• Please visit and share your knowledge at our sister communities:
  • If you have not, please join our official Homebrewing Facebook Group!

Homebrewing Facebook Group

Tic 17 - amperagem

Homebrew Talk

Help Support Homebrew Talk:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

frkleal

Well-Known Member
Reaction score
74
Pessoal, estou montando um biab elétrico e meu controlador de temperatura REX ainda está parado no correio de Curitiba.

Esse final de semana pintou a oportunidade de fazer mais um leva e pensei em usar a minha panela nova mesmo sem a bomba que tb ainda não chegou...

Pra controlar a temperatura pensei em usar meu tic 17, mas a dúvida é que ele é pra 16 ampères, a minha resistência é de 4000w então puxa 18 ampères, tem problema?

Vai queimar o tic?

Eu ainda tenho um pouco de matéria prima pra fazer 10 litros, então acho que com esse volume da leva vou ter uma fervura beeem intensa...

Frkleal, independente se o controlador suporta a corrente do seu sistema, eu sugeriria que vc usasse contactores, tipo rele de estado solido. Com isso vc não desgasta o rele do controlador e em caso de queima do contactor, basta substitui-lo. A vantagem do rele de estado solido (SSR) é que ele é totalmente eletrônico, diferente do rele convencional que é eletromecânico. O eletromecânico tende a falhar mais rápido que o SSR, justamente pela parte mecânica. Bom, pelo menos eu fi o meu HERMS dessa forma, TIC17 acionando SSR que acionava a resistência com 22A. Esquema clássico on-off. Funciona muito bem e é uma mao na roda. Sobra bastante tempo durante a brassagem para fazer outras coisas.

Espero ter ajudado.

PS. Não sou eng. Eletricista, as infos que passei são pelo que li e pesquisei. Se algum eletricista quiser criticas esse esquema, fique a vontade.

Fabiano da Mata

Obrigado Fabiano!
O controlador que quero usar na panela (o que está parado no correio) é com SSR de 40a

Só estava mesmo na dúvida se eu conseguiria usar o tic só dessa vez sem perigo...

Abraço!

Mesmo com a resposta do Fabiano minha dúvida persiste... Dá pra usar o tic dessa vez ou não rola? A fervura eu ia ligar a resistência direto na parede

Cara, se tu respeitar a amperagem máxima do TIC pode usar sem medo.

Com TIC17 RGTi, que suporta até 16A, eu usei uma resistência de 3000 watts ligado direto durante anos, e uso em outras coisas até hoje. O relé interno dele é de ótima qualidade.

Na minha opinião, usar SSR só vale a pena com sistema PID, de outra forma é um gasto sem necessidade caso o termostato suporte a amperagem..... um overkill.

Abraço,

Guenther, agora fiquei na dúvida: um controlador pid clássico é um controle contínuo que geralmente está associado ao envio de sinais de 4 a 20 mA ao elemento de controle. Pelo que entendi dos SSRs vc ate poderia ter um range de tensão para acionamento do SSR (alguns entre 5-32V), mas isso, pelo que entendi, não faz variar a corrente que passa pelo SSR que energiza a serpentina. Ou seja, o PID no caso de serpentina para cerveja não será continuo (sera discreto), certo? Ai eu pergunto, não seria mais elegante um controle PWM (manipulando a senóide)?

SDS,

Fabiano da Mata

De 18A ser maior que 16A que é a especificação do TIC.

Guenther, agora fiquei na dúvida: um controlador pid clássico é um controle contínuo que geralmente está associado ao envio de sinais de 4 a 20 mA ao elemento de controle. Pelo que entendi dos SSRs vc ate poderia ter um range de tensão para acionamento do SSR (alguns entre 5-32V), mas isso, pelo que entendi, não faz variar a corrente que passa pelo SSR que energiza a serpentina. Ou seja, o PID no caso de serpentina para cerveja não será continuo (sera discreto), certo? Ai eu pergunto, não seria mais elegante um controle PWM (manipulando a senóide)?

SDS,

Fabiano da Mata
Fernando,

PID é o sistema de controle, é a lógica/inteligência de controle da temperatura.

Um controlador com PID pode ter saída analógica direto, ou saída PWM, ou pode até trabalhar com relé normal, dependendo do caso (com suas limitações).

No caso de um Controlador PID com saída PWM, a gente usa essa saída pra acionar um SSR (relé de estado sólido) pois ele pode ser "ligado e desligado" com muito mais freqüência, diferente de relés normais e contatoras de bobina, e este SSR vai acionar a resistência.

Nesse caso, dependendo da largura de pulso do PWM, e o consequente acionamento parcial da resistência, consegue-se controlar a potência da mesma tal qual estivéssemos usando um dimmer.

E reforçando, no caso do TIC, que vai ligar e desligar espaçadamente, não em alta frequência, não há motivo nenhum pra não usar resistências diretamente nele desde que respeitando a amperagem.

Abraço,

Então, Guenther, não sendo pra fazer a fervura, onde a resistência ficaria ligada direto, daria pra usar pra controlar a brassagem "tranquilo"

De 18A ser maior que 16A que é a especificação do TIC.
Ahhhhhhhhhhhh, entendi................ sim, quanto a isso está certo, não tinha entendido que tu estavas falando especificamente da amperagem da resistência de 4000 watts.

Como eu disse, tens que respeitar o limite do TIC, então, estás certo, no caso específico de uma resistência de 4000 watts ela consome mais de 18 ampares, o que está fora do limite de 16 amperes do TIC.

É isso, e desculpe a confusão.

Abraço,

Desculpe estar voltando ao assunto,
tenho dúvidas na ligação de um TIC 17 RGTi a um SSR, como é feita esta ligação ?
abçs
Gilberto

Na parte de input do SSR é como se fosse qualquer equipamento de acionamento elétrico, ou seja, em um dos pólos conecta o neutro que vem do quadro de relógio e no outro polo vc coloca o positivo que ai sim virá do TIC. Ou seja, quando o relé do TIC fechar, ele acaba energizando o SSR. Muito provavelmente vc estará querendo controlar uma resistência de 220V. Nesse caso, serão necessários 2 ssr, ou seja, um para cada fase dos 220V para sistemas 220V bifásicos, como é aqui em MG. No outro lado do SSR (dois polos) de um lado entre a fase que vem do relogio e do outro lado um fio que sai do SSR e vai para a resistência. Ah, como a tensao que essea SSR puxam sao baixas, pode acionar os 2 SSR pelo mesmo TIC. AH, nao esqueça de prever dissipador de calor, inclusive com ventoinha para refrigerar o ssr (esquenta muito).

Back