Uso de mais de um tipo de levedura

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

JesseMatos

Well-Known Member
Joined
Jan 6, 2014
Messages
117
Reaction score
2
Boa tarde, não me lembro ao certo (não encontrei) se há um tópico se aborda o assunto... Enfim, há algum problema em se usar mais de um tipo de levedura na mesma leva? A cerveja fica com as características das 2 leveduras :fro: ou a competição por alimento entre elas acaba com a festa?

Quem puder compartilhar o conhecimento ou relatar experiências, fico grato!

Obs.: Se já houver um tópico a respeito me desculpem
 
Jesse,

Isso é uma prática muito utilizada comercialmente e dependerá do seu objetivo com o blend.

Cada um vai dar resultados diferentes: se for uma com características marcantes com uma neutra, a marcante dominará; se forem duas neutras, permanecerá neutra; se forem duas dominantes, as suas características tendem a se complementar.

Exemplos:

cepa belga com americana - provavelmente puxará mais traços da belga pois seus aromas e sabores mais marcantes

duas cepas diferentes americanas - provavelmente o perfil continuará neutro, por conta das características delas

cepa belga com brettanomyces - puxará os traços da belga e do bretta




Hoje eu tenho feito testes desenvolvendo um blend só meu com as características que eu gosto nas cervejas, usando leveduras coletadas de forma espontânea na minha casa, além de cepas comerciais.
 
Obrigado pela resposta Rodrigo.

Uma curiosidade, quando diz "coletadas de forma espontânea" se refere a leveduras selvagens?

Abraços
 
Sim!

Consegui coletar uma bem legal, provavelmente saccharomyces mesmo, mas ainda estou em testes com ela.



Esqueci de falar... além de perfil sensorial, com o blend vc pode buscar uma atenuação maior também.

Exemplo: vc quer uma cerveja com certo perfil só que com 15% de álcool, mas a levedura que dá o que vc quer não aguenta os 15%. Vc pode iniciar a fermentação com ela (grande parte do perfil aromático da cerveja se dá até as 72 horas de fermentação) e depois inocular outra levedura que aguente mais álcool para finalizar a fermentação.
 
Já usei o S-33 com o T-58 em uma Blond Ale e ficou muito boa, deu um condimentado bem legal.
 
Como você fez para fazer essa coleta? Usou placa de petri e qual meio de cultura? Deixou ao relento em casa mesmo? kkk

Fiquei bem curioso
 
A melhor q eu coletei ate agora foi com um mosto puro, lupulado, dentro de um pote sanitizado. Deixei dentro da minha geladeira principal (não a que eu fermento cerveja) para coletar alguma coisa de lá. Ele fermentou bem e passei a propagar ele.

Estou exprimentando agora fermentar em temperaturas diferentes para ver qual se da melhor.

Mas tbm estou fazendo testes com leveduras coletadas em petri com agar-agar + extrato de malte.

Assim q estabelecer uma rotina legal, eu abro um tópico detalhando direitinho.
 

Latest posts

Back
Top