• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Vamos desenvolver um projeto BIAB com elemento filtrante tipo cesto em inox?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Achei muito bom esse intercambio de informações para construção de panelas BIAB. Afinal, é o que se vende muito atualmente e cada vez mais caro. Pretendo fazer um também. Tenho um tribloco, mas a simplicidade e praticidade do BIAB sempre me encantou. Ficou uma dúvida nesses posts (ou passei por cima e não percebi). Qual a malha de aço que se utiliza para a panela de filtro ? Ou seja, o diâmetro e espaçamento dos furos dela ? Agradeço......

Pretendo montar o meu biab automatizado com o brewuno.
Comprei o cesto inox pra biab, o suporte pra levantar que fica chato de colocar, mas pretendo fazer um novo igual esses(https://www.clawhammersupply.com/collections/all-products/products/grain-basket-hooks-set-of-3).
Colocar o retorno da bomba em uma spray Valve na tampa(https://www.clawhammersupply.com/products/biab-spray-valve)e isolar a panela com manta térmica. Creio que vai sair menos da metade do preço de uma panela chinesa.
Você comprou o cesto onde?

2brew, peguei promoção de fim de ano.
Tenho um deles pra minha panela eletrica de 10l, muito bom o material, mas o preço acompanha né...
Eu tenho uma panela 40 e uma 36, to pensando seriamente em furar a 36 pra simular uma single vessel, só não fiz isso ainda porque ela tem o buraco da torneira e não sei o que vou fazer com ele.

2brew, peguei promoção de fim de ano.
Também tenho um cesto da 2brew há cerca de 1 ano e posso afirmar que é muito bom e prático. Realmente o investimento foi meio salgado, mas na brassagem é muito melhor do que levantar saco de voal.

Eu, mesmo utilizando o método BIAB, tenho o costume de lavar os grãos e sinceramente acho que vale a pena. Acredito que este processo de lavagem nos permite extrair mais açúcares e melhorar a eficiência do mosto.

Galera, blz? Vou dar um upgrade nos meus equipamentos e vou comprar uma panela de 45 litros e um cesto de inox. Minha dúvida é qto ao cesto, alguém aqui utiliza esse aí da foto, o qual é vendido no Mercado Livre? É bom? Aguenta o tranco? Pois tem o da 2brew, o qual me parece mais garantido, contudo o preço com o frete fica bem mais salgado. Valeu!

Attachments

• Screenshot_2020-01-24-14-20-41.png
    Screenshot_2020-01-24-14-20-41.png
    102.7 KB
Manda o link do ML.
Você já considerou ir pruma panela de 60 ou 70l? Ela é pouco maior e pouco mais cara, mas você vai conseguir fazer bateladas de 40 litros de uma vez, ou no meu caso que estou usando agua mineral, cabe dois galões mais malte.
Digo isso pois comprei uma 45l e senti isso, meio que me arrependi.

Galera, blz? Vou dar um upgrade nos meus equipamentos e vou comprar uma panela de 45 litros e um cesto de inox. Minha dúvida é qto ao cesto, alguém aqui utiliza esse aí da foto, o qual é vendido no Mercado Livre? É bom? Aguenta o tranco? Pois tem o da 2brew, o qual me parece mais garantido, contudo o preço com o frete fica bem mais salgado. Valeu!

Manda o link do ML.
Você já considerou ir pruma panela de 60 ou 70l? Ela é pouco maior e pouco mais cara, mas você vai conseguir fazer bateladas de 40 litros de uma vez, ou no meu caso que estou usando agua mineral, cabe dois galões mais malte.
Digo isso pois comprei uma 45l e senti isso, meio que me arrependi.

Segue o link https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=277f7e9f-9ff4-48d4-84c7-d8d8c02686f9.

Pensei nessa possibilidade mesmo, de comprar uma panela maior de uma vez. Atualmente consigo uns 16 litros de cerveja final e fermento em galão de água mineral, estava apenas qrendo dobrar minha capacidade. Mas acredito q uma de 45 litros vá me atender, mas é claro q existe sempre um pouco de dúvida, qdo iniciei tbm acha q o equipamento meu atual já seria suficiente rsrs Valeu!

Olá, pessoal.

Espero que esteja tudo tranquilo com vocês, andei sumido do fórum porque neste mesmo período das postagens estava construindo minha casa, paralelo a construção, entrei na onda de tentar fazer a funilaria de um carro antigo por conta própria, e lá se vai longos meses....

De 2014 pra cá, tomei muita cerveja, mas fazer a minha que é bom, neca de pitibiriba. rsss

Domingo passado terminei minha panela, já realizei dois testes (domingo/segunda) para ter certeza que nada dará errado na brassagem.

Os dados técnicos da panela é o seguinte:

* Panela 36 litros
* Resistência 220v 2500w
* Controlador tic 17
* Fiação 2,5mm
* Tomada 20A

Teste realizado com 30 litros de água e panela parcialmente tampada:

Elevar a temperatura da agua ambiente a 68 graus:

23 a 68 = 40 minutos cravado

Tempo diferencial ajustado no tic (8 graus) para religamento, a ideia aqui é aproveitar a eficiência térmica da água e assim economizar energia, já que a conversão de amido em açúcar pode ser feita nessa faixa de temperatura.

68 a 60 = 1:17 (uma hora e dezessete minutos para perder 8 graus)

60 a 68 = 8 minutos (religamento da resistência)

Elevar de 68 a 78

68 a 78 = 10 minutos

Elevar de 78 a 94.1 (fervura)

78 a 94.1 = 18 minutos

Só lembrando que a questão da fervura depende de região para região, já que pressão atmosférica varia de acordo com cada localidade.

Comprei uma broca 2.3mm, vou dar um grau no cesto de grãos essa semana e posto mais fotos.

Qualquer dúvida estou as ordens. :tank:
Qual a função do tic 17?
O acionamento da resistência é manual?
Ou usou relé?

Back