Galera, estou passando para atualizar a experiência com excesso de Whirlfloc.
Bom, para quem não acompanhou, vai um resumo.
Fiz uma brassagem de uma IPA (10l) e no final do processo adicionei um pacote inteiro de whirlfloc (15g). Deixei resfriando e quando vi, tinha um bloco semi-sólido dentro da penela, todo o mosto. Quando agitei aquilo e transferi para o balde de fermetação, aquilo ficou liquido novamente, e como estava na temperatura correta, adicionei a levedura.
Dias depois, na época do dry hop, abri o balde e encontrei uma quantidade absurda (+- 1,5kg ) de uma gosma com aparencia de vomito boiando na superficie do "liquido". Retirei aquilo tudo com uma escumadeira sanitizada, e vi que tinha sobrado uns 5l de um liquido de cor amarelo alaranjada. Nota que a conversão andou normalmente, eu monitorei durante alguns dias interrompi o processo quando parou á não mudava mais, afinal eu achava (e ainda acho) que perdi o lote todo, mas vou até o final para ver. O fato é que quando fui engarrafar, estava tudo limpo, como se nada tivesse acontecido. Tinha um sedimento no fundo do balde, mas cor, sabor e cheiro eram de cerveja (sem gás). Hoje o 5l estão engarrafados, carbonatando e daqui 7 dias eu conto como ficou.