• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Um pacote de fermento para 30 litros, por ou não mais?

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LeoShimizu

Member
Reaction score
3
Caros, boa noite!

Seguinte, pedi para um amigo comprar os insumos e no final ele acabou comprando só um pacote de fermento. Fiz a cerveja terminei por volta de meia noite.

Minha dúvida é: vale apena colocar mais um ou dois pacotes amanhã no final da tarde, ou já está assim e não fará diferença por mais?

É uma American IPA, de OG 1065, e 30 L.
O fermento utilizado foi o Fermentis US-05.

Obrigado, e tim-tim.

Sem dúvida que vale!

Eu colocaria mais dois pacotes.

Faço levas de aproximadamente 30 litros (normalmente dá entre 27 e 30) e sempre uso 3 pacotes de fermento para Ales e 5 ou 6 para Lagers.

Sem dúvida que vale!

Eu colocaria mais dois pacotes.

Faço levas de aproximadamente 30 litros (normalmente dá entre 27 e 30) e sempre uso 3 pacotes de fermento para Ales e 5 ou 6 para Lagers.

Oi Antonio,

Nos meus cálculos para ALE eu colocaria 2 pacotes para 30 litros. Mas sabe que no fim de semana colocamos 2 pacotes para 27 litros e tivemos um lagtime bem grande... O fermento era Mangroove M44, que já li que ele tem um lagtime maior mesmo. Mas nunca pensei em colocar 3.

Qual a conta que faz normalmente? 1 pacote para cada 10 litros?

Abs

Peretti, sobre a quantidade de fermento:
> Cervejas Ales: tente sempre ficar em 1g de fermento seco por litro de mosto, ou próximo disso, para cervejas normais (até OGs de 1070, digamos assim). Acima disso, comece a ficar perto do 1,5g por litro.

> Cervejas Lagers: tente ficar por volta de 1,5g por litro para cervejas normais, e 2g por litro para as mais alcoólicas.

O fato de ter passado quase um dia inteiro não é um problema?

Não tem problema não.

Existe o Lag Time, que é o tempo que o fermento leva para começar a agir, então a tua fermentação vai estar bem no início, pode adicionar mais fermento que só vai melhorar o seu resultado.

Oi Antonio,

Nos meus cálculos para ALE eu colocaria 2 pacotes para 30 litros. Mas sabe que no fim de semana colocamos 2 pacotes para 27 litros e tivemos um lagtime bem grande... O fermento era Mangroove M44, que já li que ele tem um lagtime maior mesmo. Mas nunca pensei em colocar 3.

Qual a conta que faz normalmente? 1 pacote para cada 10 litros?

Abs

Isso, uso um pacote para cada 10 litros.

A indicação de usar esta quantidade é daqui do Fórum mesmo, do Guenther.

Tenho minhas dúvidas de que adicionar o fermento 24h depois resolva problema de pitching rate... realmente não afirmaria prontamente que "sim".

O lag time não é um momento onde nada acontece. Só é uma fase que precede o violento crescimento populacional do fermento.

Vou te dizer..... para efeito de aprendizado, eu deixaria com 1, e depois faria outra leva igual com 3, e compararia.

Mas.... é minha opinião, e eu sou um cara que absolutamente NUNCA tenta corrigir coisas que errei.... deixou sair como tiver que sair, e depois corrijo na próxima leva, e comparo.... pois isso potencializa meu aprendizado, minha capacidade de identificar e corrigir problemas, minha análise sensorial, etc. Não quer dizer que é certo, ou errado, é só uma tática pessoal cujo foco é aprendizado... mesmo que a leva fique pior do que poderia com uma "correção" posterior. Eu nunca corrijo a cerveja, eu corrijo o processo de fabricação dela.

Abraço,

Eu fico com o Guenther nessa. Mantém o que vc planejou e segura uma garrafa dela depois para efeitos comparativos. Compare os perfis aromáticos e a atenuação. Não existe escola melhor que aquela que vc fez por sua experiência.

Back