Um Freezer duas cervejas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

adfabiopires

New Member
Joined
May 19, 2015
Messages
3
Reaction score
0
Olá pessoal, tenho apenas um freezer com temperatura controlada, estou com uma Belgium Strong Ale já na maturação a 7 graus, se aumentar a temperatura para 16 graus por 4 a 6 dias para fermentar uma Pale Ale vou prejudicar a maturação de minha trapista? Ela vai maturar por uns 2 meses e é muito tempo sem fazer cerveja rss.

Valeu!!!
 
Olá adfabiopires,

Recentemente passei por situação parecida, mas não com Trapistas. Então não sei se é o caso.

Mas para uma Red Ale que estava maturando a 8. Elevei a temperatura para 17°C para fermentação de uma Weiss. Não senti nenhum defeito aparente.

Abraço.
 
Faço isso direto. Normalmente sempre tenho mais de uma cerveja fermentando/maturando na mesma geladeira. É o ideal? Não é. Vai ter algum problema aparente nese seu caso específico? Dúvido muito, eu nunca tive.
 
Pedcana e Ipera, obrigado pela cooperação, vou fazer esse fim de semana, posto aqui se tiver algum problema.

Abraços
 
eu ia abri um post para perguntar isso, aproveitando a prosa, quero fazer 2 estilos de cerveja na mesma geladeira, red ale e uma porter, faria uma sabado e uma domingo, tem algum problema de eu fermentar uma delas 1 dia a mais que o nescessario?
serão cervejas com temperaturas de fermentação iguais.
 
@adfabiopires

Não somos nós que decidimos o tempo necessário da fermentação mas sim as leveduras ;)

Evite usar a métrica "x dias pra fermentação" e foque mais nas medições de gravidade(SG). Em condições normais, 2 dias sem variação pode assumir que os açúcares fermentáveis foram consumidos e determinar o fim da fermentação. Evita inclusive possíveis problemas na carbonatação.

Abraço! :tank:
 
eu ia abri um post para perguntar isso, aproveitando a prosa, quero fazer 2 estilos de cerveja na mesma geladeira, red ale e uma porter, faria uma sabado e uma domingo, tem algum problema de eu fermentar uma delas 1 dia a mais que o nescessario?
serão cervejas com temperaturas de fermentação iguais.

A questão é, como você determinará a temperatura em que elas estão fermentando? O sensor vai medir a temperatura de uma, como saber se essa é a que está em maior atividade? Maturar, ok, você deixa a geladeira gelada independente da temperatura da fermentação, mas já foi frisado que como a fermentação é exotérmica e libera calor pro meio, se você pegar a que ta liberando mais calor, a outra ficara muito fria, se pegar a que está menos ativa, a outra ficará muito quente.

Os dias tanto faz, a levedura não conta a fermentação em dias e sim em quantidade de açúcar ingerido, logo, você não pode medir fermentação nem por dias nem por airlock.

Respondendo suas dúvidas: Número de dias a mais tanto faz, parece que você precisa se atentar para outros fatores. Pode parecer preciosismo, mas gastar de 5 a 8 horas em um processo e depois fermentar de qualquer maneira é jogar tempo, dinheiro e força no ralo. Mas cada um faz sua escolha... O que é melhor, uma cerveja ótima fermentada de forma correta, redonda em todos aspectos ou duas mais ou menos, fermentadas fora do perfil de temperatura corretos?
 
minha duvida é se o teria problema de deixar a cerveja fermentando 1 dia a mais , no caso foi respondido que não afetará, e o caso da temperatura a lei da termodinamica cuida disso, em poucas horas os 2 vao estar em equilibrio termico, e o controlador vai manter a temperatura correta.
 
Geralmente o fermentador que está embaixo irá ficar mais frio que o de cima. Quando eu fermentava 2 cervejas a diferença era de 0,8 a 1 grau, medido com poço termométrico no meu equipamento.
Sabemos que a fermentação primária ocorre geralmente nos 4 primeiros dias. Após esse 4 dias o risco de gerar algum problema já diminui. Portanto recomendo que fermente a primeira por pelo menos 4 dias e depois ponha a segunda para fermentar na parte de baixo da geladeira e mude o sensor para o segundo fermentador. Provavelmente a fermentação de cima ficará um pouco mais quente que a de baixo, promovendo uma atividade maior das leveduras que já estarão com sua atividade em declínio no primeiro fermentador.


Guilherme C.
 
minha duvida é se o teria problema de deixar a cerveja fermentando 1 dia a mais , no caso foi respondido que não afetará, e o caso da temperatura a lei da termodinamica cuida disso, em poucas horas os 2 vao estar em equilibrio termico, e o controlador vai manter a temperatura correta.

Que bom que você entende da primeira lei da termodinâmica, porém não lembrou que haverá uma reação exotérmica ocorrendo dentro do fermentador quebrando as ligações dos açúcares e aumentando a energia em forma de calor dentro do mosto e dentro da geladeira, logo seu controle de temperatura vai para as cucuias se não estiver com o sensor lendo lá onde está fermentando, já que o sistema não entrará tão logo em equilíbrio térmico. Por isso digo que não será um controle efetivo, porém faça como quiser, foi somente um conselho.
Se for esperar o ambiente entrar em equilíbrio térmico, você provavelmente conseguirá quando as primeiras 48 horas de fermentação se tiverem passado e a atividade das leveduras estiver entrando em declínio, mas ai sua cerveja já vai estar estar cheia de off-flavours, porém tem quem não ligue e só queira tomar uma quantidade maior de cerveja.

Sou engenheiro químico e trabalho com leveduras, estudo sobre elas não só profissionalmente mas também pelo hobby. Talvez após ler alguns livros sobre fermentação de cerveja você entenda meu ponto.

Eu não estou lhe criticando, apenas tentando mostrar um ponto importante para que essas cervejas fiquem com um resultado ótimo.
 
ta mais então essa treta do pessoal por 2 fermentadores dentro da mesma geladeira sempre vai dar nisso? terei de ter uma geladeira por fermentador mesmo então? não tem jeito?
 
ta mais então essa treta do pessoal por 2 fermentadores dentro da mesma geladeira sempre vai dar nisso? terei de ter uma geladeira por fermentador mesmo então? não tem jeito?

Li a thread toda, não entendi porque você não pode esperar alguns dias entre as brassagens, e também não me cabe saber porque. Cada um com seus motivos. :)

O fato é que ou você espera, ou descola duas geladeiras, ou faz o que você quer fazer e veja se os pontos levantados pelo @marqueze e pelo @cozinheiro2008 te incomodam.

Eu testei e não gostei. A cerveja ficou muito abaixo do que eu estou acostumado a fazer.
A temperatura no freezer oscila muito, como você pode ver no gráfico anexo.

Mas tem o outro lado desse teste:

Ninguém fora do circulo da cerveja artesanal notou defeito (por não saber procurar ou por não saber o que é um defeito... eu sei que bebedor de skol não é parâmetro pra nada...)

O que eu quero dizer com isso? Que off flavour é uma questão de tolerância, percepção e saber o que olhar. Por isso, reforço:

Se isso é uma necessidade absoluta ou idéia fixa, teste e veja se lhe convém trocar uma boa prática por velocidade. As vezes o trade off é vantajoso. As vezes, não.

Abraço.
 

Attachments

  • freezer tendency.jpg
    freezer tendency.jpg
    90.2 KB · Views: 71
Aproveitando o tópico, faço minhas cervejas na casa do meu sogro q são 60km de distância da minha casa, estou com um freezer sobrando na minha casa e estava pensando em trazer o fermentador para casa pra conseguir dar maior agilidade na produção.

Será que esse trajeto de 60km pode me dar algum problema??
Trago com o fermento inoculado ou deixo pra fazer em casa??
 
Não tera nenhum problema. A não ser que você leve horas par chegar e sua cerveja tenha uma alteração considerável na temperatura. Faça a coisa com conciencia e seja feliz!


Guilherme C.
 
Aproveitando o tópico, faço minhas cervejas na casa do meu sogro q são 60km de distância da minha casa, estou com um freezer sobrando na minha casa e estava pensando em trazer o fermentador para casa pra conseguir dar maior agilidade na produção.

Será que esse trajeto de 60km pode me dar algum problema??
Trago com o fermento inoculado ou deixo pra fazer em casa??

Inocule em casa... vede bem o balde para não acontecer de contaminar no chacoalhar do carro.
 
ta mais então essa treta do pessoal por 2 fermentadores dentro da mesma geladeira sempre vai dar nisso? terei de ter uma geladeira por fermentador mesmo então? não tem jeito?

Se o problema das geladeiras for espaço tudo bem, mas se for por preço vale muito mais a pena você comprar outra sim.

Hoje é mole encontrar geladeira por R$150,00...

Com paciência encontra até por menos...

Se usar a mesma, o ideal eh fermentar uma na primeira semana...logo na outra semana, após concluir a primária do primeiro, iniciar a segunda com controle de temperatura nela...

Como nossos amigos disseram, a temperatura interna pode variar muito pois as leveduras geram calor durante a fermentação...

Quer fazer duas em uma mesma geladeira? Manda bala...

Quer fazer duas em uma mesma geladeira e reproduzí-las com as mesmas características e padrões sempre? Então esqueça...

Tudo depende do seu objetivo...se as brejas te agradarem...manda bala...

Não existe certo ou errado....existem boas práticas
 
Bom, repassando a minha experiência... Também sofria com a falta de geladeira no inicio(Hoje tenho 3), mas quando precisava fermentar uma cerveja e maturar outra, dava um intervalo de 1 semana entre as produções justamente pra poder ter um controle melhor do inicio da fermentação...
Quanto a questão da variação da temperatura na geladeira é só fazerem o teste...
No meu teste eu colei o sensor no balde e deixei outro dentro da geladeira. Nos primeiros dias de atividade de fermentação a temperatura do controlador(colado ao balde) estava a 20° e o dentro da geladeira solto marcava 14°. É uma diferença considerável na minha opinião, isso que nem uso poço termico! Se tratando de inicio de fermentação, onde o controle é crucial, acho que não vale a pena mandar duas cervejas fermentarem no mesmo dia na mesma geladeira.
EU diria pra você esperar pelo menos uma semana pra colocar outra cerveja pra fermentar na mesma geladeira. Mas essa é a MINHA opinião.

**@jalexandre esse grafico é de um datalogger?
 
Bom, repassando a minha experiência... Também sofria com a falta de geladeira no inicio(Hoje tenho 3), mas quando precisava fermentar uma cerveja e maturar outra, dava um intervalo de 1 semana entre as produções justamente pra poder ter um controle melhor do inicio da fermentação...
Quanto a questão da variação da temperatura na geladeira é só fazerem o teste...
No meu teste eu colei o sensor no balde e deixei outro dentro da geladeira. Nos primeiros dias de atividade de fermentação a temperatura do controlador(colado ao balde) estava a 20° e o dentro da geladeira solto marcava 14°. É uma diferença considerável na minha opinião, isso que nem uso poço termico! Se tratando de inicio de fermentação, onde o controle é crucial, acho que não vale a pena mandar duas cervejas fermentarem no mesmo dia na mesma geladeira.
EU diria pra você esperar pelo menos uma semana pra colocar outra cerveja pra fermentar na mesma geladeira. Mas essa é a MINHA opinião.

**@jalexandre esse grafico é de um datalogger?

É o controlador de temperatura web que estou desenvolvendo. Estou no estágio pré lançamento.

Eu transmito os dados wifi e uso esse dashboard bonitão e open source (grafana) para armazenagem e exibição dos dados, mas ele não faz parte do produto.

Se quiser mais detalhes, posso passar em PVT para não gerar off topic.

Abraços,
 
Back
Top