• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Whirlfloc cerveja "gelatinou"

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Na teoria, o mosto vai fermentar normalmente. No final, a quantidade de "lama" de fermento vai ser bem maior, porque haverá trub junto. Dependendo do seu balde fermentador (altura da torneira) talvez vc tenha que fazer a etapa de clarificação da cerveja em 2 etapas, porque pode ser que na primeira trasfega seja transferido bastante "sujeira" também. Se vc tiver um sifão para puxar por cima, pode ser melhor.
Tomara que seja isto. Eu tenho feito medidas diárias e está atenuando bem... Ja fiz gelatinas de cachaça... quem sabe agora gelatina de cerveja seja uma nova modalidade heuaheahea

Olá pessoal!

Tenho visto na discussão muitas indicações de mensuração "por pastilhas".

Pois bem, eu já me deparei no Lamas com pastilhas idênticas e com mesmo peso, porém uma para cada 50L e outra para cada 100L.

Ou seja, é preciso observar qual a indicação do fabricante.

Hoje estou com uma que é para 100L, a qual utilizo apenas metade na batelada de ±50L.

Saúde!

Olá pessoal!

Tenho visto na discussão muitas indicações de mensuração "por pastilhas".

Pois bem, eu já me deparei no Lamas com pastilhas idênticas e com mesmo peso, porém uma para cada 50L e outra para cada 100L.

Ou seja, é preciso observar qual a indicação do fabricante.

Hoje estou com uma que é para 100L, a qual utilizo apenas metade na batelada de ±50L.

Saúde!
Tem razão!
Algo a ser ponderado na proxima compra. Nunca parei pra pensar nisso.

Galera, estou passando para atualizar a experiência com excesso de Whirlfloc.
Bom, para quem não acompanhou, vai um resumo.
Fiz uma brassagem de uma IPA (10l) e no final do processo adicionei um pacote inteiro de whirlfloc (15g). Deixei resfriando e quando vi, tinha um bloco semi-sólido dentro da penela, todo o mosto. Quando agitei aquilo e transferi para o balde de fermetação, aquilo ficou liquido novamente, e como estava na temperatura correta, adicionei a levedura.
Dias depois, na época do dry hop, abri o balde e encontrei uma quantidade absurda (+- 1,5kg ) de uma gosma com aparencia de vomito boiando na superficie do "liquido". Retirei aquilo tudo com uma escumadeira sanitizada, e vi que tinha sobrado uns 5l de um liquido de cor amarelo alaranjada. Nota que a conversão andou normalmente, eu monitorei durante alguns dias interrompi o processo quando parou á não mudava mais, afinal eu achava (e ainda acho) que perdi o lote todo, mas vou até o final para ver. O fato é que quando fui engarrafar, estava tudo limpo, como se nada tivesse acontecido. Tinha um sedimento no fundo do balde, mas cor, sabor e cheiro eram de cerveja (sem gás). Hoje o 5l estão engarrafados, carbonatando e daqui 7 dias eu conto como ficou.

Back