• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Transporte da Geladeira na Horizontal

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Reaction score
117
Salve, rapaziada!

Me apareceu uma oportunidade ótima de geladeira e comprei. Vou buscá-la de camionete. Muita gente diz que não se pode transportar na horizontal, por causa do óleo do compressor, ainda mais em modelos antigos.
Mas acho que não vai ter outra opção, provavelmente o transporte terá que ser na horizontal. Vou ter problemas com o óleo entrando nos dutos de gás, mesmo deixando ela uns 2 dias desligada na vertical?

Comigo aconteceu algo parecido, quando comprei a minha geladeira para fermentar/maturar a cerveja, também tive que transportar ela
deitada, deixei uma semana desligada na vertical antes de usar e não tive problema algum até hoje, é um modelo antigo da consul, não
sei se tive sorte em não acontecer nada ou realmente não causa dano algum.
Mas logo alguém que tenha conhecimento técnico posta alguma informação mais precisa.

Nenhum sistema usa só gas utiliza-Se um fluido refrigerante composto de um oleo + gas
E ambos circulam por todo o sistema.
Aconselha-se ao movimentar a geladeira deixar ela em repouso pra vc não corre o risco de dar partida no compressor seco.

André Wenderosck

O óleo do sistema de refrigeração é proveniente do compressor e não do fluido refrigerante. O que ocorre é que o fluido possui uma característica de miscibilidade com o óleo para que ele possa ser transportado por todo o circuíto e retornar ao compressor.

Há sistemas que usam um tipo de compressor que não necessita de óleo. Procure por Danfoss Turbocor Compressors ou Embraco Wisemotion!

Sobre o tópico, @Carbobiach , dá pra fazer isso, mas deixa a geladeira sem funcionar por um tempo, assim o óleo retornará todo pelo cárter. Isso ocorre pq a mufla do compressor possui um pequeno furo justamente para que o óleo saia dela e retorne para o cárter. Mas por ser um furo pequeno, o óleo demora para escorrer totalmente da mufla.

Se ligar a geladeira imediatamente, vc poderá ter dois problemas:
- Compressor funcionando sem lubrificação ocorrendo desgastes;
- Compressor irá puxar óleo para dentro da câmara de compressão e terá calço hidráulico, ocorrendo quebra de componentes mecânicos.

O óleo do sistema de refrigeração é proveniente do compressor e não do fluido refrigerante. O que ocorre é que o fluido possui uma característica de miscibilidade com o óleo para que ele possa ser transportado por todo o circuíto e retornar ao compressor.

Há sistemas que usam um tipo de compressor que não necessita de óleo. Procure por Danfoss Turbocor Compressors ou Embraco Wisemotion!

Sobre o tópico, @Carbobiach , dá pra fazer isso, mas deixa a geladeira sem funcionar por um tempo, assim o óleo retornará todo pelo cárter. Isso ocorre pq a mufla do compressor possui um pequeno furo justamente para que o óleo saia dela e retorne para o cárter. Mas por ser um furo pequeno, o óleo demora para escorrer totalmente da mufla.

Se ligar a geladeira imediatamente, vc poderá ter dois problemas:
- Compressor funcionando sem lubrificação ocorrendo desgastes;
- Compressor irá puxar óleo para dentro da câmara de compressão e terá calço hidráulico, ocorrendo quebra de componentes mecânicos.

Muito obrigado! Foi muito esclarecedor!

Back