fazer seu processo normal, primária, secundária...

Depois vai envasar e, após o envase, aguardar o tempo de maturação adequado.

ahh sim, aí é beeem mais tranquilo hahaha... imaginei que ela tinha que ficar maturando no balde mesmo! Valeu
 
Até pode ser em um balde, mas com cuidado para contaminação.
Sempre tenha mais de um balde. Tu compra um por volta de 20 reais.

Hoje faço 20l e tenho uma bombona e 3 baldes de 20l. Facilita no envase.

Quanto ao tempo, tenho uma robust Porter que está a quase 9 meses na garrafa (um mês no balde). Ainda está melhorando. Quero deixar algumas para tomar com 1 ano e 1,5 ano.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Cara, use aquela técnica de "roubar gasolina". Essas de desenho animado.. hehe
Faz uma espécie de autosifão só com uma mangueira e drena por cima. Assim esse trub todo vai ficar pro baixo... Acho que funcionaria

As minhas stouts eu costumo deixar naquelas garrafas descartáveis de água dê 6 ou 10 litros pra maturar com algum adjunto. Desse jeito você pode se desfazer de uma parte desse corpo de fundo...

Duas perguntas distintas:

- você usou whirfloc ?

-o pitch rate do fermento que você usou está certo ? Não fiz conta, mas achei pouco...


Enviado de meu MI 5s Plus usando Tapatalk

Boa noite. Usei o whirfloc sim @Tiagoandrei.
Entretanto devido a adição extrema de coco queimado e de cocada, formou-se uma gordura que não deixou as proteínas decantarem mesmo após longa espera apos o whirlpool.

Eu segui o processo. Muito trub para o fermentador.
Adicionei ainda assim a amburana curtida no vinho do Porto.

Adicione ei também mais 600g de coco queimado....resultou em mais e mais gordura e que só foi resolvida com a queda da temperatura onde a crosta de gordura se acúmulo no alto e desceram os resíduos de lúpulo.

Na trasfega só pude aproveitar o meio do líquido fazendo uma sifonagem conforme sugerido.

Deixei 4 centímetros de uma camada densa de gordura no fermentador mas foi o que salvou a cerveja que ficou bastante boa e agora está maturando está garrafa.

Seguem as fotografias de antes e depois:
 

Attachments

  • 2017-10-31 20.30.36.jpg
    2017-10-31 20.30.36.jpg
    338.9 KB · Views: 50
  • 2017-10-31 20.30.03.jpg
    2017-10-31 20.30.03.jpg
    289.3 KB · Views: 47
Back
Top