• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Usando Cooler para fermentar

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ollenot

Active Member
Reaction score
3
Bom dia,
Estou usando um cooler de 15 Litros para fermentar.

Deixo o balde fermentador de 5 L, um termometro e uma ou duas garrafinhas plásticas com água congelada.

Considero que a temperatura apresentada pelo termometro está +- 3/4 Graus abaixo do que está sendo realizado dentro do fermentador (devido a atividade exotérmica).
Estou considerando corretamente?

Eu troco a garrafinha de manhã, quando volto do serviço e quando vou dormir.
Quando estabiliza o FG, eu acabo deixando menos garrafinhas de água para aumentar um pouco mais a temperatura.
Depois para maturar coloco na geladeira, sem controle de temperatura.

Não é a melhor forma de fermentar, mas já é melhor que deixar fermentando na temperatura ambiente.

Eu não tenho espaço para colocar uma geladeira com termostato.
Gostaria de saber o que posso fazer a mais com o cooler para melhorar ainda mais a fermentação.

ArquivoExibir.aspx

Bom dia,
Estou usando um cooler de 15 Litros para fermentar.

Deixo o balde fermentador de 5 L, um termometro e uma ou duas garrafinhas plásticas com água congelada.

Considero que a temperatura apresentada pelo termometro está +- 3/4 Graus abaixo do que está sendo realizado dentro do fermentador (devido a atividade exotérmica).
Estou considerando corretamente?

Eu troco a garrafinha de manhã, quando volto do serviço e quando vou dormir.
Quando estabiliza o FG, eu acabo deixando menos garrafinhas de água para aumentar um pouco mais a temperatura.
Depois para maturar coloco na geladeira, sem controle de temperatura.

Não é a melhor forma de fermentar, mas já é melhor que deixar fermentando na temperatura ambiente.

Eu não tenho espaço para colocar uma geladeira com termostato.
Gostaria de saber o que posso fazer a mais com o cooler para melhorar ainda mais a fermentação.

ArquivoExibir.aspx
Na minha opinião, dentro das tuas possibilidades, tá ótimo.

Pra melhorar isso até dá, mas aí tu vais ter que entrar no mundo da construção de engenhocas, que é quase um hobby à parte, hehehehe....

Abraço,

Na minha opinião, dentro das tuas possibilidades, tá ótimo.

Pra melhorar isso até dá, mas aí tu vais ter que entrar no mundo da construção de engenhocas, que é quase um hobby à parte, hehehehe....

Abraço,

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405242

Subistitua a parte do Raspberry por um TIC genérico e terá o mesmo resultado.

Ainda uso isso quando o freezer tá ocupado com lagers.

Abraços.

Obrigado...

Acho que ainda não farei engenhocas rsrsrs... mas qm sabe em breve.

Só uma dúvida, tem algum problema na variação que acontece quando eu coloco a garrafa de gelo?
Com a garrafinha gelada, o ambiente dentro cooler fica em torno de 15 ºC (acho q pro mosto fica +- em torno de 18), e quando descongela, aumenta para +- 18/20 ºC.

Isso não estressa as leveduras né?

Já aproveitando, estou fermentando uma weiss, e vou brassar ela novamente, para testes, vou tentar deixar com "meia garrafa" e ficar com um pouco mais de temperatura, para fermentar numa temperatura pouco maior e gerar o aroma de banana (se não conseguir atingir esse aroma nessa que está fermentando). Vale a pena esse teste?

Abraços

Obrigado...

Acho que ainda não farei engenhocas rsrsrs... mas qm sabe em breve.

Só uma dúvida, tem algum problema na variação que acontece quando eu coloco a garrafa de gelo?
Com a garrafinha gelada, o ambiente dentro cooler fica em torno de 15 ºC (acho q pro mosto fica +- em torno de 18), e quando descongela, aumenta para +- 18/20 ºC.

Isso não estressa as leveduras né?

Já aproveitando, estou fermentando uma weiss, e vou brassar ela novamente, para testes, vou tentar deixar com "meia garrafa" e ficar com um pouco mais de temperatura, para fermentar numa temperatura pouco maior e gerar o aroma de banana (se não conseguir atingir esse aroma nessa que está fermentando). Vale a pena esse teste?

Abraços

Tic não é engenhoca.

Só comprar pronto em qualquer loja ou na internet, botar uma lampada e ligar na tomada exatamente como faria com a geladeira.

Com controle de temperatura (TIC mesmo, já abandonei o Raspberry faz tempo), eu tenho uma variação máxima de 0,5ºC entre uma troca de gelo artificial e outra, o que é perfeitamente aceitável nesse sistema.

Nunca testei sem controle de temperatura ou com garrafa pet, mas acredito que o funcionamento seja o mesmo.

[ ] ´s

Tic não é engenhoca.

Só comprar pronto em qualquer loja ou na internet, botar uma lampada e ligar na tomada exatamente como faria com a geladeira.

Com controle de temperatura (TIC mesmo, já abandonei o Raspberry faz tempo), eu tenho uma variação máxima de 0,5ºC entre uma troca de gelo artificial e outra, o que é perfeitamente aceitável nesse sistema.

Nunca testei sem controle de temperatura ou com garrafa pet, mas acredito que o funcionamento seja o mesmo.

[ ] ´s
Cara, acho que tu não entendeu... ele simplesmente deixa pets congeladas dentro de uma caixa térmica... não tem nada elétrico envolvido.

O que um TIC ia fazer? Hehehe...

Abraço,

Cara, acho que tu não entendeu... ele simplesmente deixa pets congeladas dentro de uma caixa térmica... não tem nada elétrico envolvido.

O que um TIC ia fazer? Hehehe...

Abraço,

Eu devo ter me expressado mal, Guenter, mas eu entendi sim a idéia dele.

Agora mesmo eu to fermentando uma lager no freezer e uma ale no caixa térmica, e o TIC + lampada (é um tic-17 mesmo, aposentei o arduino) da caixa impede que o gelo abaixe demais a temperatura, mantendo o liquido na casa dos 17ºC, com uma variação máxima de 0.5ºC se eu trocar o gelo de 12 em 12 horas.

Ou seja, o TIC vai para esquentar o ambiente, pois só as pets tendem a causar variação na temperatura do liquido.

Abraços

:)

Eu devo ter me expressado mal, Guenter, mas eu entendi sim a idéia dele.

Agora mesmo eu to fermentando uma lager no freezer e uma ale no caixa térmica, e o TIC + lampada (é um tic-17 mesmo, aposentei o arduino) da caixa impede que o gelo abaixe demais a temperatura, mantendo o liquido na casa dos 17ºC, com uma variação máxima de 0.5ºC se eu trocar o gelo de 12 em 12 horas.

Ou seja, o TIC vai para esquentar o ambiente, pois só as pets tendem a causar variação na temperatura do liquido.

Abraços

:)
Ah bom, você está adicionando um dispositivo... aí sim.

Obrigado pelas dicas, realmente as pets fazem variar mais as temperaturas...
Vou depois ler direitinho sobre o TIC e tentar aplicar.

Abraços

Galera,

Antes de tudo, obrigado pela participação de todos no fórum. Tenho aprendido muito lendo casos e causos de todos!

Só para complementar, estou montando um kit para pequenas produções em casa utilizando método BIAB mesmo.

Para fermentação utilizarei cooler assim como você e tentarei implementar o modelo "engenhoso" apresentado pelo jalexandre... Mas só um pouquinho diferente....

Como adquiri um STC-1000 de 2 estágios, minha idéia é deixar o gelo (artificial e natural em garrafinha) num isopor que ficará dentro do cooler e, anexo a este isopor, um cooler (ventoinha) para auxiliar no resfriamento. No outro estágio eu colocarei uma lâmpada mesmo.

Ansioso para montar o brinquedo e, dando tudo certo, postarei os resultados aqui.

Boas cervejas a todos!

Latest posts

Back