• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Usar o mesmo caldeirão de brassagem para fervura

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Reaction score
0
Estou começando agora, e tenho somente 1 caldeirão de 28l, minha duvida eh a seguinte posso usar esse caldeirão para fazer a fervura?
Depois que fizer a brassagem preciso sanitizar a válvula que passou o liquido para não contaminar na hora q eu terminar a fervura e passar para o balde?!

Estou começando agora, e tenho somente 1 caldeirão de 28l, minha duvida eh a seguinte posso usar esse caldeirão para fazer a fervura?
Depois que fizer a brassagem preciso sanitizar a válvula que passou o liquido para não contaminar na hora q eu terminar a fervura e passar para o balde?!

Pode sim, eu faço assim.
É mais trabalhoso, pois tem que limpar toda a panela para não ficar nenhuma casca durante a fervura. Não é necessário sanitizar, uma boa limpeza é o suficiente.

Depende muito do teu processo pra saber se da ou não. Qual o tipo de filtro que utiliza? Se faz com BIAB tranquilo, é isso mesmo, só tira os grãos e ferve. agora se tem uma bazzoca ou fundo falso por exemplo já não vale a pena no meu ver.

Se tu vais fazer a fervura na mesma panela não vejo necessidade de sanitizar a válvula, pois ela vai ficar tão quente durante a fervura que com certeza vai matar qualquer micro-organismo que possa estar ali.

Também não vejo necessidade de sanitizar tudo que estiver ali na panela, vai estar em equilíbrio térmico com o mosto que estará em fervura.

Mas uma borrifada de sanitizante na válvula quase no final do resfriamento, antes de passar pro fermentador, não vai fazer mal...
Eu sempre faço...

Sim farei Biab, vou fazer com tecido voil, posso sanitizar com o pac 200 ?

Só se for inox. Latão e alumínio não resistem ao peracético.

Mas faça como o tiefensee e eu, sanitize só a valvula antes de transferir... o resto não precisa não, vai ferver tudo mesmo.

Abraço

Back