• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Vienna Lager, problemas na fermentação?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bilex

Member
Reaction score
2
Uma boa tarde a todos!

Seguinte, fiz uma receita de vienna lager(20L), com OG: 1.049.
Mantive a temperatura da mesma por 10 dias a 9º. Sendo que usei 3 pacotinhos do fermento w32/40. Airlock bombando ainda.

Fui medir a FG: 1.028.

Se possível, gostaria da opinião da irmandade ai. Ta certo a maneira que estou fermentando? Quantos dias ainda tenho que esperar para iniciar a maturação? Aumentar a temperatura? Alguma ideia do porque dessa FG ainda estar alta?

Qualquer colaboração é como sempre muito bem vinda.
Obrigado desde já.

Essa faixa de FG... chutaria que você tá usando um refratometro e não corrigiu(presença de álcool afeta). Acertei?

Além da ideia do refratômetro. Essa FG já estabilizou? Ta a quanto tempo fermentando? Receita e temperaturas também podem ajudar e entender isso.

Estou utilizando um mostímetro medindo com proveta a 20º.

Vi umas ideias aqui no fórum, e dei uma mexida no fermentador para que o fermento se "agite" um pouco, e em 24h já baixou para 1.026. Vou aguardar e ver nos próximos dias oque vai acontecer.

Será que não seria interessante aumentar um pouco a temperatura? (estou fermentando a 11 dias a 9º).

Vi umas ideias aqui no fórum, e dei uma mexida no fermentador para que o fermento se "agite" um pouco, e em 24h já baixou para 1.026. Vou aguardar e ver nos próximos dias oque vai acontecer.

Será que não seria interessante aumentar um pouco a temperatura? (estou fermentando a 11 dias a 9º).

Não sou experiente em lagers, mas o que posso garantir é que elas demoram mais para fermentar, então 11 dias não é suficiente para concluir, fica acompanhando que a densidade vai continuar baixando. Talvez possa subir para 10 graus para já auxiliar no trabalho da fermentação.

Pode aumentar a temperatura, ou esperar até uns 1,020, dai vc pode aumentar 1ºC por dia até atingir a temperatura do descanso diacetil lá pelos 16ºC.
Não se preocupa com a cerveja, lager demora mais mesmo quando se mantem fermentando em temperatura baixa.

Abraço

Olha, eu costumo fermentar a 10°C até atingir 1,025. Daí subo a temperatura e deixo uns 3 dias pro descanso do diacetil. As coisas acabam acontecendo simultaneamente : A cerveja continua atenuando, só que mais intensamente; o diacetil gerado vai sendo consumido (isso dá pra se notar claramente acompanhando o aroma da cerveja) e ela vai refermentando, metabolizando compostos indesejáveis. Percebo, por exemplo, uma diminuição bem significativas dos compostos sulfurosos (o cheiro sulfuroso vai ficando menor).
Daí só derrubar a temperatura pra zero grau e deixar decantar por quanto tempo puder.

Se me lembro bem é até dito no livro Yeast que é interessante pro homebrewer aumentar no final a temperatura porque ajuda a terminar a atenuação, bem como acelerar a redução de diacetil.

Lager é complicado, a temperatura já é mais baixa, requer mais fermento, oxigenar o mosto é bem importante.

Back