• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Upgrade de equipamentos

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

aferreira04

Well-Known Member
Reaction score
48
Olá amigos!

Em momentos de dúvida nada melhor que deixar quem está de fora opinar não é mesmo?
Pois bem, passado meu primeiro ano de cervejeiro caseiro é chegada a hora de um upgrade. Atualmente meu quite é um básico++ 2 panelas 20L alumínio, um fogareiro(+fogão da cozinha para água de lavagem), mangueiras, uma bomba de maquina de lavar, 1 chiller de 12m para dentro da panela e um menor que cabe em um balde com gelo e para fechar uma bombona de 30L para fermentador (adiquiri há poucos dias um acervo de baldes de margarina que ainda estou estudando como utilizalos). Ainda na fermentação tenho uma geladeira antiga 100% para minhas levas que deve comportar minha bombona e mais um balde de margarina.

Pois bem, minha ideia agora no curto prazo seria adquirir uma panela maior para fervura e a compra de uma brew stand com 3 níveis para evitar movimentar as panelas durante o processo. Naturalmente neste momento inicial a ideia é ainda aumentar a capacidade de produção a um custo adequado e futuramente penso em partir para linha de automatização com por exemplo um sistema HERMS. Aqui começam as dúvidas:

1) Me foi sugerido partir direto para uma panela de 68L para fervura ao invés de algo como 40L. Se olhar a diferença fica na casa de R$ 100,00 entre elas pelo que tenho pesquisado. Seria exagero uma 68L?Meu receio aqui seria acabar com um elefante branco que no futuro não possa aproveitar(pensando em migrar para o herms)
2) Linkado a pergunta anterior, considerando que minha panela de mostura seria a clássica 20L (Nº 32). Qual seria minha real capacidade de brassagem por leva?
3) Encima do cenário que descrevi, que sugestão me daria para um upgrade?Vou para 40L?68L?Há algo intermediário?

Já vi esse filme antes.

O cara começa fazendo 20 litros, acha que é pouco, monta um equipamento de 60 litros, passados 6 meses o cara volta para o equipamento de 20 porque 60 litros é muita cerveja e o cara fica longos periodos se brassar. :p

Sugestão honesta: Defina o teu consumo médio e monte o equipamento de acordo com ele, gaste o que tem que gastar e seja feliz.

Eu, sinceramente, prefiro fazer 2 levas de 20L do que 1 de 40L.

Mas isso sou eu, e 15 litros mensais suprem a demanda aqui de casa + o brinde pros amigos.

Acho que é isso mesmo, você tem que fazer uma análise do consumo que terá. Lembre-se que não adianta somente aumentar as panelas tem que ter fermentador que possa conter toda a leva para controlar a temperatura adequadamente. Se for fermentar mais de um balde em um mesmo ambiente de refrigeração não terá uma temperatura fixa de fermentação.

Cleber

Cara, pra quem brassa sozinho, cada vez mais vejo o movimento do pessoal migrando para equipamentos menores. Porque se o intuito é consumo próprio e tu brassar 60 litros, de quanto em quanto tempo vai brassar?

é um movimento comum. O cara começa a fazer, geralmente com equipamento pra 10 ou 20 litros, daí o olho cresce e ele passa pra 50, 60 L. Daí ele vê a mão que é brassar, o que vai de gás/energia por brassagem, o custo que sai cada brassagem e a quantidade de cerveja que tem que envasar e consumir. E acaba fazendo uma brassagem a cada 3 ou 4 meses.

Eu basicamente só acho interessante equipamentos grandes quando se brassa em mais gente. Se for brassar sozinho, vá pensando já na necessidade de bomba (já pensou em carregar 60 litros no braço quando o fermentador estiver cheio?), barril e cilindro de CO2 (envasar 60 litros no priming em garrafa o cara tem que ser guerreiro) e aí por diante.

Eu vi, por exemplo que brassando uns 18 ~ 19 litros envasados, sempre tenho cerveja fresca e brasso a cada mês, mês e meio. Pra mim, 20 litros é o último volume que dá pra fazer as coisas sozinho e no braço...

Cara, pra quem brassa sozinho, cada vez mais vejo o movimento do pessoal migrando para equipamentos menores. Porque se o intuito é consumo próprio e tu brassar 60 litros, de quanto em quanto tempo vai brassar?

é um movimento comum. O cara começa a fazer, geralmente com equipamento pra 10 ou 20 litros, daí o olho cresce e ele passa pra 50, 60 L. Daí ele vê a mão que é brassar, o que vai de gás/energia por brassagem, o custo que sai cada brassagem e a quantidade de cerveja que tem que envasar e consumir. E acaba fazendo uma brassagem a cada 3 ou 4 meses.

Eu basicamente só acho interessante equipamentos grandes quando se brassa em mais gente. Se for brassar sozinho, vá pensando já na necessidade de bomba (já pensou em carregar 60 litros no braço quando o fermentador estiver cheio?), barril e cilindro de CO2 (envasar 60 litros no priming em garrafa o cara tem que ser guerreiro) e aí por diante.

Eu vi, por exemplo que brassando uns 18 ~ 19 litros envasados, sempre tenho cerveja fresca e brasso a cada mês, mês e meio. Pra mim, 20 litros é o último volume que dá pra fazer as coisas sozinho e no braço...

Resumiu muito bem o que eu penso sobre o assunto. Pensei muito em fazer upgrade de equipamento, mas quando vi o trampo que ia dar e principalmente, o intervalo de tempo entre uma brassagem e outra, eu desisti. Single Vessel, 20 litros, tenho cerveja fresca de qualidade sempre, e posso fazer 1 x ao mês.

Resumiu muito bem o que eu penso sobre o assunto. Pensei muito em fazer upgrade de equipamento, mas quando vi o trampo que ia dar e principalmente, o intervalo de tempo entre uma brassagem e outra, eu desisti. Single Vessel, 20 litros, tenho cerveja fresca de qualidade sempre, e posso fazer 1 x ao mês.

Pois é, cara... também andei pensando em aumentar bastante minhas levas, mas acho que só vou aumentar um pouco e mudar o equipamento pra ficar mais prático.
Hoje tenho duas panelas de 17L e consigo jogar 14L pro fermentador, mas to pensando seriamente em passar pra single vessel e ficar nos 20L.
(Fecha parênteses).
Como tu gerencias tuas garrafas? Tens o suficiente para 2 levas simultaneas?
Ou tens o suficiente para, digamos, 1 leva e meia... tipo... quando beber metade da leva tens garrafas vazias suficientes para próxima leva?
Não tenho espaço suficiente no apartamento para manter um estoque abundante de garrafas :(

Desculpem se ficou "off topic"... prometo não estender ;)

Garrafa creio que seja o menor dos empecilhos, visto que em qualquer armazem ou loja de cerveja artesanal eles tem um volume enorme que inclusive é pago para dispor.

Em minha cidade tem uma loja que eles distribuem pra muita, muita gente e mesmo assim não é o suficiente para acabar com oque a loja tem.

É um tópico interessante.

Eu comecei com um equipamento de 10 litros e depois da segunda brassagem percebi que 8-9 litros finais era muito pouco para mim em virtude do trabalho que dava. Manti o meu equipamento de 10 litros e parti para o de 20 litros.

20 litros é perfeito para o meu consumo e só irei migrar para um equipamento maior quando começar a brassar com o meu irmão.

Ultimamente tenho feito várias levas "experimentais" e por isso acabo usando os fermentadores de 10 litros (tenho 2 e mais 2 de 20 litros).

Por hora continuarei com os meus 20 litros para a maioria das cervejas. Para as experimentais provavelmente farei levas menores de 10 litros no método BIAB (que graças a algumas dicas do jalexandre funcionou bem) para diminuir o tempo de brassagem e limpeza.

Esse ano já fiz 5 brassagens e estou indo para a Sexta hoje a noite. No momento tenho uma Wee Heavy (maturando em cubos de carvalho americano previamente embebidos em bourbon) em um postmix, uma Double IPA carbonatando em outro postmix e uma Rye Saison com Brett envelhecendo em um balde de 20 litros. Vou ter cerveja pelos próximos meses tranquilamente.

quando abri esse topico nao esperava que teria tantas ótimas opiniões como as aqui relatadas. Em primeiro lugar obrigado a todos pelas sugestões pois era bem o que eu precisava ouvir.

Sem duvida que minha maior preocupação quando pensei em uma 60L era o trabalho que daria, principalmente se falando em lavar e envazar. Com relação ao meu consumo, hoje tenho digamos escoado com facilidade minha produção e sempre tem aquele amigo que fala "quando vai chegar minha vez?" mas os argumentos apresentados sobre o prazer da brassagem é realmente valido pois poderia reduzir muito minha quantidade de levas.

Nesse sentido já tenho um projeto em paralelo de uma BIAB de 10L para brincar na cozinha em noites de inverno.

Sendo assim me dou por muito satisfeito e tenho minha decisão tomada.

1) Comprarei uma panela de 40L (para ter uma certa folga em minha produção até pq já tenho fermentador para 30L entao tenho sim capacidade ociosa
2) Vou investir forte na estante pois além de estar inseguro minha forma atual é muito ruim ficar carregando panela com quase 20 L de aguá quente sozinho
3) Montar um kit de 10L para BIAB para nele fazer experiências. Poderia aqui poupar e fazer apenas o bag e usar a panela de 20L, mas acho que vai ficar um trabalho meio tenso e demorado pra fervura nao? Acho que uma panela menor vai facilitar o trabalho no fogão da cozinha

acho que a melhor sugestao seria comprar uma beerbot 20 que você pode brassar de 15 a 30 litros uma panela só que o problema é desembolsar 7258,00 dilmas rssss...

quando abri esse topico nao esperava que teria tantas ótimas opiniões como as aqui relatadas. Em primeiro lugar obrigado a todos pelas sugestões pois era bem o que eu precisava ouvir.

Sem duvida que minha maior preocupação quando pensei em uma 60L era o trabalho que daria, principalmente se falando em lavar e envazar. Com relação ao meu consumo, hoje tenho digamos escoado com facilidade minha produção e sempre tem aquele amigo que fala "quando vai chegar minha vez?" mas os argumentos apresentados sobre o prazer da brassagem é realmente valido pois poderia reduzir muito minha quantidade de levas.

Nesse sentido já tenho um projeto em paralelo de uma BIAB de 10L para brincar na cozinha em noites de inverno.

Sendo assim me dou por muito satisfeito e tenho minha decisão tomada.

1) Comprarei uma panela de 40L (para ter uma certa folga em minha produção até pq já tenho fermentador para 30L entao tenho sim capacidade ociosa
2) Vou investir forte na estante pois além de estar inseguro minha forma atual é muito ruim ficar carregando panela com quase 20 L de aguá quente sozinho
3) Montar um kit de 10L para BIAB para nele fazer experiências. Poderia aqui poupar e fazer apenas o bag e usar a panela de 20L, mas acho que vai ficar um trabalho meio tenso e demorado pra fervura nao? Acho que uma panela menor vai facilitar o trabalho no fogão da cozinha

Cara, BIAB, se tu for utilizar Full Mash (sem lavagem, BIAB clássico), tu precisa de uma panela bem maior.
Exemplo clássico:
- leva de 10 litros, com eficiência lá pelos 70% e 1.050 OG - 2,5 kg de malte
- Pra 2,5 kg de malte iria 6,5 ~ 7,5 litros no mash + 10 a 11 litros de lavagem. Pra full mash, vai tudo de uma vez, então tu vai colocar uns 17, 18 litros de água. Eu diria que tu tem que ter PELO MENOS uma panela de 20L, não dá pra diminuir não.

Quanto ao amigo folgado que quer saber quando vai ser a vez dele, fala pra ele entrar de sócio que sempre vai ter. Daí vcs dividem os equipamentos e os lotes, e aí sim, a brassagem fica mais prazerosa e dá pra investir em equipamento melhor.

Pois é, cara... também andei pensando em aumentar bastante minhas levas, mas acho que só vou aumentar um pouco e mudar o equipamento pra ficar mais prático.
Hoje tenho duas panelas de 17L e consigo jogar 14L pro fermentador, mas to pensando seriamente em passar pra single vessel e ficar nos 20L.
(Fecha parênteses).
Como tu gerencias tuas garrafas? Tens o suficiente para 2 levas simultaneas?
Ou tens o suficiente para, digamos, 1 leva e meia... tipo... quando beber metade da leva tens garrafas vazias suficientes para próxima leva?
Não tenho espaço suficiente no apartamento para manter um estoque abundante de garrafas :(

Desculpem se ficou "off topic"... prometo não estender ;)

Tenho garrafas suficientes para 30 litros envasados. Ai eu gerencio conforme minha demanda e tomo cuidado pra nunca iniciar a etapa de clarificação sem garrafas suficientes para o envase.

Espaço é foda. :/

Já vi esse filme antes.

O cara começa fazendo 20 litros, acha que é pouco, monta um equipamento de 60 litros, passados 6 meses o cara volta para o equipamento de 20 porque 60 litros é muita cerveja e o cara fica longos periodos se brassar. :p

Sugestão honesta: Defina o teu consumo médio e monte o equipamento de acordo com ele, gaste o que tem que gastar e seja feliz.

Eu, sinceramente, prefiro fazer 2 levas de 20L do que 1 de 40L.

Mas isso sou eu, e 15 litros mensais suprem a demanda aqui de casa + o brinde pros amigos.

Pensei a mesma coisa quando montei meu equipo. Melhor brassar mais vezes e aprender a cada nova brassagem.

Bem, eu estou na mesma dúvida...estou na minha oitava, nona brassagem, e cada vez que passa tenho um aprendizado diferente...

Hoje faço levas de 8...8,5 litros em 02, 03 vezes por mês e realmente se torna exaustivo algumas vezes...

conversei com meu auxiliar, vulgo pai, e achamos melhor investir atualmente num agitador magnético decente para entrarmos no mundo das leveduras líquidas! :ban:

Estou programando meu upgrade de equipamentos mais pro final do ano, pensando na compra de panelas com capacidade de 40 litros, mas com o intuito de chegar num volume final de, preferencialmente, 25, 20 litros no fermentador podendo, em épocas especiais, chegar a capacidade total das panelas...vocês sabem se isso é viável? Existe algum problema nisso?

Bem, eu estou na mesma dúvida...estou na minha oitava, nona brassagem, e cada vez que passa tenho um aprendizado diferente...

Hoje faço levas de 8...8,5 litros em 02, 03 vezes por mês e realmente se torna exaustivo algumas vezes...

conversei com meu auxiliar, vulgo pai, e achamos melhor investir atualmente num agitador magnético decente para entrarmos no mundo das leveduras líquidas! :ban:

Estou programando meu upgrade de equipamentos mais pro final do ano, pensando na compra de panelas com capacidade de 40 litros, mas com o intuito de chegar num volume final de, preferencialmente, 25, 20 litros no fermentador podendo, em épocas especiais, chegar a capacidade total das panelas...vocês sabem se isso é viável? Existe algum problema nisso?

Eu to fazendo isso neste momento. Estou montando um single vessel em inox, e pretendo configurá-lo para 30 litros finais. Isso deve me dar os 18 litros que eu estou acostumado a fazer e uma folguinha caso eu precise de mais cerveja em uma ocasião especial.

Não vejo porque não fazer, a não ser por limitações de espaço.

Back