Vazamento na fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

allan1488

Well-Known Member
Joined
Jun 15, 2015
Messages
66
Reaction score
10
Bom dia galera, coloquei no último sábado 2 baldes de 20 litros para fermentar.

Com apenas 24h, a atividade estava extrema..
utilizei 2 sachês de munich classic para cada balde (og 1050)

os 2 baldes, vazaram... pareciam que iam explodir rsrs

acompanhei , limpei sempre que possível... passei alcool 70 por volta p/ evitar qualquer bactéria.

Pergunta, é normal isso? posso ter algum problema por esse excesso de fermentação? ou pode ser visto como algo bom ?


a cerveja é uma weiss - 40 litros divididos em 2 baldes de 20
 
Bom Dia Allan!

Então isso acontece por não deixar um bom headspace no balde para a espuma gerada durante a fermentação, e em cervejas de trigo geralmente gera mais espuma mesmo;

Já tive esse problema também, daí comprei uma bombona de 60 litros e agora é só alegria hehe

Se você limpou direitinho o que vazou é provável que não tenha problemas não, daí pra resolver isso nas próximas brassagens tem duas soluções:

- Fazer menos cerveja e deixar mais espaço no balde; ou

- Comprar baldes maiores...eu prefiro essa hehe
 
Eu faço levas de 20 litros e uso os fermentadores (baldes alimenticios) de 30 litros. Nunca tive problemas de vazamento. Tanto é que vou começar a fazer levas de 25 litros, ainda terei um bom headspace.
 
entendi...

vou estudar a possibilidade de baldes maiores... o problema é que isso envolve comprar um freezer, pois na geladeira não irá caber , rsrs

obrigado!
 
Cara, eu tenho 2 geladeiras esse balde cabe nas duas...olha q uma delas nem é tão grande...

Enviado de meu XT1563 usando Tapatalk
 
mas eu fabrico de 40 em 40 litros querendo subir para 60 agora

não creio que uma geladeira resolva.

se eu vender ela, complemento um pouco e pego um freezer horizontal usado
ai da pra colocar pelo menos uns 5 baldes
 
É normal quando se tem pouco head space, o problema é que a espuma leva embora o líquido do airlock, isso faz com que ele perca sua função.

Também fiz uma weiss que espumou demais na fermentação, melou o airlock todo e etc..
O que fiz foi tirar o airlock e colocar uma mangueira ligando até uma garrafa com água e álcool. Depois de uns 3 dias o volume da garrafa tinha aumentado em uns 200ml. Se eu tivesse mantido o airlock, teria esses mesmos 200ml espalhados ao redor do airlock, sujando tudo.
 
Aprendi do pior jeito e deixo no mínimo 20% de headspace nos meus fermentadores. Minhas cervejas de OG alta sempre ficam no limite.

Já tive vários vazamentos, lavo o airlock, sanitizo em volta, etc. Nunca tive problema de contaminação, pelo menos aparente.
 
Back
Top