3a Brassagem - Belgian Dark Strong ale - OG muito baixa

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

henrikchaves

Well-Known Member
Joined
Jun 8, 2015
Messages
68
Reaction score
24
Boa tarde, amigos!

Novamente venho com problemas... mas dessa vez está misterioso.

Após duas brassagens com OG em cima do que o BeerSmith tinha calculado, "relaxei" na terceira. Inoculei o fermento e deixei a amostra de mosto descansado na proveta por um tempo antes de fazer a leitura da OG.

O "deixei descansando" virou "esqueci", e quando fui medir é que vi que tinha algo errado.

A OG esperada era entre 1,085 e 1,086, mas ficou em apenas 1,061.

A receita original (retirada do livro "Clone Brews" - Um clone da Pauwel Kwak) era:

20 L

5,3 kg Belgian Pilsner 2-row
227 g de German Dark Munich
142 g de Special B
630 g de Candi Sugar (light)

Lúpulos:

90 min Challenger (14 g)
15 min Styrian Goldings (28 g)
03 min Challenger (7 g)
03 min Saaz (7 g)

Levedura: Wyeast 1762 (Belgian Abbey II) ou 1214 (Belgian Abbey)

Adaptada para o meu sistema (BiaB; 10 L) e para os ingredientes que encontrei na região ficou:

3,5 kg Pilsen Agrária
227 g de Caramunich III
142 g de Special W
400 g de açúcar comum

Lúpulos:

90 min Challenger (8 g)
15 min Styrian Goldings (16 g)
03 min Challenger (4 g)
03 min Saaz (4 g)

Levedura: Bio4 Trapista

Mostura feita por 60 min a 65 °C

Fermentação sendo conduzida a 21°C

Como a fermentação ainda estava no início optei por não mexer (a brassagem foi feita no último sábado, dia 10/10) e ver se deixaria quieto ou tentaria algo depois (não tenho DME disponível em casa, então se fosse corrigir algo, só se usasse mais açúcar).

Acabei de medir a gravidade: 1.009, sendo que a final esperada era 1.018 - 1.019.

Ou seja, o resultado final não estará nem perto do esperado. O ABV estimado está em 6,8%, mas a levedura ainda está ativa (boiando, inclusive).

Ia dizer que acredito ser possível que chegue perto dos 8.5% da receita, mas honestamente acho que isso é o de menos, já que tanto a OG como a FG ficaram drasticamente distantes do planejado.

As perguntas são as de sempre: o que pode ter dado de errado e o que fazer para corrigir (seja hoje, seja em uma próxima leva)?

A substituição de maltes que fiz foi desastrada? Usei a tabela desse link:

http://www.brew.is/files/malt.html

Desconfio que o resultado não ficará legal, e certamente nem perto da Kwak (nada de corpo, nada de dulçor residual.... Na verdade acho que vai ficar alcoólica e aguada).

:-(
 
Boa tarde, amigos!

Novamente venho com problemas... mas dessa vez está misterioso.

Após duas brassagens com OG em cima do que o BeerSmith tinha calculado, "relaxei" na terceira. Inoculei o fermento e deixei a amostra de mosto descansado na proveta por um tempo antes de fazer a leitura da OG.

O "deixei descansando" virou "esqueci", e quando fui medir é que vi que tinha algo errado.

:-(

Bom, pelo menos acho que o mistério da OG tá resolvido.

Se você inoculou o fermento antes de tirar a amostra e esqueceu ela, quando você mediu, o fermento já tinha atenuado, baixando a OG.
 
Bom, pelo menos acho que o mistério da OG tá resolvido.

Se você inoculou o fermento antes de tirar a amostra e esqueceu ela, quando você mediu, o fermento já tinha atenuado, baixando a OG.

Não, não... Retirei a amostra antes, e deixei na proveta. Sempre tiro a amostra ainda da panela, por vezes meio morna (por isso o tempo de descanso até medir), e o fermento só inoculo no balde. Então não foi isso. Realmente rendeu menos que o esperado.

:pipe:
 
Não, não... Retirei a amostra antes, e deixei na proveta. Sempre tiro a amostra ainda da panela, por vezes meio morna (por isso o tempo de descanso até medir), e o fermento só inoculo no balde. Então não foi isso. Realmente rendeu menos que o esperado.

:pipe:

Então o mistério continua...
 
Cervejas de alta OG tendem a ter menor eficiência. O que você pode fazer para as próximas é um pente fino no processo.
Moagem interfere bastante, ficaram grãos inteiros no bagaço?
Pode mosturar mais tempo, 90 min ao invés de 60.
Detalhe quanto a FG, mostura a 65C tende a gerar mais fermentáveis e menos corpo. Apesar de ser recomendável para equilibrar um cerveja de alta OG, gerando mais fermentáveis, isso é algo que você vai ajustando com seu equipamento e processo.
Pode recircular mais, e em temperatura mais alta para deixar menos açúcar incrustado na cama de grãos.
Apesar de usar BIAB, pode adotar alguma forma de lavagem para cervejas de alta OG, já que a concentração de açúcar do que fica pra traz é maior.

Enfim, são hipóteses que você vai ter que testar e ver se vale a pena mudar, mas fazem parte do aprendizado.
No final eu acredito que essa cerveja não vá ficar ruim, só vai ficar diferente do esperado.
 
Cara, vc faz medições constantes durante todo o processo?
Eu meço a OG apos a brassagem, durante a lavagem, antes da fervura e depois da fervura.
Fazendo essas medições vc consegue saber o que esta acontecendo e podendo corrigir a OG.
Como minha eficiência ainda é baixa, acabo nunca usando toda a água da lavagem pra poder estar com a OG dentro do estilo...
No seu caso tambem, acho que um maior tempo de brassagem é recomendado. Sempre faço 90min nas minhas brassagens.
 
Desculpem a demora. Deixei para responder depois e terminei dispersando. (Shame on me.... Pior que faço muito isso...).

Cara, vc faz medições constantes durante todo o processo?
Eu meço a OG apos a brassagem, durante a lavagem, antes da fervura e depois da fervura.
Fazendo essas medições vc consegue saber o que esta acontecendo e podendo corrigir a OG.
Como minha eficiência ainda é baixa, acabo nunca usando toda a água da lavagem pra poder estar com a OG dentro do estilo...
No seu caso tambem, acho que um maior tempo de brassagem é recomendado. Sempre faço 90min nas minhas brassagens.


Então.. Fazia. Como nas primeiras brassagens tudo deu certo, conforme o script, dessa vez "relaxei" e toquei o barco. No fim a "hgada" estava feita. Não me toquei que tinha diferenças importantes no processo (como a alta OG, por exemplo). E no futuro farei a sacarificação em 90 min, especialmente nesses casos.

Cervejas de alta OG tendem a ter menor eficiência. O que você pode fazer para as próximas é um pente fino no processo.
Moagem interfere bastante, ficaram grãos inteiros no bagaço?
Pode mosturar mais tempo, 90 min ao invés de 60.
Detalhe quanto a FG, mostura a 65C tende a gerar mais fermentáveis e menos corpo. Apesar de ser recomendável para equilibrar um cerveja de alta OG, gerando mais fermentáveis, isso é algo que você vai ajustando com seu equipamento e processo.
Pode recircular mais, e em temperatura mais alta para deixar menos açúcar incrustado na cama de grãos.
Apesar de usar BIAB, pode adotar alguma forma de lavagem para cervejas de alta OG, já que a concentração de açúcar do que fica pra traz é maior.

Enfim, são hipóteses que você vai ter que testar e ver se vale a pena mudar, mas fazem parte do aprendizado.
No final eu acredito que essa cerveja não vá ficar ruim, só vai ficar diferente do esperado.

A moagem ficou ok. Não faço muito fina, mesmo por que das outras vezes deu tudo certo.

Acho que a minha maior falha foi não me tocar que tinha diferenças importantes no processo (como citei acima). De quebra acho que encontrei uma limitação no meu equipamento: a panela é muito pequena. Uso uma com pouco mais de 13 litros de capacidade. Estou cogitando seriamente investir em uma maior, e fazer uma ou duas modificações menores para aumentar a praticidade...

No mais, adicionei a gelatina hoje. Ali por quinta-feira devo engarrafar. No fim das contas parece que vai ficar MUITO boa (embora certamente bem diferente da idéia original).

Quando estiver no copo posto fotos e impressões.

Muito obrigado pela ajuda!

:)
 
Back
Top